Qual o impacto do Marketing de Conteúdo em seu negócio?

O marketing de conteúdo é uma técnica utilizada por 93% dos profissionais de marketing no segmento B2B (empresas que vendem para empresas). Por isso é fundamental você saber como funciona a produção de conteúdo para web.

Segundo a Aberdeen, esse tipo de produção resulta em taxas de conversão 6x maiores para os adeptos do que para os não-adeptos dessa estratégia.

E, conforme a DemandMetric, essa estratégia de marketing custa 62% menos do que o marketing tradicional, além de gerar aproximadamente 3x mais leads.

Isso só é possível através de um conteúdo digital útil, informativo e em diversos formatos (e-books, infográfico, artigos, seminários via internet, blog, vídeos, redes sociais e etc).

Mas qual é o papel dos nas suas vendas? Confira mais detalhes e aposte nessa nova tendência:

Princípios do Marketing de Conteúdo

Segundo a Custom Content Council, 72% dos profissionais de marketing dizem que a produção de materiais digitais é mais eficaz do que anúncios de revista.

Dessa forma, essa estratégia tem como principal função atrair, converter e encantar o consumidor com o objetivo de fechar a venda.

Com essa estratégia, a empresa deixa de empurrar produtos e serviços para o cliente e começa atraí-lo. Mas realizar esta estratégia não é tão simples.

Não existe uma “receita de bolo” certa, mas ter atenção em alguns dos principais “ingredientes” podem ajudar bastante na implementação de sua estratégia.

Abaixo elegemos os ingredientes principais:

  • Identifique o perfil e os interesses do seu público-alvo: Traçando um perfil você irá ter mais chances de acertar na produção dos conteúdos digitais direcionado a esse público;
  • Defina o tom de comunicação adequado: saber a maneira com que seu público está habituada a se comunicar para acertar o tom da linguagem na criação de conteúdos;
  • Saiba qual o momento do seu consumidor, cada cliente está em um momento de sua compra e existem os meios corretos para atingi-los.
  • Por isso, aos clientes que estão conhecendo sua empresa e se cadastraram em seu site, por exemplo, o ideal é investir na produção de conteúdo digital mais instrutivo e didático;
  • Utilize vários meios para atrair as pessoas ao seu site: invista na criação de conteúdo diversificado como vídeos, ebooks e até imagens;
  • Ofereça conteúdo personalizado: segmente os interesses principais de clientes que já acompanham suas publicações e invista na produção de conteúdo digital direcionado a esse público.

Seja encontrado por seus clientes com o Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo para blog ajuda você a ficar melhor posicionado nos buscadores online e, consequentemente, obter mais visibilidade, impulsionando as suas vendas.

Principalmente, quando esses conteúdos utilizam a estratégia de palavra-chave, ou seja, repetir um termo que os usuários pesquisam nos principais mecanismo de busca.

Isso graças ao fato de um dos requisitos para um melhor posicionamento, é a qualidade do texto e o número de repetição das palavras-chave.

Dessa forma, antes de pensar em produzir conteúdos, é importante saber a relevância das palavras-chave para o posicionamento dos seus textos.

Segundo a pesquisa IHS Engineering360 Research Report, 53% dos engenheiros e compradores industriais passam mais de seis horas por semana na internet para encontrar componentes, equipamentos, serviços e fornecedores.

Assim, fica claro como é importante que seus conteúdos apareçam nas primeiras páginas dos mecanismos de busca online, como o Google.

Ou seja, uma boa estratégia de marketing é fundamental ao aumento do faturamento de sua empresa.

Se torne uma verdadeira autoridade com a produção de conteúdo para web

Apenas utilizar os conteúdos como estratégia não vai ajudar você a conquistar uma posição importante dentro do seu segmento.

Antes de tudo, é preciso identificar e compreender os desafios que seus clientes estão enfrentando.

Para fazer isso, pense em produzir conteúdos digitais com base em sua expertise sobre o assunto e mostre que você tem domínio sobre o seu segmento.

Além de pensar em conteúdo para redes sociais, pois nelas você terá um espaço por vezes menor e com uma dinâmica diferente.

Isso possibilita que você se torne uma referência na área, fazendo a sua marca se destacar da concorrência.

Criar autoridade no segmento é uma das funções do Marketing de Conteúdo nas suas vendas.

Porém, a produção de conteúdos digital, não ajuda apenas a conquistar novos clientes, mas também a criar um bom relacionamento com eles.

Crie grandes relacionamentos por meio dos seus conteúdos

Gerar relacionamentos positivos com os consumidores é uma função do marketing de conteúdo.

Afinal, quando seu público se interessa pelos seus conteúdos, eles acabam tratando sua empresa como referência na área.

Transmitir confiança facilita na conversão e fidelização do público, ajuda o usuário a enxergar valor na sua marca e consequentemente usá-la como parâmetro no segmento.

As redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar com os clientes na web, por isso, como já dissemos invista no conteúdo para redes sociais.

Quando você constrói relacionamentos fortes com base na confiança e obtém as vantagens citadas acima, você aumenta os lucros de seu negócio.

Viu só como produzir conteúdos digitais pode ser o que estava faltando ao seu negócio?

Então, mãos à obra!

Produção de conteúdos digitais: a chave para o sucesso

Como dissemos acima, as pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com produtos e serviços dos quais elas não possuem nenhum interesse.

E, em um mundo onde a informação é extremamente acessível, a busca por conteúdos relevantes estão cada vez mais comum.

Portanto, invista no Marketing de Conteúdo, no conteúdo para redes sociais e tudo mais que você pensar.

Por isso, pesquise quem é a sua persona e ofereça conteúdos relevantes de qualidade.

Ao produzir conteúdo para blog, site, ou qualquer outra plataforma, você terá um crescimento no número de vistas, acarretando em novos possíveis compradores.

Como se pode perceber, essa estratégia de marketing desempenha um papel ativo e fundamental na condução das vendas industriais.

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