O impacto da tecnologia na produtividade

//O impacto da tecnologia na produtividade

Por: . Publicado: 28 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 28 de fevereiro de 2019.

As mudanças no campo do empreendedorismo vão muito além da forma como os negócios nascem. Em um período de grandes descobertas tecnológicas, é possível perceber passos tomados pelos empreendedores dentro de seus investimentos.

Mesmo que as novidades tecnológicas sejam muito ligadas ao ramo do entretenimento e às áreas afins, todos os tipos de negócio podem se beneficiar das novidades criadas, como o Instagram para empresas. Afinal, a tecnologia vêm transformando a capacidade de empresas há anos.

Mesmo as invenções mais simples, como o pontos eletrônicos, facilitam a forma como o dia a dia de uma empresa pode acontecer. Muitas dessas mudanças acontecem de forma simples, e parecem acarretar poucos resultados, a início. Mas, no fim das contas, as melhorias são bem vindas, e causam resultados interessantes.

As formas que a tecnologia pode afetar a vida de uma empresa

Quando falamos sobre a implantação da tecnologia em um ambiente produtivo, temos em mente resultados específicos. Afinal, é preciso entender do que se trata para que possamos implementar da melhor forma.

Existem, porém, resultados comprovados e comuns encontrados nesses casos. Alguns deles estão abaixo:

Melhoria na gestão: A maioria das ferramentas digitais ou tecnológicas inseridas no ambiente de negócios estão ligadas à gestão. A produtividade é o foco principal de qualquer empresa, e todos os esforços para melhoria são bem vindos. Sendo assim, no fim, o principal foco deve estar na melhoria da gestão do negócio. Todos os outros benefícios estão ligados, de alguma forma, a este.

Estar a frente de um negócio exige habilidades específicas, e uma delas é escolher as ferramentas que tornam o trabalho mais fácil. Sem uma boa gestão, é impossível ter bons resultados. Um simples sistema de registros, ou a implementação de um novo sistema de compartilhamento podem ser responsáveis por criar menos dor de cabeça e mais agilidade na produção.

Melhoria nos resultados: Aqui, falamos de números. Com uma gestão mais interessante e o auxílio da tecnologia, todo tipo de negócio pode produzir mais. Esses novos resultados estão diretamente ligados a produtividade geral, e, assim, traz resultados financeiros. Além disso, podem envolver também resultados pessoas, criando um ambiente de trabalho mais simples e interessante.

Desenvolvimento de automação: Antes, todos os trabalhos eram feitos manualmente. Como já citamos anteriormente, a simples implantação de um ponto eletrônico para controle das horas pode ser considerada um grande avanço tecnológico. Essa mudança criou uma forma automática de realizar uma tarefa corriqueira, que agora é feita de forma mais simples e dinâmica.

A introdução de novidades tecnológicas pode facilitar a automação de outras tarefas que, no fim do dia, podem criar um ambiente mais produtivo. Existem dezenas de softwares ligados a automação de tarefas diárias e tem Impacto comprovado na produtividade das empresas.

Diminuição de custos: A introdução de novidades tecnológicas podem criar também um ambiente menos custoso. Existem tarefas que podem ser realizadas de forma simples através de softwares ou até mesmo dispositivos e possuem um custo de implementação menor do que a contratação de um novo funcionário.

Além disso, por se tratar de uma solução digital, essa implementação tira a possibilidade de imprevistos pessoais. sendo assim, ela acaba muito mas em conta para os investidores. Ligadas a automação de algumas tarefas, elas podem ser responsáveis por melhores resultados com um menor investimento financeiro.

Diminuição de erros: O fator humano ligado a todos os negócios ainda é importante, mas, sem dúvidas, vem carregado de outros resultados não esperados. A implementação de tecnologia para resolver tarefas simples ou automáticas pode diminuir a taxa de erro encontrada no desenvolvimento de certas tarefas.

Pense em um setor que precisa guardar arquivos em ordem cronológica. Esse arquivamento deve ser feito de forma cuidadosa, e está sujeito a erros e podem comprometer o resultado final. Se um software fizer este arquivamento de forma automática de acordo com a data de cada documento, as chances de erro diminuem infinitamente. Assim, automação de algumas tarefas também pode criar resultados mais efetivos dentro da produtividade esperada em uma empresa.

Aumento no alcance: Implementar novas tecnologias dentro do mercado pode tornar a produção mais ágil, como já dissemos anteriormente. Um dos resultados mais interessantes dessa implementação está na capacidade de potencializar o alcance da empresa dentro do mercado.

Com mais tempo para pensar em outros fatores ligados a produtividade da empresa, um investidor pode desenvolver novas estratégias de expansão, fazendo com que o negócio se torne ainda mais presente no mercado atual. Afinal, a tecnologia está presente no nosso dia-a-dia, e deve estar presente dentro de ambientes empresariais.

A tecnologia na era dos aplicativos: Já citamos anteriormente algumas implementações simples que podem ajudar na produtividade de uma empresa. Porém, na era atual, temos à disposição invenções ainda mais sofisticadas e podem tornar o ambiente de trabalho ainda mais tecnológico.

Entre os grandes investimentos da empresa estão os aplicativos. eles podem estar ligados a dispositivos móveis ou não, mas garantem uma forma mais simples e correta de se trabalhar.

Vários mercados, como o da Saúde, já se aproveitam de tecnologias muito avançadas para realizar tarefas complicadas, que poderiam demandar mais tempo para se concretizar. É interessante notar também, que outras empresas desenvolvem aplicativos para conseguir potencializar os resultados. Um grande exemplo são os restaurantes que possuem aplicativos de delivery próprios, ligando o cliente diretamente a marca, estabelecimentos que contam com aplicativos para facilitar a compra online.

Sendo assim, a produtividade pode ser ainda melhor com a implementação de tecnologias ainda mais avançadas.

Em resumo

A produtividade está no foco de todas as empresas desde o início dos tempos. Sendo assim não é possível descartar as oportunidades de potencializar os resultados.

A tecnologia hoje se tornou uma ferramenta muito maior do que já foi. ela está presente nos mais diversos mercados e com as mais diversas aplicações. Qualquer negócio que não se adapta essas mudanças sofre grande risco de ficar obsoleto e perder sua fatia do mercado para concorrentes mais espertos.

2019-02-28T18:19:47+00:00

Faça um Comentário