Inbound Recruiting: como implementar em sua empresa

Inbound Recruiting

Inbound Recruiting é uma prática de recrutamento e seleção que utiliza recursos do Inbound Marketing. Saiba como essa estratégia pode auxiliar na procura de talentos para sua empresa.

Para conseguir contratar pessoas altamente qualificadas e talentos indescritíveis, o departamento de RH começou a definir estratégias de Inbound Recruiting que se baseiam nas técnicas de Inbound Marketing

Em ambas estratégias, o objetivo é atrair a atenção de um determinado grupo de pessoas. E a partir disso desenvolver ações para se chegar nos resultados esperados. 

Dessa forma, as contratações apresentaram resultados melhores e candidatos com mais identificação com a empresa. Para uma organização, esse é um excelente ponto de partida. 

Se você também quer ter mais sucesso nas contratações da sua empresa e ainda não conhece o Inbound Recruiting, fique conosco na leitura deste artigo e entenda como aplicar em seu negócio. Confira:

O que é Inbound Recruiting?

A plataforma de marketing Hubspot criou o termo “Inbound Marketing” em meados de 2006 para exemplificar as estratégias que visam atrair os clientes. 

Na tradução, o inbound significa entrada, onde o objetivo é que o público entre, conheça o produto que despertou interesse e, consequentemente, a marca.

Logo, o Inbound Recruiting significa atrair candidatos para recrutamento e seleção

Com o mercado competitivo, não só vender se tornou uma ação mais complicada como também contratar talentos. 

Para isso foram determinadas algumas técnicas que conquistam o candidato a ponto dele se interessar em fazer parte da empresa.

Portanto, o Inbound Recruiting utiliza diversos recursos do Inbound Marketing. Isso para garantir que pessoas talentosas de determinadas áreas de atuação se interessem pela empresa e pelo cargo. 

As diferenças entre Inbound Recruiting e Inbound Marketing

Apesar do Inbound Recruiting utilizar técnicas de Inbound Marketing, os dois conceitos são diferentes. 

No Inbound Marketing o objetivo é atrair possíveis clientes para despertar interesse e finalizar a venda de determinado produto ou serviço. Já o Inbound Recruiting busca convocar talentos.

Com conteúdos informativos, anúncios criativos e outras ferramentas, o Inbound Recruiting atrai candidatos em potencial. 

Isso é feito com o objetivo de reunir o máximo de pessoas capacitadas possíveis para a seleção do departamento de Recursos Humanos.

Qual a importância do Inbound Recruiting para as empresas?

Aplicar o Inbound Recruiting nos próximos processos de seleção e recrutamento da sua empresa pode melhorar o fluxo do serviço. Além de aumentar a capacidade de contratação de talentos renomados entre outros benefícios, veja:

  • Tornar a comunicação mais moderna e engajada;
  • Construir uma experiência diferenciada para o candidato;
  • Consolidar a empresa como uma marca empregadora de sucesso;
  • Despertar o interesse de participação dos processos ativos.

As pessoas entendem seu valor e, por este motivo, estão selecionando muito bem as empresas que desejam fazer parte. 

Tornar o processo diferente e desafiador garante maior interesse de candidatos que buscam, justamente, mais desafios.

Vantagens do Inbound Recruiting

Combinar Marketing e RH garante benefícios únicos. O Inbound Recruiting promove maior confiança da empresa no mercado, pois se torna mais competitiva com um processo de recrutamento e seleção inovador.

Também garante novos colaboradores mais engajados, com vontade de fazer dar certo e de levar à empresa mais alto – para que eles cresçam também.

Investir em Inbound Recruiting muda a visão de todas as equipes e melhora o desempenho delas.

As etapas do Inbound Recruiting

O Inbound Recruiting ocorre dentro de algumas etapas muito parecidas com o Inbound Marketing. Afinal, a estratégia é baseada nas mesmas práticas que o marketing tradicional utiliza para atrair clientes.

Veja quais:

Inbound Recruiting

Atração

A primeira etapa tem como objetivo atrair candidatos de maneira orgânica. Por meio de contatos em workshops, anúncios criativos em redes sociais e até mesmo descrição da vaga em algumas plataformas.

Neste caso, se a empresa já tiver construído uma imagem utilizando estratégias de Marketing Digital com produtos, o candidato pode se interessar em participar de uma entrevista.

Exemplo

Sua empresa comercializa produtos do mundo pet e já tem um público consistente. 

Ao realizar campanhas de recrutamento e seleção ela atrai candidatos que já são clientes da marca.

Também vale utilizar páginas de carreira com depoimentos de funcionários ativos, imagens do ambiente e um pouco da cultura organizacional.

Conversão

Assim como no marketing, as pessoas que demonstram interesse maior no produto são consideradas leads. 

Aquele candidato que apresentou interesse na vaga, acessou os portais de formulário e respondeu aos e-mails também podem ser considerados um lead

Eles podem ser captados com conteúdo relevante produzido pela empresa a tal ponto que tenham vontade de conhecer mais.

Exemplo

A construção de um relacionamento entre gestores e candidatos ajuda muito a identificar as características e comportamentos que o departamento de Recursos Humanos foi orientado a buscar.

Portanto, para aplicar no Inbound Recruiting faça lives com os colaboradores atuais ou sessões de perguntas e respostas ping pong.

Busque nutrir a página da empresa com depoimentos de talentos que cresceram dentro da empresa.

Fechamento

O fechamento ocorre quando o candidato aceita o convite para participar do processo seletivo presencial ou online. 

O contato, neste momento, é mais direto, portanto, vale a pena personalizar o atendimento, assim como o marketing faz.

Estar de olho no mercado e oferecer vagas com valores e atividades condizentes com as outras empresas também é muito importante.

Exemplo

Com uma plataforma de recrutamento e seleção, organize as datas para as entrevistas e foque nas experiências do candidato. 

O ideal é gerar o menor número de atritos possíveis durante o contato.

Encantamento

A boa impressão pode acontecer mesmo se o candidato não for contratado. Isso porque a intenção também é garantir um “promoter” da empresa. 

Uma pessoa que tenha passado por uma experiência bacana, muito provavelmente, irá compartilhar com sua rede de contatos.

Exemplo

Preparar os líderes e gestores para que possam proporcionar uma experiência inovadora durante o processo seletivo é uma ótima maneira de melhorar o Inbound Recruiting. 

Dessa forma, o candidato sai com uma imagem positiva da empresa.

Como aplicar o Inbound Recruiting na prática?

Para aplicar o Inbound Recruiting no seu negócio é importante estabelecer alguns passos importantes. 

Selecionamos três técnicas que melhoram o desempenho do setor de Recursos Humanos na busca de profissionais talentosos. Confira:

Desenvolva perfis de candidatos ideias

Assim como a persona criada pela equipe de Marketing, o RH deve desenvolver um perfil do candidato ideal e buscar qualificar as vagas dessa maneira. 

Com isso, é possível garantir uma seleção mais objetiva e restrita, evitando que tanto os gestores quanto os candidatos percam tempo.

Estabeleça estratégias para captar os candidatos

De acordo com o perfil do candidato estabelecido anteriormente, entender o comportamento dele na internet também é uma estratégia super importante para criar anúncios de vagas no lugar certo.

Portanto, crie métodos para captar os candidatos de acordo com a persona em locais em que eles estão. 

Um exemplo: se o perfil de candidatos da sua empresa preza mais por pessoas mais velhas e experientes, considere o Facebook como rede social mais adequada.

Mantenha uma boa relação com os candidatos

Manter uma boa relação com os candidatos é fundamental para a reputação da empresa. 

A construção dessa parceria ocorre de diversas formas, seja no atendimento pontual e respeitoso, na plataforma de recrutamento organizada e até mesmo por feedbacks importantes após cada etapa.

Inovação de verdade!

O Inbound Recruiting é uma ótima oportunidade para melhorar o quadro de funcionários da sua empresa. 

Portanto, busque conhecimento e alternativas para aplicar no seu negócio o quanto antes.

Dessa forma, sua empresa encontra os candidatos certos para que juntos trilhem o caminho do sucesso.

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