Saiba escolher os KPIs mais relevantes para a sua estratégia

Os KPIs são uma importante ferramenta de gestão empregada para analisar os indicadores mais importantes de uma organização.

Visando saber como os indicadores podem levar sua empresa ao sucesso, os KPIs são a resposta, permitindo acompanhar em números os resultados de tudo que traz valor para seu negócio.

Segundo dados da Content Trends, as empresas que acompanham periodicamente suas estratégias se consideram 50% mais bem-sucedidas do que aquelas empresas que não o fazem.

Neste artigo vamos entender melhor o que é KPI e como identificar e escolher os melhores para o seu negócio.

O que é KPI?

A expressão em inglês Key Performance Indicator pode ser traduzida como indicador-chave de performance. Elas são utilizadas para avaliar iniciativas, ações e atitudes, para ver se estão superando as expectativas do público quanto à promessa trabalhada na campanha.

Existem muitos indicadores-chave para fazer tais avaliações, e tudo vai depender dos objetivos e metas da sua empresa de gerenciamento de obras de pequeno porte.

Cada organização deve ter conhecimento sobre quais métricas deverão ser analisadas para fazer a diferença em suas campanhas. Isso permite que a empresa saiba exatamente o que vai fazer, evitando qualquer tipo de perda de tempo e desperdício de investimentos.

Vale ressaltar também que os KPIs podem ser apresentados em números ou em porcentagens.

Como identificar os KPIs certos para seu negócio?

O mais importante na hora de escolher um indicador-chave é que ele seja relevante para a conquista do seu objetivo.

Por exemplo, se você quer saber o ticket médio do público no seu e-commerce, não faz sentido investir em métricas que mostram o aumento de tráfego em sua landing page.

É muito importante ter coerência em tudo que for fazer quando se trata de negócios, inclusive na escolha dos KPIs certos para a sua fábrica de portão automático.

Visando entender e saber quais resultados são obtidos no setor que você deseja otimizar, é preciso escolher KPIs que estejam diretamente ligadas a esses resultados.

Existem algumas perguntas que você deve se fazer para ajudar a definir quais indicadores-chave você deve usar:

  • Tenho um objetivo específico?
  • É possível medir o percurso para alcançá-lo?
  • O objetivo é tangível?
  • É uma meta relevante para a minha empresa?
  • Quanto tempo será preciso investir para conquistar o objetivo?

Escolher indicadores-chave errados levará à apresentação de resultados de outros setores que não tem nada a ver com o que você está querendo analisar.

Pontuamos a seguir uma série de dicas sobre como você pode escolher os KPIs certos para seu negócio de sistema de cftv para condomínio e para os demais segmentos.

Disponibilidade para ser mensurado

Para escolher os KPIs certos para seu negócio, é preciso que exista maneiras dele trabalhar no ambiente digital. Por exemplo, se você quer mensurar o aumento de visitas em seu site, só poderá fazê-lo quando as visitas começarem a acontecer.

Importância para a base do negócio

Os indicadores-chave são os responsáveis por dar a informação sobre uma estratégia adotada, sabendo se a campanha está seguindo o percurso correto para atingir seu objetivo.

Os indicadores-chave devem ser usados para trazer a informação quando sua marca está ganhando espaço e suas vendas estão crescendo.

Relevância

Ser famoso nas redes sociais é importante, mas isso não trará resultados relevantes para otimizar o setor que sua empresa apontou como necessitando de melhorias.

É preciso ter cuidado com as métricas de vaidade que costumam mexer com o ego. Não se deixe levar por esses resultados pouco concretos, focando naquilo que realmente importa.

Ajudar em escolhas inteligentes

Seu KPI principal deve auxiliar para que as escolhas e decisões sejam inteligentes. Não perca tempo analisando setores que não estão ligados ao objetivo.

Os bons resultados dos KPIs só têm fundamento quando ajudam a empresa a traçar o caminho certo para atingir as melhorias que busca, então foque em fazer escolhas mais inteligentes na sua empresa de climatizador evaporativo.

Ter periodicidade

É extremamente importante que a coleta e a análise de dados seja periódica, ocorrendo com uma boa frequência. Ter essa periodicidade permitirá que um acompanhamento mais aproximado ocorra, aumentando o poder de decisões bem embasadas.

Conclusão

Os KPIs são fatores muito relevantes e indispensáveis para quem busca melhorar o desempenho de suas estratégias e direcionar suas ações para fatores que influenciarão nos resultados finais.

É muito importante selecionar cuidadosamente os KPIs utilizados dentro de uma estratégia, pois escolher errado nesse momento faz com que os esforços sejam direcionados para ações que não irão ajudar a obter o sucesso esperado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.