Público-alvo: o que é, qual sua importância e como definir em 5 passos simples

público-alvo

Público-alvo é o segmento de mercado ideal para o consumo do seu produto ou contratação de serviço. Definir corretamente é a base de ações de marketing e vendas de sucesso.

Quem são os consumidores da sua empresa? Se olhar atentamente para a carteira de clientes, com certeza vai perceber que eles reúnem características em comum.

Idade, gênero, localização ou escolaridade. Alguma coisa, ou mais de uma, é semelhante a todos nesse agrupamento de pessoas, ou pelo menos à maioria.

Quando esses pontos em comum são identificados, é aí que surge o público-alvo. Reconhecer esse segmento dos consumidores do seu produto ou serviço é a base do direcionamento das estratégias de marketing e vendas.

Quer saber mais sobre o que é público-alvo, qual sua importância e como fazer a definição? Continue lendo este conteúdo completo sobre o tema.

O que é Público-alvo

No marketing, público-alvo é ao mesmo tempo um conceito e uma ferramenta.

Enquanto conceito, ele representa um segmento de mercado mais propenso para o consumo de um produto ou contratação de serviço. Outros termos comuns são target, segmento-alvo e mercado-alvo.

Em outras palavras, é um grupo de pessoas com características semelhantes e mais afinidade com a marca. Isso porque, perfis comuns tendem a ter interesses e comportamentos parecidos.

De forma ainda mais clara, podemos dizer que esses perfis são um recorte de mercado mais interessado no que sua empresa tem a oferecer ou que mais busca o seu tipo de produto/serviço.

Já como ferramenta, o público-alvo funciona como uma espécie de bússola para as estratégias de marketing e ações de vendas. É o norte de todo planejamento e direcionamento de campanhas.

Segmentos de mercado

Se segmentos de mercado são recortes de acordo com determinados perfis com características comuns, resta saber quais são elas.

  • Geografia: A área de atendimento da sua empresa é fator importante para determinar qual público deseja atingir. Não faz sentido criar campanhas nacionais, por exemplo, quando só se atende em São Paulo;
  • Demografia: É o estudo do populacional no sentido quantitativo. Aqui tenta-se entender características como idade, gênero, renda, escolaridade, profissão, etnia entre outras coisas;
  • Psicografia: Se a Demografia busca o quantitativo, a psicografia estuda o qualitativo. Isso é, valores, interesses, desejos, estilo de vida, tendências políticas etc;
  • Comportamento: No sentido mais técnico do marketing, os dados do comportamento compreende relação mais direta com a empresa. Fidelização, satisfação, estágio de funil, propensão e outras variáveis.

B2B X B2C

Os mercados B2B, comércio entre empresas, e B2C, empresas e consumidor final, guardam suas particularidades. Não seria diferente no quesito público-alvo.

Apesar dos princípios serem os mesmos, para o B2B é preciso focar nas características das instituições. Número de funcionários, nacionalidade, faturamento e cultura são alguns dos tipos de variáveis consideradas.

Público-alvo x persona

Esses são conceitos bastante conhecidos no marketing. Apesar de serem próximos, não se tratam da mesma coisa.

A persona, no marketing, é um personagem criado do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é resumir todas as características de um comprador perfeito.

Na prática, enquanto o público-alvo reúne informações mais generalizadas (ex.: Faixa Etária: 18 a 25 anos; Escolaridade: Ensino Médio completo etc.), a persona traz definições específicas (Jorge, 23 anos, representante comercial).

Qual a importância do Público-alvo

Mas, afinal, por que definir o público-alvo é assim tão importante?

Na prática, essa ferramenta pode sim determinar o sucesso ou o fracasso de uma campanha ou, em último caso, até mesmo de uma empresa. Não à toa, é considerado uma das bases do marketing.

Isso porque, é a partir dessa definição que se estrutura toda a estratégia de divulgação e vendas de uma empresa. Quais canais utilizados, investimentos, linguagem, estética, enfim, todo direcionamento parte daqui.

Canais de comunicação

Acessar seu público só é possível quando se entende em quais canais ele está presente. Onde consome conteúdo, em quais fontes confia, onde passa seu tempo.

Mesmo a melhor das campanhas com alto investimento não tem chances de sucesso se não for feita nas plataformas corretas.
Identidade e linguagem
Gírias ou termos formais? Referências Geeks ou artes plásticas? Entender seus consumidores é saber como e o quê eles comunicam.

Falar da mesma forma e sobre as mesmas coisas é a melhor maneira de gerar conexão.

Produção de conteúdo

Já ouviu falar que o conteúdo é a “moeda do século 21”? Essa é opinião de muitos empresários e especialistas do marketing. Por isso, o marketing de conteúdo é sua principal oferta para atrair a atenção do público.

Quando se define o público-alvo, entendendo assim seus desejos e necessidades, sua linguagem e interesses, a produção de materiais se torna muito mais assertiva.

Campanhas de Redes Sociais

Outro aspecto importante da definição do segmento-alvo são as campanhas em redes sociais, especialmente plataformas como o Facebook Ads e Instagram Ads.

Isso porque nessas redes as campanhas são criadas com base nas definições de público, isso é, o algoritmo das ferramentas direciona os anúncios de acordo com os dados selecionados pelo criador.

Produto

Muito além do marketing e vendas, esse tipo de dado pode auxiliar e contribuir até mesmo nas melhorias do produto.

Afinal, agora você entende melhor seus clientes, suas necessidades e como satisfazê-las. Mais ainda, suas especificidades e preferências para design e personalização.

5 passos para definir o Público-alvo

Se o conceito e a importância já estão claros, é hora de partir para o entendimento prático de como definir seu público-alvo.

Muitos caem no erro de acreditar que seu produto “é para todo mundo”, mas isso quase nunca é verdade. Portanto, seguir um método e ser específico são dicas muito importantes aqui.

Em 5 passos simples, trazemos aqui instruções iniciais para começar essa pesquisa. Sempre lembrando que, contar com a ajuda de especialistas em marketing é muito importante neste momento.

Comece pelo produto

Pode parecer besteira, mas é crucial começar esse esforço internamente. Nem todos empresários realmente entendem seus produtos ou serviços, que tipos de problemas ele pode resolver ou que tipo de desejos pode satisfazer.

Sem entender a que sua empresa pode atender, é impossível compreender quem está a procura dessa solução.

Não chute, use dados

Durante toda a estruturação do processo e da pesquisa, é necessário ser absolutamente científico. Use dados já disponíveis da sua carteira de clientes e base de leads.

Não tente adivinhar neste momento. Essa definição é uma ciência exata feita com base em informações já disponíveis no mundo real.

A concorrência pode ajudar

Outra fonte valiosa de dados são seus concorrentes. Afinal, eles estão disputando o mesmo segmento de mercado que você.

Faça engenharia reversa, pesquisas, benchmarking e outros tipos de estudos a partir deles.

Faça pesquisas

Após ter uma ou mais hipóteses levantadas, teste na prática por meio de pesquisas de mercado. Essa não é a única, nem a principal, função dessa busca, mas pode ser uma forma de confirmar e reajustar pontos críticos logo no início.

Coloque seu produto e a capacidade dele de atender às necessidades do seu público a prova. Colha e analise o retorno para encontrar as respostas.

Espalhe o resultado

Uma vez que o público-alvo foi devidamente pesquisado, testado, estudado e definido, é importante espalhar a notícia.

Especialmente os departamentos da empresa que trabalham diretamente o contato com o público. É necessário ter essas informações na ponta da língua e gravadas na memória. Assim, a assertividade mencionada pode realmente acontecer.

Ferramentas úteis

A missão de definir o público-alvo pode não parecer simples, mas por sorte existem ferramentas que podem contribuir.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta do Google para análise de tráfego em sites. Nele você encontra informações demográficas, geográficas e de interesses dos usuários que já têm algum contato com sua empresa.

Audience Insights

Já no Facebook e suas outras redes sociais, a ferramenta que pode contribuir é o Audience Insights. Com ela você tem acesso às informações presentes nos perfis de seus potenciais consumidores.

Plataforma de automação

Para quem já trabalha com plataformas de automação e conta com sua própria base de leads, essa é uma grande oportunidade de coletar dados relevantes sobre o público já em contato com a marca.

Formulários

Prefere a moda antiga? Formulários, onlines ou físicos, continuam sendo uma forma possível e eficiente de colher esses dados. Mas, preste atenção, pesquisas precisam ser desenvolvidas por profissionais experientes para ter eficiência.

Mais assertividade em suas estratégias

Neste conteúdo entendemos que o público-alvo é o segmento de mercado mais propenso para o consumo de um produto ou contratação de serviço.

Ao mesmo tempo, também é uma ferramenta que dá base ao planejamento de todas as ações de marketing e vendas da empresa. Contribuindo com as definições de linguagem, canais de comunicação, produção de conteúdo entre outras coisas.

Para alcançar essa assertividade, entenda seu produto, use dados reais, pesquise a concorrência e teste na prática. Ferramentas de tráfego e gerenciamento de leads podem ajudar.

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