Entenda os benefícios do e-commerce B2B para sua indústria

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E-commerce B2B é o que uma indústria precisa para crescer na internet atualmente e aumentar suas vendas, sabia? Está na hora de entender os benefícios dessa ferramenta para sua empresa!

O e-commerce B2B e B2C cresceu muito nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais força por conta do avanço tecnológico que o mundo vem dando.

Isso porque o e-commerce rompe limitações geográficas e permite que produtos e serviços sejam vendidos para um determinado público-alvo das empresas em qualquer região de atuação.

Inclusive, é possível vender para todo o território brasileiro e até para outros países com auxílio da plataforma.

Considerando tudo isso, criamos um conteúdo completo para que você entenda qual a importância do e-commerce B2B e seus benefícios para o crescimento das indústrias. Confira!

Qual a importância de um e-commerce B2B atualmente?

A mudança de comportamento do público tem alterado completamente a forma de negociações do mercado atual.

Isso porque 70% da geração millennial, a qual cresceu junto com a tecnologia, está envolvida no processo de compra B2B.

E a comodidade e agilidade trazidas pelo e-commerce se tornaram ainda mais evidentes para todas as gerações.

Principalmente depois da pandemia, que promoveu um “boom” no crescimento digital.

Sendo assim, se antes o e-commerce B2B era visto como uma forte tendência do mercado, hoje ele se tornou essencial para a saúde financeira e comercial das indústrias.

Tanto que, segundo a pesquisa realizada pela empresa BigCommerce mostrou que de 500 companhias consultadas, cerca de 80% delas já trabalham com pedidos online.

Isso acontece, pois o e-commerce B2B é capaz de:

  • Facilitar negociações;
  • Automatizar pedidos;
  • Oferecer diversidade nos métodos de pagamento;
  • Permitir contato com o cliente em um único lugar;
  • Realizar campanhas em datas sazonais e comemorativas.

Os benefícios que o e-commerce oferece para o crescimento da indústria

Você ainda não tem claro quais os benefícios que um e-commerce B2B é capaz de trazer para o seu negócio? Bem, vamos lá!

Aumento de visibilidade

O e-commerce permite divulgar serviços e produtos nos meios online, o que aumenta significativamente a quantidade de pessoas que têm acesso a sua empresa.

Porém, não adianta apostar em plataformas de vendas online, sem ter um planejamento e estratégias para captar o público específico.

Por isso, além do e-commerce B2B, muitas empresas apostam também em marketplaces.

Essa é outra forma excelente de gerar visibilidade e influenciar significativamente na potencialização de vendas e faturamento.

Um ótimo exemplo disso é a empresa Amazon, que tem o seu marketplace hospedando as mais diversas empresas de diferentes ramos com muita eficiência.

Outro exemplo incrível é a plataforma Soluções Industriais, o maior marketplace B2B da América Latina. Nele é possível contatar mais de 50 mil fornecedores industriais de forma prática, rápida e eficiente.

Controle e gerenciamento de vendas

Um e-commerce oferece ferramentas capazes de oferecer um controle sobre as vendas e todo o gerenciamento do processo de desempenho.

E como o setor B2B trabalha com uma tomada de decisão mais longa por parte do cliente, por conta de um processo mais complexo, tendo todo esse gerenciamento claro é possível até mesmo investir em estratégias que apoiem a operação.

Tal como o e-mail marketing, para envios de email em casos de carrinho de compra abandonado, por exemplo.

Ao acompanhar a evolução de vendas do seu negócio com uma boa plataforma de e-commerce, é possível ter o melhor controle e gerenciamento do valor e total de pedidos, além do ticket médio, ou seja, o cenário todo fica claro.

Aumento nas vendas

Uma vez que o e-commerce oferece mais visibilidade para as empresas, ele impacta diretamente também nas vendas do negócio.

Ou seja, é possível potencializar o número de vendas ao alcançar o público-alvo certo.

Mas é necessário investir nas estratégias certas de marketing e vendas para manter esses clientes ativos.

Recuperação de clientes

Se com o e-commerce é possível aumentar as vendas, vale considerar também a recuperação de clientes antigos.

Afinal, qualquer negócio está sujeito a perder clientes ou ter alguns inativos, mas é possível recuperá-los com ações de marketing trabalhando em conjunto com a plataforma.

O e-mail marketing, por exemplo, permite tornar sua loja online B2B mais visível para clientes e potenciais clientes, além de influenciar na recuperação do público inativo.

Sua indústria precisa da força de um e-commerce B2B para crescer

As empresas que não acompanham as mudanças que a tecnologia vem promovendo no mundo, acabam fadadas ao desaparecimento com o tempo.

Mas ao apostar no marketing digital e em plataformas como o e-commerce B2B, as indústrias conseguem se manter ativas e saudáveis.

Desde que sejam alinhadas com boas estratégias de acordo com a necessidade e capacidade do negócio.

Então, se quer aumentar vendas, ter mais visibilidade para sua indústria, ter um controle mais adequado e gerenciamento do seu processo de vendas, assim como recuperar clientes perdidos ou inativos, apostar em e-commerce é o primeiro passo.

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