Gestão do tempo: entenda como deixá-lo a seu favor

A gestão do tempo é uma estratégia utilizada por muitas empresas de sucesso. Ela está intimamente ligada ao planejamento e organização de tarefas indispensáveis. Aprenda como fazer você mesmo.

Você já parou para pensar se 24 horas são suficientes para executar todas as tarefas do seu dia a dia? Ou melhor, já pensou se as 8 horas disponíveis no ambiente de trabalho garantem a resolução de todos os problemas? 

Se a sua resposta for não, então significa que você precisa realmente fazer um gerenciamento do seu tempo para garantir uma boa gestão de projetos e cumprimento de todas as atividades empresariais. 

Para que isso não seja mais um problema e que você tenha horas de sobra no seu dia, resolvemos elaborar este conteúdo, que fala a respeito de uma das melhores estratégias do mercado: a gestão do tempo. 

O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo nada mais é do que a gestão de projetos e tarefas capazes de otimizar o tempo de trabalho da sua equipe sem perder os resultados positivos. 

Podemos dizer também que esse gerenciamento é uma forma de dividir o tempo entre as atividades do dia a dia da sua empresa. 

A ideia desse tipo de gestão é selecionar as responsabilidades de maior importância para depois serem executadas no tempo ideal para a entrega de um bom resultado.

Apesar do conceito ser simples, muitos profissionais ainda se deparam com as dificuldades em realizar o gerenciamento do seu próprio tempo. 

Na prática, o uso dessa ferramenta pode ser realmente um pouco difícil, visto que o lance é priorizar e organizar as atividades que precisam ser terminadas com urgência. 

Mas com o passar dos dias, você verá que apenas pequenos ajustes em sua rotina deverão ser feitos para mantê-la organizada. 

Qual a importância da gestão do tempo na sua indústria?

Uma pessoa organizando como irá realizar a gestão do tempo diariamente.

Para que você adote de vez a gestão de tempo na sua indústria, separamos alguns bons benefícios para convencê-lo a fazer isso já: 

Maior número de atividades concluídas

A partir do momento em que se sabe o que deve ser priorizado, fica muito mais fácil realizar todas as atividades do dia a dia no tempo certo.

Índice menor de retrabalho

O retrabalho é o vilão de muitas empresas. Quando se foca em estratégias de gestão de tempo, essa mal acaba se dissipando, já que você se torna um sujeito mais organizado e que não se esquece dos detalhes de suas tarefas.

Mais tempo livre

Apesar do dia ter apenas 24 horas, é possível fazer todas as suas tarefas nas 8 horas dentro do ambiente de trabalho com a gestão de projetos e a de tempo em ação.

Maior dedicação ao que realmente importa

Como o conceito principal da gestão de tempo é voltado para as tarefas de maior importância, você acaba conseguindo também ter mais horas disponíveis para focar em outras atividades do dia a dia.

Traz resultados efetivos

O tempo se torna o nosso melhor amigo com essa estratégia, melhorando a gestão de projetos que precisam terminar com urgência. Assim que o sua dia a dia estiver bem traçado, resultados efetivos passam a aparecer.

Alcança metas de forma mais rápida

Toda empresa tem as suas metas, sejam elas difíceis de serem alcançadas ou não. Trabalhando com a gestão do tempo todos os objetivos podem ser traçados de forma mais adequada, podendo ser atingidos sem problemas.

Aumenta o nível de produtividade

Este talvez seja o melhor benefício de focar na estratégia de gestão de tempo. Funcionários atolados de trabalho normalmente se perdem e não conseguem priorizar o que realmente importa, algo que não acontece quando se trabalha com a gestão de projetos e tempo. Todos se tornam mais produtivos, organizados e felizes. 

São muitas vantagens que conseguimos alcançar quando realizamos o gerenciamento do nosso tempo no ambiente de trabalho, não é mesmo?

Mas para que todas elas sejam alcançadas, é preciso colocar, logo no início do seu planejamento, a estratégia de gestão de tempo. 

6 passos para fazer uma boa gestão do tempo

Um homem apontando para o relógio de pulso.

Bom, agora que você sabe o que é e quais são os benefícios da gestão de tempo, elaboramos abaixo alguns passos simples e práticos para você executar no seu negócio.

Veja: 

Passo 1: Divida as tarefas de acordo com a importância e a urgência

O primeiro passo para uma gestão de projetos eficiente é o de priorizar tarefas de acordo com a importância e urgência delas. 

Se você souber a diferença entre elas, é possível identificar quais atividades devem ser obrigatoriamente executadas em um dia ou mais. 

Passo 2: Faça a delegação de tarefas corretamente

Normalmente, acabamos executando mais atividades do que deveríamos em nosso trabalho, aumentando o nível de estresse dentro da equipe. 

Para evitar isso, é importante que os gestores saibam fazer a correta delegação de tarefas, respeitando sempre as limitações e conhecimentos de cada colaborador. 

Passo 3: Não caia na procrastinação 

A procrastinação é um mal presente na rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo, afetando negativamente os resultados das empresas.

De modo geral, aquelas atividades que são consideradas mais complexas normalmente são aquelas que deixamos para depois. 

Um motivo para deixar de fazer isso é tentar compreender a importância da tarefa delegada, ao mesmo tempo em que se pensa em quais resultados poderão ser alcançados a curto, médio e longo prazo. 

Passo 4: Defina prazos 

Elaborar um cronograma para definir os prazos para a finalização de cada tarefa é fundamental. 

Para isso, tente fazer uma análise de quanto tempo é necessário dedicar a uma atividade específica, traçando o número de dias também. 

Passo 5: Aprenda a dizer “não”

Dizer “não” algumas vezes faz bem, ainda mais quando o assunto é ter que executar muitas tarefas sozinho. 

Em outras palavras, o mais adequado a se fazer é prezar sempre pelo seu trabalho e verificar se o que te pedem pode afetar o planejamento. 

Passo 6: Faça pausas

A partir do momento em que você estiver atolado de coisas para fazer, o melhor jeito para sair de uma tarefa e ir para outra é fazendo uma pausa. 

Por isso, levante, espreguice-se, beba uma água ou um café e permita-se para novas ideias. 

Faça agora mesmo a gestão do tempo na sua empresa!

Como você pode ver, o gerenciamento de tempo é importante para qualquer empreendimento que queira ter sucesso.

Isso porque essa estratégia é capaz de organizar e planejar as tarefas com bastante antecedência, melhorando a produtividade de toda a equipe. 

É necessário lembrar que isso não significa ter mais trabalho para fazer, mas sim utilizar o tempo corretamente ao seu favor.

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