Como dominar as estratégias de marketing digital em 6 passos

 

O mundo está cada vez mais conectado na internet. Mais da metade da população Brasileira tem acesso, e desta parte 43% utiliza para pesquisas de compra. Atualmente 67,2% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para o marketing digital, e segundo dados da Webdam.com, a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais. Por ser um mercado tão próspero e com vasto crescimento exponencial, muitos empresários procuram saber como dominar as estratégias de marketing digital.

 

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Porém, para dominar as estratégias de marketing digital é necessário aprender alguns conceitos. Nesse artigo você irá aprender:

 

 

Como dominar as estratégias de marketing digital

 

1) Segmentar o público-alvo

 

O primeiro passo para você iniciar a sua estratégia de marketing digital e conquistar uma presença online, é conhecer a fundo seu público-alvo. Por isso não poupe esforços para estudar e entender como os seus leads (potenciais clientes) estão se comportando na internet. É o básico para que você possa utilizar as outras estratégias com eficiência.

 

Segmentar o mercado é identificar um conjunto de características de seus clientes e leads, que lhe darão maior autonomia para definir uma estratégia mais adequada.

 

Para isso procure fazer pesquisas junto com a sua base de clientes para saber quais são os assuntos, objetivos, prioridades e, principalmente, o comportamento de consumo desses clientes em potencial.

 

Saber exatamente quem é o seu cliente em potencial vai ajudar você a entender como os seus produtos e serviços são úteis para essa pessoa. Com isso, você consegue realizar um planejamento estratégico eficaz.

 

2) Defina objetivos

 

Depois de entender sobre o seu público-alvo, você pode ir para o próximo passo que é a definição dos objetivos para a sua estratégia. É natural que os objetivos variem sendo mais amplos ou específicos, como por exemplo, o aumento de visitas no seu site ou página e o crescimento do número de leads interessados em seus produtos e serviços.

 

A melhor forma de definir esses objetivos é identificando o problema ou necessidade. É preciso realizar a identificação do público-alvo para então traçar um objetivo.
Mas lembre-se, seu objetivo é a meta (Ex:Atrair leads), mas é de suma importância que tenha um método, que é como irá atingir o objetivo (Ex: Para atrair mais leads, a empresa irá investir em Inbound Marketing).

 

Para exemplificar melhor, podemos colocar desta maneira: Saber como dominar as estratégias de marketing digital é sua meta. Ler este post e se aprofundar no assunto, é o método.

 

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3) Produza conteúdo de qualidade

 

Com o público-alvo e os objetivos definidos, está na hora de você investir na principal forma de atração de novos clientes: O conteúdo.

 

A produção de conteúdo é utilizada  por 93% dos profissionais de marketing B2B. Custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais e gera até 3x mais leads. As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica é de até 6x mais em relação aos não adeptos.

 

O foco desta tática está em informar, engajar, fidelizar, reter clientes, reduzir os custos da indústria, aumentar a visibilidade da marca e melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas (Como o Google, Yahoo, Bing).

 

Para isso você pode utilizar de uma comunicação integrada, produzindo o conteúdo através de blogs, site, e-mail e redes sociais. 

 

4) Escolha as redes sociais adequadas

 

Depois de produzir todo esse conteúdo, você precisa divulgá-lo nas redes sociais que são relevantes para o seu negócio.


As redes sociais são um dos principais canais do marketing digital, e uma das formas de como dominar as estratégias de marketing digital. Pois, estar presente nelas é uma das principais formas de atrair novos clientes, aumentar a visibilidade, e as chances de conversão de vendas. Isso porque grande parte do mercado consumidor está lá. Essa presença garante uma maior divulgação da sua marca e dos seus produtos e serviços. Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

 

Elas permitem um vasto alcance segmentado (pago), desta forma você pode anunciar seu conteúdo para o público certo. Embora seja uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade na internet, é interessante realizar uma pesquisa antes para saber qual rede social seus clientes e leads acessam mais.

 

No caso de empresas B2B, o Linkedin é a rede social mais recomendada, com uma taxa de 93% de adesão e 78% de aprovação entre os industriais. Elas são importantes, porque possuem um PageRank alto, uma métrica utilizada pelo Google para definir páginas relevantes e que posicionam entre os resultados da busca orgânica.

 

 

5) Invista em um marketplace

 

 

Além dos passos anteriores, você também pode investir na plataforma do marketplace e aproveitar suas vantagens como: Maior visibilidade, baixo investimento, alto retorno, suporte especializado e etc.

 

No marketplace você consegue divulgar seus produtos e serviços, sem arcar com os custos de um e-commerce. É uma excelente forma de realizar um baixo investimento com a probabilidade de alto retorno financeiro.

 

Podem ser plataformas genéricas ou segmentadas, entender sobre os marketplaces ajuda muito a saber como dominar as estratégias de marketing digital

 

6) Como dominar as estratégias de marketing digital – último passo

 

O último passo para você saber como dominar as estratégias de marketing digital é acompanhar e mensurar os resultados obtidos em todos os passos anteriores. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital, pois as suas ações podem ser monitoradas por meio de ferramentas, como o Google Analytics, que permite você ver o fluxo de usuários, tráfego, funil de conversão, taxa de rejeição e etc.

 

Mensurar os resultados é de suma importância para aqueles que desejam saber como dominar as estratégias de marketing digital. Pois é através deste estudo que se pode obter uma base para avaliar os resultados e traçar novas estratégias.

 

 

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