Saiba como montar um planejamento estratégico de marketing industrial!

Saber como montar um planejamento estratégico de marketing industrial é uma forma de pensar nas ações que sua empresa deve realizar para encontrar mais clientes e vender mais. Essa é a forma ideal de definir o caminho da sua empresa e alcançar o sucesso no mercado!

Muitas indústrias não conquistam o resultado esperado em sua primeira campanha de marketing e concluem que essa é uma estratégia sem retorno.

Isso porque um erro comum é o fato das empresas não saberem como montar um planejamento estratégico de marketing industrial.

Afinal, no marketing é importante muita organização na hora de tomar as medidas/ações corretas.

Isso porque a maneira como o planejamento estratégico de uma empresa será conduzido influencia diretamente no sucesso da sua campanha.

A própria palavra “planejar” significa decidir no presente o que será realizado no futuro.

Sendo assim, você deve determinar uma série de metas, etapas e recursos.

Além disso, deverá também definir o porquê dessas escolhas e decisões.

Por isso, um planejamento completo deve começar com uma espécie de diagnóstico da empresa.

Os objetivos devem ficar muito bem definidos pela equipe.

Por este motivo, os responsáveis devem estar cientes de que, com as constantes mudanças do mercado, pode ser que estes objetivos também precisem ser adaptados.

Clareza na definição e flexibilidade são dois pontos importantes para escolher seu modelo de plano de marketing e conseguir levá-lo adiante.

Em um planejamento estratégico empresarial específico para a indústria, alguns detalhes requerem mais atenção, como os que citaremos ao longo do nosso conteúdo.

Confira os assuntos abordados:

Como montar um planejamento estratégico de marketing industrial?

Saber como montar um planejamento estratégico de marketing industrial permite às empresas preverem as modificações relevantes do mercado, antecipando-se aos problemas e imprevistos.

Além disso, ele ainda poderá trazer um aperfeiçoamento das ações em relação aos concorrentes, resultando em ganhos estratégicos.

Porém, antes de entender mais sobre esse planejamento é necessário saber a diferença entre o marketing de produtos industriais e o de consumo.

Isso porque nas indústrias as decisões importantes de marketing devem ser realizadas em níveis estratégicos dentro da empresa.

Isto acontece pois exigem diferentes tipos de habilidades, visões e conhecimentos.

Sendo assim, geralmente os gerentes de marketing industrial procuram envolver todas as pessoas da cadeia organizacional no processo.

Dessa forma, todas as áreas se sentem responsáveis pelo cliente final.

As principais características para que o mercado industrial seja tão diferente se comparado ao mercado de bens e serviços para consumo individual são:

Produtos, alto valor das compras, compras não frequentes, número limitado de compradores, concentração geográfica dos produtores e compradores industriais, distribuição, demanda, base para segmentação e muitas outras.

Além disso, na indústria o comprador está completamente atento, pois tem o costume de analisar diversos fornecedores e aspectos antes de decidir a compra.

Isso porque a performance da força de vendas está diretamente ligada ao sucesso do marketing.

A razão disso é que na indústria são encontradas poucas situações nas quais as decisões de compra são tomadas impulsivamente ou provocadas por apelos criativos de publicidade ou promoção.

Nesse momento, entra a importância do Marketing Industrial, também conhecido como marketing empresarial ou business marketing.

Esse tipo de estratégia é uma especialização do marketing dedicada aos consumidores industriais.

Eles compram produtos e serviços não só para uso próprio, mas também para a produção de outros bens e serviços.

Pense em uma estratégia mais assertiva

O planejamento estratégico de marketing industrial pode ser definido como o conjunto de táticas relacionadas ao objetivo pretendido pela organização.

Além disso, ele é responsável por gerenciar os recursos disponíveis dentro da empresa, estabelecendo a forma usá-los dentro de um período/prazo considerado.

No entanto, existem algumas dificuldades recorrentes no setor industrial a serem superadas na hora de definir como montar um planejamento estratégico de marketing.

Confira no próximo tópico!

Desafios do mercado B2B

Muitas vezes, os gestores industriais direcionam seu foco exclusivamente à produção, deixando outras áreas igualmente importantes descuidadas.

Hoje, com o volume de informações disponibilizado, é possível encontrar indicações sobre técnicas de gestão mais apropriadas ao seu tipo de negócio.

Além disso, também existem ferramentas responsáveis por auxiliar na gestão, organização administrativa e na produtividade.

Essas ferramentas são capazes de identificar gargalos, determinar prazos de estocagem e as sequências das operações.

Isso pode auxiliar na hora de entender como montar um planejamento estratégico de marketing.

A falta de produtividade, por exemplo, é vista como um dos maiores desafios das indústrias.

A Internet, embora muitas empresas não saibam disso, entra em campo como grande aliada para solucionar essa questão, além de problemas relacionados à marketing e vendas no setor industrial.

Com isso, ela possui papel fundamental para o crescimento da empresa, quando aplicada corretamente.

Porém, a venda entre indústrias é complexa, demora e normalmente o consumidor é alguém com muito conhecimento técnico e bastante exigente na hora de decidir a compra.

Nesse cenário, cabem as seguintes perguntas:

  • O que fazer para vender mais?
  • Como encontrar novos clientes e aumentar o faturamento?
  • Como montar um planejamento estratégico de marketing pode gerar mais vendas?

A resposta é simples: esteja onde seus clientes estão!

Aposte no mercado digital

A Internet deve estar sempre presente no seu planejamento estratégico de marketing industrial.

Isso porque, devido às facilidades geradas pela tecnologia e pelo fácil acesso a dispositivos móveis, ela é hoje a primeira fonte de pesquisa para qualquer pessoa ou empresa.

Com isso, os relacionamentos entre empresa e cliente não são mais os mesmos.

Porém hoje, para se destacar em meio a tanta concorrência, é necessária a diferenciação de cada negócio e o atendimento próximo e atencioso.

Além disso, as indústrias devem utilizar técnicas e estratégias de marketing que vão ao encontro dos novos hábitos de consumo.

Essas ações só podem ser realizadas quando a empresa sabe como montar um planejamento estratégico de marketing.

Dicas de como usar a Internet em seu planejamento estratégico de marketing industrial

Até agora te explicamos a importância de saber como montar um plano estratégico de marketing eficiente em sua empresa.

Agora chegou a hora de aprender a definir seu modelo de plano de marketing e vendas com algumas dicas simples. Confira:

Marque presença nas mídias sociais

Por meio das redes sociais você poderá estabelecer uma relação mais próxima e eficiente com seu cliente.

Afinal, é possível disponibilizar informações e conteúdos relevantes ao consumidor e, quando ele tentar contato, você poderá atendê-lo com mais rapidez.

Se você prestar um bom atendimento on-line para seus clientes, a possibilidade de você fidelizá-lo e fazer suas vendas aumentarem é grande.

Com uma boa reputação on-line, além da possibilidade de liderar o mercado, certamente sua empresa colherá ótimos frutos.

Invista em SEO

Os sites de busca, também chamados de motores, são os responsáveis por indexar e posicionar os melhores conteúdos disponíveis, a partir de determinadas pesquisas.

Isso leva um grande aumento de visibilidade para os sites posicionados.

Dentro disso, existe o SEO, um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos buscadores, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site.

Com a ajuda dessa prática, sua página virtual fica mais visível no google, facilitando o acesso a novos potenciais clientes.

Isso dá uma grande vantagem competitiva a sua empresa, fortalecendo seu planejamento estratégico empresarial.

Esteja presente em marketplaces

Marketplaces são a nova tendência do comércio online!

Tratam-se de plataformas de negócio onde o comprador consegue encontrar diferentes tipos de produtos de diversas empresas em um único lugar.

Eles podem ser verticais ou horizontais. Os verticais são especializados em uma categoria de produtos, ou em apenas um tipo de produto. Webmotors é um caso típico.

Os horizontais – MercadoLivre, por exemplo – são plataformas de negócio em que é possível encontrar de tudo.

A vantagem de se estar em marketplaces é enorme, principalmente por ser um portal, pensado na experiência do usuário, aumentando as chances da sua empresa conquistar novos negócios.

Muitos marketplaces ainda contam com um time responsável por auxiliar sua empresa a saber como vender mais, cuidando do marketing e da comunicação dentro e fora do ambiente.

Além disso, por estarem há muito tempo na Internet, quando alguém realiza uma busca, geralmente os motores de busca elencam seus resultados na frente dos concorrentes.

Portanto, é uma boa oportunidade de marcar presença e ser achado na web.

Está com seu plano de marketing pronto? Mãos à obra!

Ao longo do nosso conteúdo, te ajudamos a entender a importância de saber como montar um planejamento estratégico de marketing e como ele pode influenciar no aumento das suas vendas.

Além disso, te mostramos a diferença entre o marketing industrial e o de produtos de consumo.

Por último, te demos algumas dicas importantes para montar seu próprio plano de marketing e vendas.

Depois de tudo isso, é o seu momento de brilhar e criar um planejamento estratégico empresarial assertivo para atrair mais clientes e crescer no mercado!

E se quiser crescer ainda mais rápido, confira nosso guia definitivo de como vender mais!