Entenda o que é marketplace e saiba porque sua empresa deve investir em um

Saber o que é um marketplace irá te ajudar a entender porque esse tipo de plataforma de vendas é a atual tendência do mercado. Veja como funciona esse mecanismo e use-o para alavancar o sucesso da sua empresa agora mesmo!

Por meio de uma plataforma marketplace, sua indústria irá atingir o público de maneira mais direcionada, com maior chance de conversão e, consequentemente, aumentar de forma exponencial o seu faturamento.

Portanto, se você procura por formas de vender mais, é necessário entender o que é marketplace e apostar nessa tendência.

Segundo dados do e-commerce Brasil, o faturamento dos markeplaces em 2014 foi de R$9 bilhões.

Por conta do seu alto retorno, cada vez mais as empresas optam por investir neste segmento.

Apesar de ainda ser uma novidade no Brasil, o modelo de negócio já adquiriu seu espaço e adaptou-se ao mercado nacional, podendo ser encontrado em versões amplas, de diversos produtos ou segmentados por nichos.

Mas, de fato, o que é marketplace?

Trata-se de uma plataforma que tem sido bastante discutida no cenário nacional e internacional nos últimos anos.

Inclusive, é muito provável que você já tenha até comprado um produto ou visitado um marketplace na internet recentemente.

Para que você entenda melhor o que é marketplace e quais são as vantagens dessa plataforma de vendas, preparamos um artigo com informações sobre:

Mas afinal, o que é um marketplace e como funciona?

Basicamente, uma plataforma de marketplace funciona como um site ou aplicativo que possibilita o encontro on-line entre compradores e ofertantes de serviços ou produtos.

Estes sites podem ser direcionados para massas (diversos produtos e compradores de todos os tipos) ou segmentados para empresas (produtos ou serviços específicos, ex: Manutenção de ar-condicionado).

Estes últimos contam com a vantagem de trazer tráfego mais direcionado, por se tratar de um público específico de determinado segmento.

Para explicar de maneira simples o que é marketplace, podemos compará-lo a um shopping virtual.

Isso porque, assim como nos shoppings, os marketplaces contam com lojas on-line de diversas empresas em um mesmo local.

E aí, entendeu o que é marketplace?

Então conheça agora as vantagens de investir nesse tipo de plataforma de vendas!

Esteja na maior vitrine virtual

No Brasil, existem grandes marketplaces, como Submarino, Mercado livre e Olx.

Na maioria das vezes, os marketplaces são portais de empresas que já contam com um alto número de visitas mensais e que disponibilizam um espaço virtual para que outras companhias possam vender os seus produtos/serviços.

Por esse motivo, os marketplaces são considerados verdadeiras vitrines virtuais.

Isso porque é possível anunciar seus produtos e serviços com alta visibilidade para diversos compradores.

Baixo investimento inicial

O baixo investimento inicial é bom para qualquer negócio, e é esta umas das vantagens da plataforma de marketplace.

Isso porque o portal de vendas dispensa os gastos na construção e manutenção de um site do zero, bem como na divulgação.

Caso o desempenho não seja positivo, basta cancelar o contrato e encerrar a atividade, sem grandes prejuízos.

Geralmente, essas comissões são valores justos e os clientes não precisam pagar pela implementação da ferramenta em si, uma vez que o site já está em funcionamento.

Geralmente, o investimento é feito de duas maneiras:

Por comissão

A empresa paga uma porcentagem já estabelecida pelo site.

Contudo, ela só irá pagar se efetivar uma venda ou serviço por meio deste marketplace.

Por período

A empresa paga um valor mensal, trimestral ou anual definido pelo próprio site.

Obtenha altos retornos financeiros

Quando se descobre o que é marketplace é natural pensar nessa vantagem.

Isso porque, além de gerar lucro, não existe o custo do aluguel de uma loja ou o valor de salários de funcionários, portanto o retorno líquido cresce consideravelmente.

Além disso, o processo de criação de uma loja virtual do zero toma muito tempo até gerar resultados, pois é preciso conquistar a audiência e cobrir todos os investimentos iniciais.

Como na plataforma de marketplace toda a estrutura de venda está pronta, esse ponto de equilíbrio pode ser atingido mais rapidamente.

Dessa forma, o empresário que procura saber como vender em marketplace tem chances de obter maior faturamento, pois a probabilidade de conversão é maior.

Oportunidades de crescimento

Uma das grandes vantagens de entender o que é marketplace é conseguir oportunidades maiores de crescimento e faturamento.

Com o aumento de tráfego de usuários e o fluxo de vendas se tornando cada vez maior, você poderá realizar novos investimentos em seu negócio, possibilitando vantagens como:

  • A criação de barreiras de entrada para a concorrência em seu segmento;
  • Aumentar o conhecimento da sua marca;
  • Fazer com que sua indústria ganhe um enorme destaque.

Embora o marketplace ofereça diversas vantagens, vale ressaltar que é necessário que a indústria foque sua atenção em alguns pontos importantes, como:

  • Cadastro e categorização de produtos;
  • Qualidade das imagens;
  • Gestão de ofertas;
  • Escolha de um bom produto;
  • Identificação da melhor plataforma de marketplace para a venda dos seus produtos.

Apoio especializado

Fazer a administração de uma empresa não é uma tarefa nada simples, mas ter a oportunidade de possuir suporte de alguém pode ser um grande diferencial.

Por isso, além de saber o que é marketplace, é necessário saber quais oferecem suporte especializado aos lojistas virtuais.

Alguns possuem até mesmo auxílio técnico de acordo com o seu segmento de atuação.

Ex: Para oferecer assessoria para as empresas anunciantes, alguns marketplaces oferecem ferramentas que lembram das entregas, reduzindo os riscos de atrasos.

E o mais interessante é que muitos oferecem serviços inclusos na comissão paga. E estas são só algumas das vantagens do marketplace.

Vantagens do marketplace em relação ao e-commerce

Existem algumas diferenças entre estes dois modelos, começando pelo fato do custo.

Em um e-commerce é necessário construir do zero e realizar um investimento forte na divulgação até o seu público ter consciência da sua loja virtual.

Enquanto isso, o marketplace já está pronto e com um vasto fluxo de usuários.

Dentre vários pontos que divergem estes dois modelos, estão:

  • Formato da receita;
  • Formato jurídico;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Variedade e profundidade de produtos ou serviços;
  • Grau de abertura ou curadoria de novas lojas e produtos.

Uma das vantagens do marketplace é que é comum as empresas anunciarem em diversos deles a fim de aumentar as chances da conversão de vendas.

Essa estratégia não costuma ser utilizada em e-commerce.

Benefícios do marketplace para os consumidores

As vantagens do marketplace também são para o consumidor, pois ele faz sua pesquisa, compara, compra e paga com uma única transação em um único ambiente virtual.

Além disso, as entregas são individuais e ficam sob responsabilidade da empresa cadastrada na plataforma marketplace.

A concorrência entre as lojas de dentro da própria plataforma garante os preços mais baixos e o marketplace exige o padrão de qualidade necessário, tanto dos produtos quanto dos serviços que estão sendo oferecidos na plataforma.

Isso possibilita um maior poder de escolha ao usuário!

Sabe o que é marketplace? Então invista nessa plataforma!

Agora que já te falamos sobre marketplace no Brasil, explicamos as vantagens da plataforma de vendas e mostramos suas vantagens, chegou a hora de você investir neste modelo de negócio.

Por isso, aproveite a maior visibilidade e a capacidade de aumentar lucros dessa ferramenta e use-a agora mesmo em sua empresa.

Portanto, conte com esses benefícios e faça seu negócio crescer em pouco tempo.

E se tiver dúvida na hora de escolher a melhor plataforma, confira nosso conteúdo exclusivo sobre os melhores marketplaces!