Google Page Experience: aprenda a otimizar a experiência do usuário 

Google Page Experience é o conjunto de métricas usadas pelo Google para analisar a experiência do usuário numa página da web. Entenda quais são, como influenciam no ranqueamento e como otimizar seu site.

Atualmente, é fundamental que as estratégias de marketing digital foquem na experiência do usuário. Isso requer uma atenção especial aos detalhes da navegação online, como design, acessibilidade e desempenho.

Para isso, é fundamental seguir as medidas analisadas pelo Google Page Experience. Essa é a avaliação feita pelo buscador para identificar a interação dos usuários com as páginas web.

Essas métricas também têm impacto no ranqueamento e devem ser consideradas por quem produz conteúdo online.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o Google Page Experience e como sua empresa deve se adequar a ele.

O que é Google Page Experience?

O Google Page Experience é um conjunto de métricas que o Google utiliza para identificar como está sendo a experiência dos usuários nas páginas da web.

O objetivo dessa análise é que o buscador certifique que páginas com boa experiência estão sendo posicionadas. Não só isso, essas métricas influenciam diretamente nos conteúdos em resultados nos primeiros lugares da SERP.

Isso porque, quanto melhor for a experiência que a sua página oferecer ao usuário, mais relevante ela é considerada pelo buscador. 

Vale lembrar que o Page Experience foi uma atualização do algoritmo lançado em 2020 e concluído em 2021. No entanto, ainda hoje é preciso estar atento às suas diretrizes para impulsionar o crescimento das suas ações de SEO e Marketing de Conteúdo.

Métricas de avaliação do Google Page Experience

Para considerar um conteúdo relevante, o Google utiliza algumas métricas para identificar se a experiência do usuário é positiva ou não.

Confira a seguir o que é avaliado pelo algoritmo do buscador:

Cumulative Layout Shift (CLS)

O Cumulative Layout Shift representa a estabilidade visual que uma página possui no momento em que é acessada. Ou seja, como os elementos visuais presentes nela se comportam quando os usuários interagem com eles. 

Para isso, o CLS leva em consideração o carregamento tardio que uma imagem pode ter e a quantidade de pop-ups e outros componentes que afetam a experiência de uso da página.

Large Contentful Paint (LCP)

O Largest Contentful Paint é a métrica que analisa o tempo de carregamento do conteúdo da página web. Isso porque, ao levar muito tempo para carregar por completo, o usuário pode abandonar o site.

Sendo assim, é importante que o tempo de carregamento não ultrapasse 4 segundos. Essa demora já pode ser considerada como um desempenho ruim pelo algoritmo.

First Input Delay (FID)

First Input Delay (FID) é uma métrica que mede o tempo de resposta de uma página da web. Ou seja, o intervalo de tempo entre a primeira interação do usuário (clique, toque, digitação) e a resposta do navegador. 

O FID avalia a capacidade da página de responder de forma rápida e interativa às ações do usuário. É uma métrica importante para medir a responsividade e a fluidez da experiência.

Mobile-Friendliness

O algoritmo do Google também quer se certificar de que usuários mobile também tenham uma experiência positiva ao utilizar o navegador. 

Por esse motivo o Mobile-Friendliness é uma das métricas mais fundamentais para os sites. Isso porque, com ela, o buscador consegue se certificar que todos os conteúdos são responsivos para as telas de smartphone.

Safe-browsing

O grande objetivo do safe-browsing é garantir que o usuário tenha uma navegação segura e livre de conteúdo enganoso e malicioso. 

Para isso, o buscador desenvolveu uma análise especificamente para se certificar que a experiência seja mais segura e sem empecilhos.

HTTPS

É comum vermos a sigla HTTPS nas URLs de sites que entramos. O HyperText Transfer Protocol Secure nada mais é que o protocolo seguro de transferência de hipertexto.

Ver essa marcação garante que o site é seguro e que todos os dados presentes neles estão protegidos. O HTTPS utiliza criptografia para proteger esses dados durante a comunicação, evitando que eles sejam interceptados ou adulterados por terceiros.

Com isso, é possível mostrar maior confiabilidade às pessoas que acessam as páginas web.

Intrusive interstitials

Banners e pop-ups são muito úteis para oferecer mais conteúdos aos usuários, no entanto, é preciso ter cuidado para que essa prática não se torne nociva e prejudique a experiência de navegação. 

Além disso, os elementos invasivos são um fator negativo no momento em que o seu site é avaliado pelo algoritmo de pesquisa do Google.

Como otimizar a experiência na página da sua empresa

Agora que você aprendeu mais sobre as métricas que o Page Experience leva em consideração, chegou o momento de otimizar as páginas do seu site. 

Confira a seguir as dicas para conquistar posições mais altas nas páginas de busca:

Fique de olho nas imagens

O Cumulative Layout Shift e First Input Delay são as métricas que fazem parte do Core Web Vitals, essencial para garantir uma boa experiência ao usuário.

Para conseguir se manter dentro do que é esperado pelo Google, observe os formatos, tamanhos e a qualidade das imagens dispostas nas suas páginas. 

Isso garante uma boa nota na avaliação e permite que o usuário encontre tudo o que deseja sem problemas de carregamento.

Observe os códigos

Além dos elementos visuais, os códigos também são importantes para o carregamento da página. Sendo assim, para não afetar também a interatividade eles precisam ser otimizados.

Para isso é preciso:

  • Tirar todos os caracteres desnecessários;
  • Separar o código JavaScript em tarefas menores;
  • Compactar arquivos de texto HTML, CSS e JavaScript;

Invista em design responsivo

Citamos anteriormente a métrica que analisa o mobile-friendliness de uma página. Para se adequar a essa avaliação é preciso desenvolver um site responsivo.

A responsividade representa o quanto uma página consegue se adaptar em qualquer tamanho de tela, seja um desktop, smartphone ou tablet. 

Fuja de pop-ups intrusivos

Os Intrusive interstitials, elementos invasivos, prejudicam a experiência do usuário. Por esse motivo é preciso se atentar à quantidade de banners e pop-ups que aparecem na página. 

Utilize elementos com um tamanho adequado e que possam ser fechados de forma intuitiva. Além disso, insira materiais que façam sentido com o que o usuário busca.

Utilize o Google Page Experience para otimizar a experiência do usuário!

O Google Page Experience é atualização do buscador que tem como objetivo identificar a experiência que um usuário possui ao usar uma página web.

Além disso, seguir as métricas que o algoritmo garante um melhor posicionamento na SERP. Dessa forma, o seu público consegue encontrar o seu site com mais facilidade. 

Para isso, é preciso se atentar aos critérios de carregamento e interatividade que o buscador analisa. Além de sempre oferecer um espaço seguro e livre de empecilhos para o usuário.

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