Descubra o que é e como usar o Inbound Commerce na sua indústria

inbound commerce

Vender na internet já é uma realidade, porém a forma de abordar os consumidores ainda é um mistério para muitos empreendedores. O inbound commerce adota estratégias do inbound marketing para tornar esse processo mais eficaz.

O que muitas empresas não sabem é que aplicar estratégias de inbound marketing para aumentar seus lucros tem um nome e uma forma de ser feita. Estamos falando sobre o inbound commerce.

Esta estratégia utiliza diversas ferramentas do próprio inbound marketing para atrair usuários e os converter em consumidores da marca.

É uma forma de adaptação para melhorar os rendimentos de lojas virtuais no próprio ambiente digital. Uma vez que a abordagem online e offline são muito diferentes.

Por vezes, há várias lojas físicas que fazem o maior sucesso de vendas no shopping e não possuem os mesmos resultados em seus e-commerces.

É nesse momento que utilizar o inbound commerce auxilia a melhorar os rendimentos no mundo virtual.

Entenda melhor a respeito do inbound commerce e como impulsionar as vendas do seu negócio rumo ao sucesso!

O que é Inbound Marketing

O inbound marketing é um conjunto de ações que tem como objetivo atrair a atenção do lead para o site, blog ou rede social de determinada marca.

A partir disso é iniciado um relacionamento com este usuário, com conteúdos personalizados, autorais e informativos.

As ações são tomadas de acordo com o nível de proximidade que o cliente em potencial está de algum produto ou serviço de determinada empresa.

A ideia é se apresentar como referência em algum assunto e impressionar pela capacidade de responder questões que ele está buscando entender, seja qual nicho for.

Essas ações, quando bem elaboradas, podem resultar na indução à futuras compras e também na:

  • Fidelização do cliente com a empresa;
  • Maior visibilidade do seu negócio em sites de busca;
  • Mais clientes em potencial sendo atraídos de outras origens (sites, buscas e redes sociais);
  • A otimização dos processos de marketing;
  • Criação de conteúdo relevante e informativo;
  • Aumento das vendas.

Como funciona o Inbound Commerce

De forma resumida, o Inbound Commerce são as técnicas do Inbound Marketing focadas em e-commerces.

Para aplicá-las nas lojas virtuais, é necessário entender muito bem as estratégias do marketing digital, pois muitas delas são reproduzidas.

Neste caso, o intuito é atrair os usuários até o site de vendas ou pelas redes sociais, que também podem apresentar o conteúdo comercial. Assim, a empresa desperta nele o interesse de adquirir aquele produto.

Seja porque ele realmente deseja, porque viu uma utilidade que não tinha visto antes ou porque descobriu que tinha um problema e este produto era a solução.

Portanto, o Inbound Commerce funciona como um captador de pessoas, para aumentar o engajamento das lojas virtuais.

Desta forma tem como resultado o aumento exponencial das vendas e, consequentemente, maior rendimento financeiro.

Como converter clientes usando o Inbound Commerce

Com as estratégias do Inbound Commerce, o objetivo é que os clientes venham até o seu negócio de maneira natural e orgânica, em busca de respostas e soluções para os problemas deles.

Neste caso, possuir conteúdo relevante é uma das ferramentas mais funcionais do Inbound Marketing e se encaixa muito bem nas estratégias de Inbound Commerce.

Principalmente no momento em que os usuários ainda estão descobrindo ou reavaliando suas próprias necessidades. Veja abaixo as melhores dicas para atrair seus consumidores para as lojas online:

Saiba quem é o seu público e escreva para ele

Você deve estar pensando se o “escrever” para seus clientes é no sentido literal da palavra. Bem! Mais ou menos, por assim dizer.

O que queremos dizer é: entenda sua persona, o que busca, quais seus anseios, em quais redes sociais está mais presente e pelo o que se interessa.

A partir dessas informações, produza conteúdo que a interesse, relevante e super informativo para que ela considere sua marca expert no que está escrevendo. Esta ação ajuda muito na conversão dos usuários para consumidores.

Um exemplo disto é: se a sua empresa vendesse ração para cachorro, você deveria escrever sobre a saúde animal, bem-estar dos pets, entre outros assuntos que vão lhe garantir maior credibilidade.

Associe um blog à loja virtual

De acordo com a primeira dica, possuir um blog com conteúdo relevante e que leve o leitor até a loja virtual tem alto potencial de conversão.

Quando o usuário está em busca de algum produto e encontra uma informação relevante a respeito do que procura, se sente impulsionado a efetuar a compra.

Portanto, direcioná-lo do blog à loja virtual aumenta as chances de finalização da compra.

Segundo uma pesquisa realizada pela Dragon Search Marketing, agência de marketing digital, cerca de 61% das pessoas se sentem mais impulsionadas a comprar quando são envolvidas por conteúdo personalizado.

Aumente o tráfego para seu e-commerce

As técnicas do Inbound Marketing normalmente estão relacionadas ao tráfego orgânico, que é muito importante para atrair usuários e trabalhar a conversão em vendas.

Porém, muitas redes sociais e mecanismos de busca oferecem ferramentas para o tráfego pago.

Tem o Google Ads, que é um dos mais famosos, o Facebook Ads, os anúncios no Youtube, posts patrocinados do Instagram, entre outros.

A junção dos dois, certamente, garante ótimos resultados.

Automatize seu Inbound Commerce

Atualmente, há inúmeros softwares para a organização e automatização de processos de Inbound Commerce.

Esses sistemas atuam na:

  • Coleta de dados;
  • Análise de informações;
  • Envio de e-mails marketing;
  • Produção de landing pages;
  • Poupa o empreendedor de processos menores.

Como aplicar o Inbound Commerce

Para aplicar o Inbound Commerce no seu negócio tenha clareza de pontos importantes para qualquer varejo, seja B2C ou B2B, veja abaixo:

Seja autoridade no seu nicho

Se não for o mais importante, o conteúdo é um dos pilares do marketing digital.

Portanto, mostre aos seus clientes que você sabe tudo sobre o seu negócio, sobre o ramo de atuação e sobre o que ele está precisando.

Tenha metas

É necessário definir metas e objetivos para verificar quais ações estão dando certo e quais nem tanto.

As metas impulsionam as pessoas a buscarem o melhor do trabalho delas. Com isso, você pode alterar campanhas, refazer conteúdos e até mesmo entender se o produto da loja virtual atende às expectativas dos clientes.

Fidelize o seu cliente e venda mais para ele

Conseguir atrair o usuário, criar uma relação com ele e o transformar em consumidor significa chegar ao seu objetivo.

Entretanto, é necessário fidelizar o cliente. Busque focar algumas das campanhas e ações nas pessoas que já conhecem a sua marca e seu produto.

Você só tem a ganhar!

Aplicar o Inbound Commerce no seu negócio virtual é a chave para o sucesso. Não há mágica e nem segredo, o resultado vem com um planejamento bem trabalhado, estratégias elaboradas com consciência e responsabilidade.

Os benefícios são vários: melhora do rendimento mensal da loja virtual, aumento de vendas, ganho de popularidade e engajamento nas redes sociais e maior identificação dos usuários com a marca.

O Marketing Para Indústria acredita em todos os benefícios que o Inbound Commerce oferece.

Busque trabalhar para garantir aos seus clientes o melhor do mundo digital. Venha fazer parte desse seleto grupo que só tem a comemorar!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e aprenda mais sobre diferentes estratégias para sua indústria.