Entenda o que é SEO e invista na otimização de sites para mecanismos de busca

Descobrir o que é SEO (Search Engine Optimization) irá te ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa na internet. Afinal, o conjunto de técnicas consiste na otimização de sites para mecanismos de busca, permitindo a sua empresa ser encontrada com mais facilidade nos principais buscadores, como o Google.

A internet fez com que a maioria das empresas precisasse se destacar em canais virtuais para encontrar e conquistar novos clientes.

Para isso, é necessário ter visibilidade on-line, ou seja, fazer esses potenciais consumidores te encontrarem com mais facilidade.

Dentro disso, é necessário entender que os locais mais utilizados pelas pessoas na hora de encontrar produtos ou serviços na internet são os mecanismos de busca – principalmente o Google.

E é aí que entra o SEO, um conjunto de técnicas cujo o objetivo é fazer sua empresa aparecer no topo das pesquisas destes buscadores.

Com isso, sua página virtual ganha cada vez mais visitantes, que podem ser convertidos em clientes fiéis.

E aí, quer saber o que é SEO e como usá-lo para otimizar seu site? Então confira esse conteúdo feito especialmente para você.

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E agora, confira os assuntos abordados em nosso texto sobre SEO:

O que é SEO?

Antes de explicar o conceito, vamos entender o que significa SEO.

A sigla vem do inglês e remete a Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas com o intuito de fazer um site ser encontrado com mais facilidade nos buscadores on-line.

Essa estratégia visa melhorar o rankeamento de páginas da internet, fazendo os usuários as encontrarem com mais facilidade.

Ou seja, se você entender o que é SEO e investir nesse conjunto de técnicas, são grandes as chances dos seus clientes te acharem no Google.

E aí, entendeu o que significa SEO? Então descubra agora porque sua empresa deve investir nessa estratégia!

Por que devo investir na otimização de site?

Como já entendemos o que é SEO, chegou a hora de saber porque essa prática é tão importante dentro do Marketing Digital.

Conforme já comentamos no início do texto, ser achado na internet é um dos principais objetivos de qualquer empresa atualmente.

Para isso, é necessário estar bem colocado nos buscadores on-line, local mais utilizado por pessoas a procura de produtos ou serviços na web.

Além disso, 90% dessas pessoas clicam apenas nos resultados da primeira página de um buscador.

E para sua empresa alcançar este posto, é importante investir na otimização de site, que deve ser feita de acordo com os critérios e padrões dos mecanismos de busca.

Isso porque o Google e seus concorrentes visam oferecer a melhor experiência possível aos seus usuários, fazendo com que eles sempre encontrem o que estão procurando.

Para isso, a empresa privilegia sites que, além de oferecerem o que seus usuários procuram, se preocupem com a qualidade dos conteúdos oferecidos.

Entre os critérios utilizados pelos mecanismos de busca ao posicionar um site em sua página de resultados, podemos destacar:

  • Palavras-chave utilizadas na página (termos referentes a busca do cliente. Ex: ventilador industrial);
  • Imagens utilizadas no site;
  • Qualidade dos conteúdos;
  • Responsividade do site (adaptação da página em diferentes plataformas, como computadores, celulares e tablets);
  • Links externos (quantidade de links do seu site em outras páginas da internet).

Ao trabalhar em cima desses padrões, suas páginas virtuais podem ganhar inúmeras posições nas páginas de resultados do Google e de outros buscadores.

Principais ferramentas SEO

Até aqui, você já deve ter entendido o que é SEO e qual a importância dessa estratégia em suas ações de Marketing Digital.

Por isso, chegou o momento de mostrar algumas das principais ferramentas SEO, para que você consiga investir na otimização de site.

Confira:

Escolher e aplicar as palavras-chave certas

Uma das principais ações de SEO é a otimização de palavras-chave, afinal esse é um dos principais critérios dos buscadores na hora de posicionar sites em seus resultados de busca.

Nessa fase, você deve entender como seu potencial cliente busca por serviços e produtos como os seus.

Para isso, use ferramentas como o Keyword Tool e o próprio planejador de palavras-chave do Google, que mostram variações de termos usados pelos internautas na hora de pesquisar sobre diversos assuntos.

Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa de peças de caminhão e está investindo na otimização do seu site.

Além de usar o termo “peças de caminhão” em todas as páginas, busque também usar todas as variações possíveis, como “acessórios para caminhão”, “peças caminhão preço” e todas as outras formas usadas por seus consumidores para buscar produtos semelhantes.

Os termos devem ser utilizados em todas as suas páginas, principalmente no Title e na Meta Description – o título e a descrição de uma página que aparece nos resultados dos mecanismos de busca, respectivamente.

Otimização de imagens

As imagens utilizadas em suas páginas on-line também influenciam nas posições ocupadas por elas nos resultados do Google.

Por isso, saber o que é SEO também significa entender a importância de usar imagens de qualidade em seu site.

O ideal é que, além de qualidade, todas elas sejam relacionadas aos assuntos e as palavras-chave das suas páginas.

Além disso, não esqueça de usar o Image Alt Text, ou imagem alternativa. Esse recurso é usado, basicamente, para descrever os elementos visuais da sua imagem.

Por meio dele, os buscadores conseguem vincular determinadas imagens às buscas relacionadas com o assunto.

Por isso, não esqueça de usar suas palavras-chave principais no Alt Text de suas imagens.

Através dessa otimização, você pode atrair visitantes pela SERP de imagens do Google.

Linkbuilding

Outra estratégia eficiente dentro do SEO é o linkbuilding. A técnica consiste em inserir links da sua página em outros sites.

Quanto mais citações sua página receber em sites confiáveis, maior relevância terá o seu endereço na internet.

Por isso, invista em fazer parcerias e até troca de links, fazendo com que seu site seja citado por diversas empresas.

Só não se esqueça de verificar se o site parceiro é qualificado, pois caso o contrário, o efeito dessa ação pode ser negativo para sua página.

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Entendeu o que é SEO? Use a estratégia e alavanque seus resultados!

Depois de entender o que é SEO, é hora de investir na otimização de sites para mecanismos de busca.

Essa estratégia é a melhor forma de aumentar a visibilidade da sua empresa na internet e conquistar novos clientes.

Por isso, não perca tempo e leve sua empresa ao topo dos principais buscadores on-line.

E se você quiser saber ainda mais sobre como usar a internet para atrair clientes e gerar negócios lucrativos, confira nosso conteúdo exclusivo sobre Marketing 4.0.