7 dicas para criar um relatório de marketing ideal para sua indústria

Relatório de marketing

Relatório de Marketing é um documento de gestão que apresenta uma coletânea de dados e resultados de diferentes estratégias e canais utilizados pela empresa. Entenda a importância desse recurso e os benefícios que pode trazer.

Monitorar as aplicações e resultados de qualquer estratégia de Marketing ou gestão é necessário para entender seus resultados.

Ao utilizar um Relatório de Marketing bem estruturado a empresa garante transparência e controle sobre suas ações. Tornando suas movimentações mais assertivas para colaboradores e clientes.

Afinal, com essa ferramenta é possível visualizar as atividades que foram bem sucedidas e as que precisam ser revisadas. 

Para criar esses relatórios é preciso entender quais informações são relevantes e quais ferramentas de apoio são fundamentais. 

No conteúdo vamos detalhar o que é um Relatório de Marketing, sua importância e como desenvolvê-lo com eficiência. 

O que é um Relatório de Marketing?

O Relatório de Marketing é um documento que representa a empresa. Isso porque ele mostra a direção que as ações de marketing estão indo, e consequentemente, os resultados adquiridos. 

Um bom relatório fornece dados capazes de orientar os times em relação às estratégias, tomadas de decisão e como agir em eventuais dificuldades. 

É crucial que as informações incluídas tenham relação com o sucesso da empresa. Ele deve apresentar seu propósito e os objetivos que o empreendimento deseja alcançar. 

O Relatório de Marketing traz o desempenho das ações passadas a fim de melhorar as ações futuras.

Qual a importância de criar um Relatório de Marketing?

O Relatório de Marketing permite identificar os melhores retornos dos canais e campanhas que estão sendo usados. Além de mostrar o que precisa ser mudado para alcançar o resultado esperado. 

Sua principal importância é: analisar regularmente os resultados para ajustar continuamente as ações. 

Esse é um documento que pode ser utilizado a fim de demonstrar a potenciais parceiros quais são as forças da empresa e os motivos pelo qual vale a pena investir nela.

Isso porque estão reunidos os resultados obtidos e quais são os planos de ação para futuras estratégias.

Assim como, quais são os objetivos da marca e onde ela está disposta a mudar para evoluir.

Ou seja, as vantagens de criar um Relatório de Marketing, são:

  • Apresentar despesas de Marketing;
  • Conseguir um orçamento maior;
  • Descobrir quais canais de comunicação funcionam;
  • Explorar recursos de Marketing;
  • Antecipar a solução de problemas.

Como desenvolver um relatório de marketing?

Falamos que é importante entender o objetivo do relatório para incluir apenas as informações relevantes. 

Mas afinal, como criar um relatório de marketing eficiente e prático que atenda às suas necessidades? Acompanhe:

Trace metas

Definir as metas da empresa é o primeiro passo para desenvolver um documento que traga resultados positivos. 

Esse é o momento em que a equipe tem a perspectiva real dos objetivos do empreendimento para que então saibam quais as próximas etapas.

As metas devem ser claras e com isso devem incluir:

  • Receita mensal ou anual;
  • Tráfego mensal;
  • Leads atraídos do mês;
  • Taxa de conversão.

Integre ferramentas

Ferramentas são essenciais para otimizar a coleta de dados que são apresentados no Relatório de Marketing. As integrar é uma maneira eficaz de agrupar os dados e facilitar o preenchimento do documento.

Desta maneira as informações ficam correlacionadas, ajudando na visualização, e em alguns casos, sendo até preenchidas automaticamente. 

Os principais recursos utilizados para um Relatório de Marketing, são: 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que realiza a análise detalhada de sites e blogs. 

Com ela a empresa é capaz de extrair métricas relacionadas a fase de atração dos visitantes online.

Os principais dados obtidos são: 

  • Número de visitantes;
  • Visitantes recorrentes e novos;
  • Páginas mais acessadas;
  • Origem dos visitantes;
  • Principais canais de acesso.

Google Data Studio

A plataforma Data Studio do Google é facilmente integrada a outras ferramentas como o Planilhas Google, Google Ads, MySQL e muitos outros.

Ela possibilita visão macro de todos os dados coletados de uma forma simples e rápida.

Defina as principais métricas

É indispensável que o Relatório de Marketing entregue as métricas certas. Para isso, é preciso definir quais são os dados mais importantes para o dia a dia dos times de Marketing. 

Nesse momento defina as métricas que mais fazem sentido para o time, como:

  • Taxas de conversão;
  • Canais utilizados;
  • Campanhas ativas.

Faça análises recorrentes

Após definir as métricas é possível avançar ao próximo passo que é verificar detalhadamente o que proporcionou cada resultado.

Para ter um relatório mais eficaz, o ideal é que a análise seja feita com certa frequência para a atualização dos dados do Relatório de Marketing. 

Essa frequência pode ser diária, semanal, mensal, semestral, pois vai depender do objetivo do documento.

Escute os feedbacks do público

Feedbacks concedem à empresa grandes chances de melhoria em aspectos que talvez ela nem se dê conta. 

Escutar o que o público tem a dizer a respeito das campanhas que chegam até eles é ótimo para entender o andamento das estratégias de comunicação. 

Desenvolva modelos de relatórios

Ter um modelo de relatório de marketing pronto é uma excelente maneira de economizar tempo na produção. 

Ao desenvolver um modelo, salve-o e use em todas apresentações, mas não se esqueça de atualizar os dados.

Priorize dados importantes

É claro que em todo relatório os dados inseridos são importantes. A dica aqui é medir as informações mais valiosas do relatório e apresentá-las primeiro. 

Desta maneira é possível prender a atenção dos ouvintes com mais facilidade.

Como os relatórios de marketing podem ser apresentados?

Agora que sabe como desenvolver um Relatório de Marketing eficiente, anote as dicas de como apresentá-lo. 

Seja objetivo

Uma apresentação que fica dando voltas e se perde com facilidade é desgastante para quem a ouve. 

Por isso, busque ser objetivo e explique detalhadamente todos os pontos, mas sem perder o foco.

Tenha boa comunicação

A maneira de passar as informações deve ser simples e direta, como falamos acima. Por isso, entenda quem é o receptor e quais informações são de fato necessárias.

Apresente as ferramentas

Para que os colaboradores utilizem as ferramentas escolhidas é preciso que eles estejam cientes de como cada uma delas funciona.

Sendo assim, apresente os recursos escolhidos e capacite todas as equipes envolvidas.

Detalhe as ações

É essencial detalhar cada ação do relatório, tanto as que foram realizadas como as que foram definidas para uma nova estratégia apresentada. 

Defina a periodicidade

O relatório já será apresentado conforme o período definido, mas os dados informados e apresentados também devem conter o período que foram coletados.

Tipos de Relatórios de Marketing

Existem alguns tipos de Relatório de Marketing que otimizam e potencializam o processo de criação. Confira alguns deles:

Relatórios por periodicidade

O primeiro passo é saber qual o objetivo do relatório para então determinar qual o período que deve ser apresentado. 

Relatórios de Marketing curtos, como diários e semanais, geralmente são usados em campanhas sazonais. 

Já os de data mais longa, semestral ou anual, são para projetos recorrentes com contratos, como apresentação dos resultados das redes sociais, por exemplo.

Relatórios de Vendas

Mesmo o relatório sendo de Marketing, se o objetivo era aumentar as vendas por meio de campanhas, ele se torna um relatório de vendas e oportunidades. 

Nesse modelo, o foco são os dados de pedidos e receitas que as estratégias de Marketing conseguiram gerar junto com as taxas de conversão.

Relatórios de SEO

Esse formato envolve a busca orgânica do Google. Com o Relatório de Marketing de SEO os dados apresentados são: 

  • Posicionamento no Google;
  • Autoridade do domínio;
  • Backlinks;
  • Conversões.

Relatórios de Mídia e Tráfego

Esse tipo tem o objetivo de apresentar a geração de demanda para o negócio por meio das campanhas de tráfego no Facebook Ads, Google Ads, entre outros.

Com ele também é possível mostrar a eficiência das mídias em atrair visitantes para o site.

Relatórios de Email Marketing

O relatório de e-mail marketing apresenta os dados sobre os envios realizados com recorrência ou em campanhas pontuais. 

Os principais dados são: 

  • Taxa de abertura;
  • Cliques nos links;
  • Taxa de rejeição;
  • Número de conversões.

Crie um Relatório de Marketing ideal para a sua indústria!

O Relatório de Marketing é essencial para a apresentação de dados e informações importantes. 

Com ele todos os envolvidos sabem como estão as estratégias de Marketing e seus resultados adquiridos

O importante desse documento é identificar os bons resultados, e mais, ter a chance de mudar o rumo e elaborar novas estratégias para conquistar os objetivos. 

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