Saiba como fidelizar clientes com o pós-venda para e-commerce

Pós-venda para e-commerce é um conjunto de ações voltadas para o cliente que finaliza uma compra. Saiba como a sua loja pode desenvolver uma relação com o consumidor e fidelizá-lo com sucesso.

Com os hábitos de consumo dos clientes mudando a todo tempo, é preciso que as empresas busquem por novos meios de fidelização. Afinal, é mais caro conseguir um cliente novo do que manter um antigo. 

Sendo assim, as marcas precisam pensar em abordagens de captação e venda eficientes para não perder os contatos de sua carteira. Mas, além disso, se tornou fundamental levar em consideração também o pós-venda.

Isso porque, depois de passar por uma experiência de compra, o consumidor pode escolher comprar em outra loja ou seguir com a que já conhece. O que influencia essa decisão é toda a vivência que ela teve com a empresa. 

Por esse motivo, o pós-venda para e-commerce virou uma estratégia chave para os empreendimentos que querem manter seus clientes por perto. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

O que é pós-venda?

O pós-venda é uma abordagem comercial que foca nas pessoas que já realizaram uma compra em determinada empresa. 

Essa estratégia tem como principal objetivo estabelecer uma relação mais próxima e duradoura entre marca e cliente. Ou seja, são ações voltadas para fidelização que ocorrem por meio de um contato mais direto. 

Além disso, o pós-venda busca uma troca mais transparente, possibilitando que o consumidor passe feedbacks, esclareça suas dúvidas e conte para a organização um pouco mais de sua vivência. 

Como o pós-venda para e-commerce funciona na prática

O pós-venda para e-commerce funciona com algumas particularidades que demandam atenção das lojas. Isso porque, ao adquirir um produto, o consumidor pode ter algumas dúvidas e precisar de um suporte maior. 

Essa assistência pode ser oferecida pela empresa em duas formas diferentes, são elas:

  • Pós-venda ativo: o vendedor entra em contato com o cliente após a venda e se coloca a disposição para eventuais problemas ou dúvidas;
  • Pós-venda receptivo: o comprador procura a empresa para sanar dúvidas, confirmar recebimento, fazer elogios ou críticas.

É importante levar em consideração que, essas duas abordagens podem ser realizadas pela loja. No entanto, é importante que os canais de comunicação sejam funcionais para evitar problemas no contato. 

Benefícios do pós-venda para e-commerce

Investir em ações específicas para pós-venda traz inúmeras vantagens para a loja. Isso porque, construir uma relação duradoura com o consumidor é uma garantia de que ele pensará na empresa quando precisar realizar uma nova compra.  

Vale lembrar que, é mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar com os que já conhecem a loja e estar mais abertos a continuar com ela. Confira mais sobre esse e outros benefícios:

Ajuda na retenção de clientes

A retenção é uma estratégia eficiente para conquistar mais vendas, uma vez que, ao ter uma boa experiência com uma empresa, o consumidor sente mais confiança em continuar comprando dela. 

Sendo assim, oferecer um atendimento de qualidade, prestar todo o suporte necessário e mostrar que a marca se preocupa com o bem-estar do consumidor é a forma ideal de construir uma relação saudável.

Além disso, é uma oportunidade de transformar o cliente em defensor da marca e potencializar o Marketing por Indicação, uma vez que as pessoas gostam de compartilhar suas vivências com seu ciclo social.

Eleva a reputação da marca

Ainda no tópico de compartilhamento de experiências, se tornou um hábito comum os consumidores falarem sobre as empresas no ambiente online. 

Seja por meio de comentários nas redes sociais, avaliações na loja ou reclamações em sites especializados no assunto.

Portanto, ter um atendimento que ajude o consumidor a sanar suas dúvidas é uma forma de mostrar também para as outras pessoas que a marca é confiável.

Possibilita novas oportunidades de venda

Com uma autoridade bem construída, dentro e fora do ambiente online, a loja conquista novos clientes que a conheceram por meio de outras pessoas. Com isso, chegam até a empresa, leads já qualificados e com uma alta taxa de conversão.

No entanto, é importante que a empresa tenha uma padronização em seu atendimento para que esses novos clientes também tenham uma experiência positiva.

Dicas de pós-venda para e-commerce eficiente

Agora que você já sabe o que é pós-venda para e-commerce e seus benefícios, chegou a hora de colocá-lo em prática. Para isso, é fundamental que a loja conheça bem sua base de contatos de clientes. 

A partir disso, é possível implementar ações ainda mais assertivas e que fazem diferença. Confira as principais dicas que separamos para você:

Capacite a equipe

O suporte ao cliente é uma das ações mais importantes quando falamos em pós-venda. Por esse motivo, é fundamental ter uma equipe capacitada que consiga passar segurança e resolver as questões dos consumidores.

Afinal, entrar em contato com uma empresa e não conseguir ter seu problema solucionado é um dos principais motivos que fazem uma pessoa desistir de continuar a comprar de uma empresa

Aprimore a logística

Após um consumidor finalizar sua compra, a loja precisa se certificar de que o produto chegue ao seu destino em perfeito estado e sem problemas de transporte. 

Para isso, é necessário que a logística da empresa seja constantemente avaliada para que eventuais erros sejam evitados. Com isso, o cliente não sai prejudicado e o e-commerce conquista ainda mais sua confiança.

Ofereça benefícios

Para estimular o engajamento e potencializar a fidelização, a empresa pode oferecer benefícios exclusivos, programas de fidelidade ou itens promocionais. 

Ações como essas ajudam a estreitar ainda mais os laços entre consumidor e empresa e tornam a relação ainda mais exclusiva e benéfica para o cliente. Além disso, é uma forma de mostrar que a marca se importa com seu público.

Personalize o atendimento

Um atendimento personalizado encanta o consumidor e mostra que a empresa está ali para fazer parte do seu dia a dia e busca oferecer uma experiência única. Portanto, ações personalizadas são uma forma eficiente de conquistar ainda mais os clientes. 

O Nubank, por exemplo, envia e-mails todos os anos para comemorar o aniversário das pessoas que utilizam o banco. Pode parecer algo simples, mas demonstra que a marca se lembra de seu consumidor. 

Escute os feedbacks

Não adianta colocar em prática todas as estratégias possíveis, se a empresa não leva em consideração o fator mais importante: a opinião de seus consumidores. 

Por esse motivo é fundamental colher e analisar em detalhes os comentários, avaliações, elogios e reclamações que os clientes têm. A partir disso, a marca consegue identificar pontos de melhoria e até mesmo novas possibilidades de crescimento.

Isso pode ser feito por meio de:

  • Comentários nas redes sociais;
  • Avaliações o site;
  • Feedbacks nos atendimentos;
  • Pesquisas de satisfação.

Fidelize seus consumidores com pós-venda para e-commerce!

Pós-venda para e-commerce é um conjunto de ações voltadas para o consumidor que já adquiriu um produto ou serviço de uma empresa. Essa estratégia foca em melhorar a experiência do cliente e busca pela fidelização.

Na prática, essa abordagem ocorre por meio de atendimentos e trocas de mensagens onde a empresa presta todo o suporte necessário ao cliente. Com isso, é possível observar se existe alguma dúvida a ser respondida e dar continuidade a relação entre empresa e cliente.

Para isso, é necessário construir escutar os feedbacks dos consumidores, prestar atendimento de qualidade e se certificar de que os processos do empreendimento estão sendo realizados com eficiência.

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