Saiba qual é a melhor estratégia de marketing digital para sua indústria

//Saiba qual é a melhor estratégia de marketing digital para sua indústria

Por: . Publicado: 27 de julho de 2016 | Atualizado: 28 de setembro de 2018.

Usar uma estratégia de marketing digital adequada é a melhor forma de encontrar seus potenciais clientes. Para isso, você deve analisar diversos fatores, como os 6 que iremos abordar neste conteúdo. Confira!

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O mundo está cada vez mais conectado na internet. Mais da metade da população Brasileira tem acesso, e desta parte 43% utiliza para pesquisas de compra.

Atualmente 67,2% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para o marketing digital, e segundo dados da Webdam.com, a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais.

Por ser um mercado tão próspero e com vasto crescimento exponencial, muitos empresários procuram saber qual é a melhor estratégia de marketing digital.

Porém, para dominar essas estratégias, é necessário aprender alguns conceitos. Nesse artigo você irá aprender:

1. Segmentar o público-alvo

O primeiro passo para você iniciar a sua estratégia de marketing digital e conquistar uma presença online, é conhecer a fundo seu público-alvo.

Por isso não poupe esforços para estudar e entender como os seus leads (potenciais clientes) estão se comportando na internet.

É o básico para que você possa utilizar as outras estratégias com eficiência.

Segmentar o mercado é identificar um conjunto de características de seus clientes e leads, que lhe darão maior autonomia para definir uma estratégia de marketing digital mais adequada.

Para isso, procure fazer pesquisas junto com a sua base de clientes para saber quais são os assuntos, objetivos, prioridades e, principalmente, o comportamento de consumo desses clientes em potencial.

Saber exatamente quem é o seu cliente em potencial vai ajudar você a entender como os seus produtos e serviços são úteis para essa pessoa.

Com isso, você consegue realizar um planejamento marketing estratégico eficaz.

2. Defina objetivos

Depois de entender sobre o seu público-alvo, você pode ir para o próximo passo que é a definição dos objetivos para a sua estratégia de marketing digital.

É natural que os objetivos variem, sendo mais amplos ou específicos, como por exemplo, o aumento de visitas no seu site ou página e o crescimento do número de leads interessados em seus produtos e serviços.

A melhor forma de definir esses objetivos é identificando o problema ou necessidade. É preciso realizar a identificação do público-alvo para então traçar um objetivo.

Mas lembre-se, seu objetivo é a meta (Ex:Atrair leads), mas é de suma importância que tenha um método, que é como irá atingir o objetivo (Ex: Para atrair mais leads, a empresa irá investir em Inbound Marketing).

Para exemplificar melhor, podemos colocar desta maneira:

Saber como dominar as estratégias de marketing online é sua meta. Ler este post e se aprofundar no assunto é o método.

3. Produza conteúdo de qualidade

Com o público-alvo e os objetivos definidos, está na hora de você investir na principal forma de atração de novos clientes: o conteúdo.

A produção de conteúdo é uma estratégia de marketing digital utilizada por 93% dos profissionais de marketing B2B.

Ela custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais e gera até 3x mais leads.

As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica de marketing digital é de até 6x mais em relação aos não adeptos.

O foco desta tática está em informar, engajar, fidelizar, reter clientes, reduzir os custos da indústria, aumentar a visibilidade da marca e melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas (Como o Google, Yahoo, Bing).

Para isso você pode utilizar de uma comunicação integrada, produzindo o conteúdo através de blogs, site, e-mail e redes sociais.

4. Escolha as redes sociais adequadas

Depois de produzir todo esse conteúdo, você precisa divulgá-lo nas redes sociais que são relevantes para o seu negócio.

As redes sociais são um dos principais canais do marketing digital, e uma das formas de como dominar as estratégias de marketing online.

Isso porque estar presente nelas é uma das principais formas de atrair novos clientes, aumentar a visibilidade e as chances de conversão de vendas.

Essa presença garante uma maior divulgação da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

Elas permitem um vasto alcance segmentado (pago), desta forma você pode anunciar seu conteúdo para o público certo.

Embora seja uma ótima estratégia de marketing digital para aumentar a visibilidade na internet, é interessante realizar uma pesquisa antes para saber qual rede social seus clientes e leads acessam mais.

No caso de empresas B2B, o Linkedin é a rede social mais recomendada, com uma taxa de 93% de adesão e 78% de aprovação entre os industriais.

Elas são importantes, pois possuem um PageRank alto, uma métrica utilizada pelo Google para definir páginas relevantes e que posicionam entre os resultados da busca orgânica.

5. Invista em um marketplace

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Além dos passos anteriores, você também pode investir na plataforma do marketplace e aproveitar suas vantagens como:

  • Maior visibilidade;
  • Baixo investimento;
  • Alto retorno;
  • Suporte especializado.

No marketplace você consegue divulgar seus produtos e serviços, sem arcar com os custos de um e-commerce.

É uma excelente forma de realizar um baixo investimento com a probabilidade de alto retorno financeiro.

Podem ser plataformas genéricas ou segmentadas, porém entender sobre os marketplaces ajuda muito a saber como dominar as estratégias de marketing digital.

6. Como dominar sua estratégia de marketing digital

O último passo para você saber como dominar as estratégias de marketing digital é acompanhar e mensurar os resultados obtidos em todos os passos anteriores.

Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital, pois as suas ações podem ser monitoradas por meio de ferramentas, como o Google Analytics, que permite você ver o fluxo de usuários, tráfego, funil de conversão, taxa de rejeição etc.

Mensurar os resultados é de suma importância para aqueles que desejam aperfeiçoar sua estratégia de marketing digital.

Isso porque é é através deste estudo que se pode obter uma base para avaliar os resultados e dar mais eficiência ao seu plano de marketing.

2018-09-28T12:18:27+00:00

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