Como desenvolver uma boa gestão de e-commerce para sua empresa

gestão de e-commerce

O sucesso do e-commerce no Brasil é uma realidade. Por este motivo, uma gestão de e-commerce eficaz faz toda a diferença nos resultados financeiros e produtivos de uma empresa. Acompanhe o conteúdo e aprenda a desenvolver uma gestão ideal.

Segundo pesquisa dos Setores do E-commerce no Brasil, durante a pandemia, 86% dos brasileiros na internet realizaram compras online. 

Isso indica que investir em uma boa gestão de e-commerce é fundamental para o sucesso da marca.

Para se manter a competitividade do mercado e não depender apenas da qualidade do produto comercializado, vale a pena seguir algumas lições sobre como fazer uma gestão eficaz do seu site de vendas online.

Se você quer melhorar seus resultados neste novo ano, fique com a gente e aprenda tudo sobre e-commerce. Confira!

O que é gestão de e-commerce

Assim como o lojista que precisa se preocupar com o ponto de venda, contas de água, luz e internet, o empreendedor online também precisa gerenciar seu e-commerce de forma parecida. 

Estamos falando sobre a plataforma certa para as vendas, as formas de pagamento que serão aceitas e a divulgação dos produtos ou serviços comercializados.

Também é preciso levar em consideração como será realizada toda a logística, se a marca estará ou não presente em Marketplaces e assim por diante.

Por este motivo, fica impossível pensar na administração de um e-commerce de sucesso sem uma gestão eficiente e objetiva. 

Qual a importância de uma boa gestão de e-commerce?

Ao se preocupar em garantir uma gestão de e-commerce eficaz, o empreendedor consegue manter um negócio consistente e recorrente. 

Isso porque, ao seguir uma série de ações estratégicas é possível obter resultados muito positivos.

A experiência do cliente dentro da plataforma é um dos fatores determinantes para a finalização de uma compra online. 

Usuários tendem a abandonar “carrinhos” de e-commerce por se depararem com alguma etapa que apresente dificuldades.

Um exemplo: se você está comprando camisetas em uma loja online e durante a finalização não encontrou uma forma de pagamento atraente é muito provável que desista da compra.

A gestão de e-commerce trabalha para melhorar estes e diversos pontos fundamentais para o funcionamento e sucesso de um site de vendas online.

E-commerce x Marketplace

ecommerce-x-marketplace

Apesar de ambos os serviços serem no âmbito virtual, os conceitos e funcionalidades são bem diferentes. 

O e-commerce é um site que uma marca possui para vender seus produtos online. 

Neste modelo de negócio, a própria empresa é responsável por quase tudo, ainda que alguns serviços possam ser terceirizados. Pedido, pagamento e logística são trabalhados de maneira interna.

Além de a marca comercializar apenas produtos próprios, que estejam no seu catálogo e estoque.

Já o Marketplace pode ser considerado um serviço. A plataforma se responsabiliza pela divulgação, logística, pagamento e entrega. Isso permite aos lojistas maior conforto em relação às vendas.

Apesar de cobrar algumas taxas sobre o valor dos produtos, é bem conveniente optar por um Marketplace que também apresenta a vantagem da visibilidade na internet. 

Neste modelo, é possível adquirir produtos de outros negócios, possibilitando, inclusive, a comparação de preços e características de cada item comercializado. 

Soluções Industriais

O Soluções Industriais é um Marketplace focado no segmento industrial, realizando uma unificação de diversas marcas especializadas em diversos canais de comunicação. 

A vantagem que o Soluções apresenta, atualmente, é a carteira de clientes que conseguiu ao longo dos anos com seus anúncios estratégicos, garantindo grande visibilidade das marcas parceiras em sua plataforma.

Marketing Digital na gestão de e-commerce

O Marketing Digital é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce. 

Isso porque a divulgação é o principal pilar do negócio e buscar estratégias para conseguir atrair clientes é imprescindível.

Não é de hoje que um anda lado a lado com o outro, é difícil imaginar uma loja virtual que não realize nenhum tipo de anúncio ou publicidade digital. 

Com isso, temos uma concorrência disputando a atenção dos usuários no mar da internet.

Nem precisamos dizer que o mais criativo e inovador sempre está à frente, apesar de ter lugar para todo mundo online.

Como fazer gestão de e-commerce?

Agora que você sabe o que é gestão de e-commerce, vamos analisar uma lista em que se estrutura uma administração eficaz e objetiva. 

Ela é composta por diversos fatores que, juntos, compõem toda maneira de se coordenar.

Veja quais são:

Tenha organização 

Gerir um e-commerce é trabalhoso. Há detalhes e etapas que precisam ser realizadas e conferidas a todo momento.

Portanto, ter organização é essencial, até por uma questão de quantidade de tarefas que surgem durante o dia a dia.

A gestão tem que lidar de maneira organizada com as responsabilidades da loja online para não ter prejuízos.

Acompanhe os resultados

A quantidade de vendas é o resultado mais evidente. Entretanto, analisar outros dados também ajuda a melhorar a divulgação ou alguma etapa da compra do usuário. 

Como dissemos, o número de vendas é um excelente indicador, mas não o único. Conheça outros resultados possíveis:

  • Ações de e-mail marketing;
  • Quantidade de acessos ao e-commerce;
  • Quantidade de acessos em itens específicos;
  • KPIs de desempenho;
  • Métricas para o contato com o cliente.

Fique atento com a gestão de finanças

Na gestão de e-commerce também é incluída questões financeiras. Apesar de não haver uma loja física, com aluguel e contas de água e luz, o empreendedor digital também tem gastos.

Sabendo disso, administrar o dinheiro é tão importante quanto investir em um marketing excelente. 

Para isso, monitore o fluxo de caixa de perto, defina um orçamento para o negócio, seu capital de giro e a sazonalidade de seu nicho.

Gerencie fornecedores confiáveis

Fornecedores são super importantes para muitos comerciantes. Entretanto, o preço deve ser analisado com muita cautela. Afinal, não arrisque seu negócio em um fornecedor barato mas que não cumpre com os prazos.

Faça parcerias responsáveis e que garantam suporte e qualidade. A sua rentabilidade está diretamente ligada às ações dos fornecedores.

Busque uma prevenção para a hora da entrega

A entrega é um ponto crucial para o sucesso da venda, portanto, todas as medidas de organização e segurança devem ser tomadas. 

A contratação das equipes de transporte e as opções de rastreamento são etapas operacionais realizadas pela própria marca ou uma empresa especializada. 

Invista em gestão de pedidos, envio e logística 

A gestão de e-commerce pode ser realizada por uma equipe com diversos profissionais de diferentes áreas. 

Gerir não é tocar tudo com as próprias mãos, mas administrar todos os setores para o bom funcionamento. Por este motivo, vale a pena investir em serviços de segurança, logística, gestão de pedidos e envios. 

Com pessoal especializado, as probabilidades de prejuízos devido a erros diminui consideravelmente.

Monitore a emissão de nota fiscal

Atualmente, há softwares e tecnologias de automação que realizam diversas tarefas do dia a dia, inclusive, gerar e enviar a nota fiscal do cliente. 

Apesar desta facilidade e da possibilidade de armazenamento, o ideal é estar ciente das emissões.

Essa atitude é benéfica para controle financeiro e contábil.

Divulgue o e-commerce

Com as estratégias do Marketing Digital, a divulgação do e-commerce é essencial para garantir mais clientes. Quanto maior for a visibilidade da página, melhor para a marca. 

Para isso, o empreendedor pode optar pela contratação de empresas especializadas em Marketing Digital ou pode capacitar uma equipe interna para o trabalho. 

A dica é nunca deixar de investir no Marketing.

Analise o desempenho do e-commerce

Para saber se o e-commerce está obtendo bons resultados, as vendas podem servir como indicativos pertinentes, porém não únicos. 

Ou seja, é importante verificar todos os KPIs de uma loja virtual e monitorar com certa frequência.

Dessa forma, é possível garantir melhorias recorrentes às plataformas e promover melhor experiência de compra ao usuário.

Fique de olho no feedback dos clientes

Faz parte do plano de gestão de e-commerce reservar um local para que os clientes possam fazer reclamações, sugestões ou até mesmo atendimento. 

A partir disso, ficar de olho nos feedbacks é outro ponto importante.

Entender quais as expectativas e impressões dos clientes sobre o site de comprar ajuda a melhorar o serviço. 

Lembrando que, por se tratar de um negócio virtual, o atendimento presencial não é possível e, com isso, o feeling para saber se o cliente está ou não à vontade não ocorre.

Elabore metas e planos de negócios

Sem metas e planos bem definidos é difícil sair do mesmo lugar. Portanto, reúna os colaboradores, as parcerias e as lideranças e faça um planejamento periódico, seja mensal, semestral ou anual.

Aplicar as estratégias para conseguir chegar ao objetivo final é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Gestão inteligente, retorno abundante!

As dicas expostas aqui são utilizadas por diversas empresas do ramo industrial e apresentam resultados muito satisfatórios. 

Entretanto, para gerir um negócio com decência, responsabilidade e inovação, é necessário muita inteligência.

Por isso, busque entender o mercado e o seu público para que assim a comunicação seja assertiva e traga bons resultados.

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