O que são Web Stories? Aprenda a criar conteúdos inovadores para sua audiência

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Os Web Stories são conteúdos com informações fáceis e rápidas no formato de redes sociais para se consumir durante a navegação no Google Chrome. Descubra como esse ativo pode atrair novos públicos para sua empresa.

Os Web Stories podem ser usados de maneira estratégica para captar visitantes para o site e aumentar o engajamento da sua audiência.

Esses ativos podem ser gerados por meio de programação ou fazendo o uso de plugins de criação que facilitam todo o processo.

O novo formato aproxima projetos de SEO à dinâmica dos conteúdos de redes sociais, atraindo novos usuários e priorizando o mobile.

Para saber mais sobre Web Stories, seus benefícios, como fazer e ferramentas úteis, acompanhe o conteúdo.

O que são Web Stories?

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Web Stories, também conhecidos como Google Web Stories, são conteúdos no formato stories, já consolidado em redes sociais como Instagram e Facebook.

Os stories aparecem no navegador do Google visualizados pelo smartphone e preenchem a tela inteira do dispositivo.

Diferentemente do Instagram, no Google há mais possibilidades de divulgação, já que o objetivo é melhorar a experiência do usuário ao consumir conteúdos na web.

Com um estilo de carrossel e textos acompanhados de vídeos ou imagens, os elementos visuais ganham destaque como opção mais dinâmica aos artigos de blog.

Como usar o Web Stories

Para criar Web Stories é preciso realizar certas configurações no site que possibilitem esse formato de conteúdo. 

Desta maneira, os stories são exibidos em uma seção no site e que também são encontrados como resultado de busca.

Existem algumas ferramentas para produzir esses ativos, entre elas se destaca o plugin para o WordPress.

Benefícios de criar Web Stories

Esse recurso surge como alternativa de formato mais dinâmica para o Marketing de Conteúdo, possibilitando alcançar novos públicos no navegador.

Mas não apenas isso, existem outros benefícios. Confira: 

Monetização

A monetização é a capacidade de um site gerar receita e transformar o seu tráfego em dinheiro.

Como o Google tem um potencial enorme de gerar engajamento e vendas, é possível monetizar os stories inserindo anúncios no conteúdo.

Pode ser feito por meio da divulgação dos links de condição afiliado ou por venda direta em Google Ads.

Link Building

O link building são links inseridos no conteúdo que apontam para outros sites ou até mesmo para o próprio site. Essa estratégia é um dos pilares para SEO. 

Com os stories é possível aplicar a linkagem fortalecendo uma página nos critérios de posicionamento.

Mensurável

Os resultados e desempenho dos Web Stories são mensuráveis diretamente pelo Google Analytics.

Desta maneira, é possível visualizar em detalhes a origem de cada acesso, tempo de visualização e outras métricas importantes.

A mensuração é necessária para obter mais controle sobre as publicações e utilizar insights para otimizar os stories futuros.

Interativo

Os stories são conteúdos com mais possibilidade de interação: com enquetes, links e formulários. 

Além disso, o alto impacto visual é perfeito para estimular a interação e outros tipos de engajamento. 

Autoridade da marca

Usar esse formato de conteúdo é uma maneira de ganhar, de forma rápida e prática, destaque no Google. 

Assim, o aumento na autoridade da marca é consequência óbvia natural do alcance em novos públicos. 

Indexável pelo Google

Os Web Stories seguem regras semelhantes às de SEO para serem indexados e ranqueados. 

A diferença é que com esse formato a indexação é mais rápida devido os poucos elementos inseridos os quais facilitam o escaneamento dos robôs do Google.

Dicas para criar Web Stories

Existem as melhores práticas para conquistar a atenção do público para esse novo formato de conteúdo. 

Abaixo, segue alguns elementos para que os stories ganhem destaque:

Crie uma boa narrativa

A narrativa é o que cria conexões entre todas as telas dos stories. 

Por isso, o assunto e como é contado precisa de uma perspectiva que faça com que o usuário sinta vontade de avançar para os próximos cards com o mesmo interesse do início. 

Seja criativo no design

O apelo visual é a chave para atrair, de primeira, a atenção do público. Para isso, é preciso valorizar o design buscando o formato mais agradável de ser lido.

Também é importante trabalhar com textos curtos, otimizando espaço para que as imagens e vídeos não atrapalhem a leitura. 

Um bom design para esse recurso deve conter: 

  • Imagens e vídeos em alta resolução;
  • Vídeos curtos;
  • Logotipo em versão reduzida e clara;
  • Call-to-action específico.

Atenção na Copy

O visual chama a atenção e o texto a prende. A copy, ou seja, o texto do Web Stories, deve ser de fácil entendimento e com poder de engajamento.

Aplicar algumas técnicas de copywriting aumenta a taxa de engajamento e conversão de novos leads.

Principais técnicas de copy:

  • Crie títulos atraentes;
  • Escreva de forma simples e direta;
  • Fuja da repetição de palavras;
  • Evite termos que dificultem a leitura;
  • Abuse das figuras de linguagem;
  • Opte por verbos de ação;
  • Escolha a voz ativa.

Fique de olho no SEO

As regras de SEO também se aplicam aos Web Stories, uma vez que este não deixa de ser também uma página da web.

As recomendações oficiais da documentação de SEO do AMP Stories são:

  • Desenvolva conteúdo de alta qualidade;
  • Utilize títulos curtos;
  • Inclua textos alternativos nas imagens;
  • Inclua legenda nos vídeos;.
  • Possibilite a visualização desktop;
  • Trabalhe com imagens do tamanho adequado;
  • Inclua logotipo;
  • Utilize a metatag og:image.

Passo a passo para encontrar os Web Stories

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Para visualizar os stories no Google, é preciso acessar o próprio aplicativo Google, pelo celular. 

Em seguida, deve surgir a aba ‘’Discover’’ onde mostra os conteúdos que o buscador entende ser de seus interesses. 

Logo abaixo se encontra a seção ‘’Stories‘’ com os Web Stories também de seu interesse.

O Marketing para Indústria tem sua própria seção de Web Stories, com assuntos sobre marketing, vendas, negócios e outros que ajudam a sua indústria a atingir o seu melhor. 

Acompanhe os Web Stories clicando aqui!

Inove nos conteúdos

O Web Stories é o formato de conteúdo mais inovador do momento, ele se distribui de maneira orgânica para o público no navegador Google Chrome. 

Esse recurso traz para as estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo uma nova possibilidade de relação mais veloz e interativa com o público.

Por isso, apostar nesse tipo de conteúdo é uma excelente estratégia para a sua indústria. 

Continue acompanhando o Marketing para indústria, e fique por dentro de outras estratégias que potencializam os resultados empresariais.