4 principais estratégias de marketing industrial

O setor industrial investe fortemente no marketing direto, one to one, e de relacionamento que são muito importantes para que a indústria possa prosperar. Porém existe também quatro estratégias fundamentais para aqueles que procuram se diferenciar e aumentar o faturamento.

 

principais estratégias de marketing industrial

 

Se diferenciar da concorrência é fundamental para que possa ter melhor percepção por parte dos clientes. Uma indústria que possui alta visibilidade, boa reputação e credibilidade tem maiores chances do que as que só possuem um único foco (vender a qualquer custo).

Por isso, diferente de muito do que você encontra em outros lugares, as 4 principais estratégias de marketing industrial que você irá ver agora, são estratégias objetivas e mensuráveis focadas no resultado.

 

 

1) Principais estratégias de marketing industrial: SEO

 

Mais da metade da população Brasileira tem acesso a internet, e 43% desta quantia utiliza para pesquisas de compra. Por isso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são uma das principais estratégias de marketing industrial para que o seu site seja reconhecido pelos mecanismos de busca como Google, Yahoo, e Bing.

É fato de que atualmente todos consultam o meio digital para sanar dúvidas de produtos, serviços e etc. Uma empresa bem posicionada, tem maior visibilidade e com isto aumentam as chances de atingir os leads (potenciais clientes) e converter a venda.

Segundo o marketing de posicionamento na internet (MPI) ter um site otimizado faz muita diferença nos resultados do seu negócio. Pois este posicionamento será fundamental para a visibilidade da sua empresa, já que os sites posicionados nas primeiras páginas, possuem um alcance muito maior do as que não são encontrados nos mecanismos de pesquisa

Mas como otimizar seu site? Você deve prestar atenção às palavras-chave do seu produto.

Para selecionar as palavras-chave que mais se encaixam no seu negócio, você pode utilizar ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Adwords, FreshKey e Keyword Tools.

Outra opção para um bom posicionamento é o alcance pago, através de ferramentas como o Google Adwords. Porem, uma palavra-chave pode ser concorrida no segmento, e sobressai aquele que paga mais por ela (em uma espécie de leilão). Vale ressaltar que esta estratégia não tem a mesma credibilidade do alcance orgânico, sendo mais utilizada para ações promocionais.

Também é importante saber que os buscadores da internet dão importância ao seu conteúdo. Por isso, criar conteúdo relevante é essencial para seu posicionamento.

Mas, o que é um conteúdo relevante e por que ele é uma das principais estratégias de marketing industrial?

 

2) Principais estratégias de marketing industrial: Conteúdo relevante

 

conteúdo imagem

 

A produção de conteúdo é uma principais estratégias de marketing industrial, pois é utilizada por 93% dos profissionais de marketing B2B. Custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais e gera até 3x mais leads. As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica é de até 6x mais em relação aos não adeptos.

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo atrair, converter, fechar, e encantar, e faz isso através de conteúdos segmentados (direcionado de acordo com o perfil do público-alvo), de alta relevância e integrado nos melhores meios de divulgação.

Para realizar um conteúdo relevante é importante saber que o foco é sobre o seu possível comprador e não sobre você. Você não deve falar diretamente sobre a sua indústria, e sim ensinar aos seus clientes temas relevantes, fazendo com que eles se tornem mais engajados sobre o assunto e enxerguem a sua empresa como solução.

Desta forma você se diferencia da concorrência, gera autoridade, se torna referência, e aumenta a barreira de entrada para concorrência.
Para executar corretamente é necessário:

 

  • Identificar as dificuldades do seu público-alvo;
  • Apresentar soluções para essas dificuldades;
  • Criar uma central de ajuda para os seus clientes;
  • Diversificar os formatos dos seus conteúdos;
  • Criar materiais ricos (e-books, webinars, infográficos)
  • Desenvolver conteúdos institucionais;
  • Realizar a segmentação de mercado.

 

 

3) Principais estratégias de marketing industria: Redes sociais

 

marketing-industrial

 

Além de um site com vários formatos de conteúdos otimizados para os buscadores, a sua indústria também precisa marcar presença nas principais redes sociais, como: Facebook, Twitter, Linkedin, Google +.

As redes sociais são ambientes perfeitos para você se relacionar com o seu público-alvo e gerar engajamento com a sua marca através de postagens e interatividade.

Você também pode promover suas publicações para que se transformem em anúncios que podem ser segmentados de acordo com dados demográficos, geográficos  e interesses do seu público-alvo.

Desta maneira, você consegue alcançar um número maior de pessoas que tenham interesse em assuntos relacionados ao seu negócio, mas que não necessariamente estavam procurando naquele momento. Isso dá uma abertura para que a pessoa conheça a sua marca e você prepare ela até o momento da venda.

 

4) Principais estratégias de marketing industrial: E-mail marketing

 

O e-mail marketing esta entre as principais estratégias de marketing industrial, mas não adianta somente enviar e-mail de modo aleatório. Para ter um resultado mais eficaz é necessário analisar a base e segmentar o conteúdo que irá enviar para que então as chances do usuário abrir serem maior.

Com o envio de e-mails segmentados de acordo com os interesses dos seus potenciais clientes, com o conteúdo certo, no momento correto e com uma frequência adequada, você consegue estabelecer uma relação de confiança com o potencial cliente

Entretanto, para montar uma lista de e-mails, é necessário a autorização dos destinatários, por isso você não deve comprar listas de e-mails, mas deixar espaços destinados no seu site para que eles coloquem seus endereços eletrônicos.

Trata-se do envio de e-mails para uma lista de potenciais clientes que foram devidamente segmentados e autorizaram o envio, isso porque estes usuários se interessaram pelos seus conteúdos, produtos ou serviços e deixaram seus e-mails.

Além disso, o e-mail marketing possui diversas métricas que podem ser analisadas, como por exemplo, taxa de abertura, de entrada e de conversão. Dentro do marketing digital, essa é uma das melhores ferramentas, por ser possível mensurar quase tudo e assim, redefinir padrões para suas campanhas. Ferramentas como Mailchimp pode auxiliar a empresa com este trabalho.

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