KPI’s na indústria: o que é e como ter melhores resultados

O gerenciamento de um negócio precisa tomar as melhores decisões para garantir que tal projeto alcance o tipo de resultado que se almeja no mercado, e para se chegar a essas decisões acertadas, existem ativos que merecem uma atenção específica, como os KPI’s.

Indicativos cuja função no mercado é garantir com que uma empresa tenha um conhecimento amplo sobre a sua situação, no que envolve todo tipo de dado que possa ter alguma relevância para tal negócio, como seu número de clientes ou de vendas realizadas.

Pontos que, ao serem bem estudados, permitem a uma companhia tomar as melhores decisões possíveis, ampliando assim todo tipo de resultado que seja almejado dentro dessa gestão, seja para crescer o seu número de vendas ou para chegar a um mercado maior.

Características que costumam estar presentes não só no mercado voltado ao público final, mas são informações que podem ser valorizadas também por quem atua no setor industrial, sendo o caso de uma empresa de manutenção elétrica industrial, por exemplo.

Na verdade, nesse mercado o número de informações muitas vezes costumam até mesmo ser mais complexos, dependendo do porte de cada indústria, mantendo assim o valor de tomar certas atitudes baseado nos seus KPIs alcançados.

Mas antes de se definir quais são os KPIs importantes para a indústria, primeiro é importante compreender a que se refere esse termo.

Ao que se refere um KPI?

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, ou seja, indicadores-chave de desempenho, métricas capazes de informar o nível de performance alcançado por uma companhia, assim como os desafios que tal empresa pode encontrar em seu mercado.

Índices que, ao serem bem analisados, podem levar a uma melhor gestão de um negócio, como no seu número de clientes alcançados, que pode estar acima ou abaixo de outras empresas que atuam no seu mesmo setor, apontando a situação do seu negócio.

O que inclui também a definição por melhores processos a tal empreendimento, como a adoção de um sistema de automação de processos industriais, de forma a ampliar o nível de produção de uma companhia industrial após se analisar tal necessidade.

Situação essa que acaba por explicar o valor dos KPIs também para o setor da indústria. Uma adoção cada vez mais frequente que vem ocorrendo principalmente por causa das vantagens apresentadas por tal tipo de estratégia.

Benefícios do KPI para a indústria

O processo de gestão de uma fábrica em tese não é muito diferente da administração de uma loja de brinquedos. Sim, a responsabilidade é maior, assim como o número de serviços e setores a serem gerenciados, mas a base de gestão segue a mesma.

Existe a busca por agradar o seu público e assim alcançar bons números de venda no seu setor, pontos que exigem uma tomada de decisão adequada cujo acesso pode partir da análise de certos KPIs, destacando-se benefícios de se trabalhar com eles, como:

  • Melhor performance;
  • Índices bons de lucratividade;
  • Diagnóstico da companhia;
  • Conhecimento do seu público.

Pontos esses que costumam então ser procurados por negócios flexíveis, assim como uma companhia do setor industrial, como na indústria de etiquetas adesivas, mas para alcançar tais objetivos é importante saber como trabalhar com os seus KPIs. 

Como trabalhar o KPI na indústria?

Para garantir que esses índices sejam valorizados no setor industrial, permitindo a uma companhia tomar as melhores decisões em sua área, certas ações devem ser executadas, entre elas:

Definição de KPI

Os indicadores a serem trabalhados por uma companhia são enormes, e quando se fala especificamente sobre o setor industrial, alguns KPIs acabam por receber uma atenção em particular, sendo eles os índices de:

  • Produção;
  • Finanças;
  • Economia;
  • Inventário.

Informações que podem ser essenciais para que uma fábrica consiga tomar as melhores decisões e assim expandir-se dentro do seu mercado.

Análise de mercado

A escolha por certos KPIs se faz principalmente pela relação de uma companhia dentro do seu mercado, sendo importante então realizar um estudo amplo tanto sobre uma companhia como também a realidade do setor em que tal negócio se encontra.

Uma análise que possa levar ao melhor tipo de decisão.

Resoluções baseadas em dados

Após estudar com atenção os seus KPIs, é possível tomar as melhores decisões, tudo baseado no que essas informações revelam, tal como a definição de um novo fornecedor de serviços de limpeza industrial em altura para obter assim uma melhor organização.

Isso além de muitas outras atitudes que podem ser definidas de acordo com os resultados apresentados por um estudo de KPIs, sendo um tipo de aplicação cada vez mais comum dentro do setor industrial, de montadoras de carros a fabricantes em geral.

Tudo a trazer os melhores resultados para esse mercado como um todo, o que destaca a importância desses indicadores de performance.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.