Plano de marketing B2B: saiba como montar um para aplicar na sua indústria com eficiência

plano de marketing

Plano de marketing B2B é o que uma indústria precisa ter se quiser crescer de maneira inteligente, duradoura e consistente. Quer entender mais sobre o assunto? Então este conteúdo é para você.

Você sabe quais são as metas da sua empresa para que ela consiga crescer de forma saudável e constante, mesmo diante de obstáculos?

É essencial ter metas claras, indicadores-chave de mensuração (KPIs) bem estabelecidos, conhecimento profundo do seu público-alvo e em quais canais de comunicação deve apostar se quer que sua indústria tenha sucesso.

Isso porque sem um plano consistente e baseado em dados claros e reais, é impossível trabalhar de forma estratégica.

O que traz uma visão de negócio para curto, médio e longo prazo.

E é aí que entra o plano de marketing B2B! Confira o que produzimos para você sobre o assunto:

O que é o Marketing B2B?

B2B significa “Business to Business”, ou seja, trata-se de empresas que fazem negócios com outros negócios. Diferente de empresas B2C que vendem diretamente para quem vai consumir o produto/serviço.

Para deixar mais claro, B2B são empresas (CNPJ) que fazem negócios com outras empresas (CNPJ) e não com consumidores finais (CPF).

Ou seja, esse segmento pode trabalhar com os seguintes formatos:

  • transformação — indústria vende para outra indústria;
  • distribuição — indústria vende para distribuidor;
  • revenda — distribuidor vende para revenda.

Sendo assim, quando falamos de marketing B2B, estamos nos referindo à estratégias, técnicas, ações e ferramentas de marketing que são usadas para esse modelo de atuação.

As técnicas do marketing B2B não se diferem tanto das empregadas no marketing B2C. Porém, existe uma diferença muito importante.

Enquanto pessoas físicas tomam suas decisões com base em quesitos como popularidade do produto, status, identificação com a marca e outros fatores emocionais, os compradores B2B são mais objetivos e racionais.

O que importa para eles é, principalmente, o retorno sobre o investimento e o custo-benefício do que está sendo comprado.

Benefícios do plano de marketing B2B

O plano para marketing B2B é um planejamento usado de guia para que a empresa conquiste os melhores resultados possíveis com seus produtos ou serviços.

Ele torna possível ter claro quais são as estratégias que serão executadas para alcançar resultados ainda melhores no faturamento, na captação de leads e na visibilidade da indústria.

Por isso, o plano de marketing B2B é uma das etapas mais importantes de todo o processo, pois é ele que irá direcionar ações, prazos, canais de atuação e assim por diante.

Como montar um plano de marketing B2B eficiente?

Para montar um bom plano de marketing B2B é preciso levar algumas questões em consideração, as quais direcionam o sucesso do seu planejamento.

Então, vamos lá! Vamos te ensinar como montar um plano para marketing de sucesso!

Estabeleça seus objetivos

Todo plano de marketing deve começar com um objetivo. Isso porque ele é a meta a ser alcançada.

Para estabelecer essas metas, vale montar o seu OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português),uma metodologia de gestão muito usada por empresas no Vale do Silício.

Resumidamente, pode-se dizer que é uma fórmula para definir metas.

Para estabelecer seu OKR, existem dois principais componentes:

  • Objetivos (O): declaração resumida da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo precisa ser bem descrito para que as pessoas imaginem o quão impactante será alcançá-lo;
  • Resultados-chave (KR): metas que impactam no resultado direto do objetivo, caso ele seja alcançado com sucesso.

Só que para chegar nesses objetivos, você primeiro precisa colocar algumas questões em prática. São elas:

  • Seja específico, trabalhe com objetividade e clareza;
  • Mensure dados e acompanhe seus KPIs para entender seus resultados constantemente;
  • Estabeleça prazo de duração de cada atividade;
  • Trabalhe com uma meta realista e alcançável;
  • Seja coerente com os objetivos gerais do negócio.

Vamos te dar um exemplos de boas metas para multinacionais e empresas B2B:

  • Aumentar em 30% o faturamento anual com vendas online;
  • Ampliar em 45% o número de carrinhos fechados no e-commerce em 3 meses;
  • Promover otimizações SEO em 70% das páginas do site em 1 mês.

Faça um acompanhamento constante dos seus KPIs

No tópico anterior te falamos sobre a importância de trabalhar com OKR. Agora, vale dizer que os KPIs são essenciais para medir o desempenho do que você projetou como meta.

No meio digital, o KPI tem um papel ainda mais importante: proporcionar insights para otimizações durante as campanhas.

Então, depois que tiver suas métricas bem definidas, é possível e necessário acompanhar em tempo real se uma ação está ou não performando de acordo com as expectativas.

Em caso negativo, você pode alterar o que for necessário imediatamente.

Vale dizer que seja no aumento de vendas, na geração de leads ou no ROI (retorno sobre investimento), os KPIs ajudam a criar estratégias inteligentes e gerar relatórios importantes para tomadas de decisões.

Conheça a fundo o seu público-alvo

Um dos pilares essenciais para um bom plano de Marketing B2B é a definição clara do seu público-alvo, ou seja, o consumidor final.

Afinal de contas, com quem a sua empresa está conversando? Para quem ela quer vender?

No setor B2B é comum vir à cabeça a ideia de que as comunicações precisam ser feitas de maneira formal e rígida, com o objetivo de impressionar outras empresas.

Porém, esse pode ser um caminho problemático para as suas estratégias de Marketing Digital, por exemplo.

Lembre-se que mesmo querendo vender para uma indústria, você ainda está gerando comunicação de pessoa para pessoa.

Por isso, uma das principais dicas para definir seu público é investigar quem são os tomadores de decisões dessas empresas com quem você quer se relacionar e gerar oportunidades de negócio.

Vale, então, você montar um documento que contenha as seguintes informações:

  • cargo dessas pessoas;
  • quais são as principais dificuldades profissionais;
  • os objetivos delas.

Isto feito, pense em como a sua empresa pode ajudar durante essa jornada.

E é necessário analisar também quem são essas personas na vida pessoa

  • Em quais redes sociais elas compartilham conteúdos?
  • Qual é o tom de linguagem mais assertivo?
  • Qual o tipo de mídia mais consumida?
  • Quanto tempo elas passam na internet?

Assim você vai ter um mapa completo da sua persona e saberá exatamente como se comunicar com ela.

Aposte nos canais ideais para sua estratégia

A partir da definição de público-alvo é possível esclarecer quais são os canais de comunicação mais viáveis e assertivos para colocar em prática o seu plano para marketing.

Eles podem ser os seguintes:

  • Redes Sociais (Pinterest, Youtube, LinkedIn, Facebook, Instagram, TikTok);
  • E-mail marketing;
  • Infoprodutos (Infográficos, E-books, materiais online, curso virtual);
  • Marketing de Conteúdo;
  • Campanhas de Google Ads;
  • Blog e assim por diante.

Crie campanhas e se preocupe com o seu posicionamento

Por fim, mas não menos importante, é necessário elaborar quais serão os temas das suas campanhas e como a sua marca irá se posicionar na internet.

Para isso, é necessário definir o tom da linguagem que será utilizada, quais as datas que serão trabalhadas em conteúdos, os assuntos que serão abordados e assim por diante.

Plano de marketing B2B é o que sua indústria precisa para crescer com qualidade

Se você leu o conteúdo até aqui, ficou claro que para ter sucesso para sua indústria é necessário, em primeiro lugar, ter um plano de marketing bem desenhado para direcionar as ações do negócio como um todo.

Caso contrário, você poderá gastar tempo e dinheiro sem chegar a lugar nenhum.

Então, trabalhe de forma estratégica e inteligente, crie um bom plano e adapte o que for necessário ao longo do tempo, sempre visando melhores resultados.

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