SEO para Bing: qual a diferença da otimização para o Google, como funciona e como fazer

Por mais famoso que seja, o Google não é o único buscador disponível na internet. Por isso, olhar para outros mecanismos pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar. Confira agora algumas técnicas de SEO para Bing.

Já é notícia velha que as estratégias de SEO são indispensáveis para o posicionamento de páginas em buscadores da web. Por mais inevitável que seja associar essas estratégias ao mais famoso mecanismo de busca, nem só do Google vive um site.

Logo na segunda posição desse ranking está o Bing e esse buscador promete crescer muito nos próximos anos. 

Com a concorrência sendo bem menor, esse mecanismo pode apresentar outras maneiras do seu negócio se destacar. Assim como o Google, ele também conta com recursos específicos e exclusivos.

Ficou curioso e quer descobrir se vale a pena investir em SEO para Bing? Continue lendo este artigo e veja os pontos que vamos abordar:

O que é SEO para Bing?

SEO para Bing é um conjunto de boas práticas que otimizam o seu site para que ele apareça nas primeiras posições desse buscador. Ou seja, consiste em uma lista de atividades que visam elevar o seu site às mais altas posições na página de resultados.

O Bing vem crescendo com força nos últimos tempos e posicionar páginas nas primeiras posições é criar oportunidade para novos negócios.

Principais diferenças entre SEO para Bing e para Google

Se tratando de estratégias muito parecidas, é natural que haja diversas semelhanças. Porém, o que a diferença aqui está em como cada buscador interpreta cada uma das práticas e como reage a elas.

Em outras palavras, os dois buscadores levam em consideração a intenção de busca do usuário, porém, o que os difere são os critérios usados. Nesse caso, cada um deles prioriza mais um critério do que outro, por isso as primeiras páginas de resultados não são iguais.

Infelizmente, estamos falando de informações confidenciais. Não tem como saber quais são esses critérios ou qual equação é levada em conta na hora de fazer esse ranqueamento. É por isso que a competição no mercado de SEO acontece. Os sites estão sempre testando coisas novas.

Qual a importância do SEO para Bing?

Mas, afinal, qual é o ponto de investir no Bing? Bom, podemos começar citando as últimas atualizações. O final de 2022 foi dominado pela ferramenta do ChatGPT que causou um verdadeiro tremor na internet.

Vendo o impacto dessa ferramenta a Microsoft anunciou sua integração ao próprio sistema de buscas no ano de 2023. Pouco mais tarde, o Google anunciou o Bard, dispositivo parecido e que será integrado também em 2023.

Dessa forma, grandes veículos de comunicação noticiaram em pouco tempo uma corrida pela penetração e relevância no mercado de buscas. Ou seja, enfrentar o Google como principal rival, pode ser um diferencial competitivo.

Dito isso, existem alguns pontos importantes na hora de se destacar com SEO para Bing. Separamos alguns dos critérios apontados pelo algoritmo para se atentar:

  • Manter a relevância do site;
  • Garantir qualidade nos conteúdos;
  • Aumentar o engajamento dos usuários;
  • Recursos do navegador;
  • Integração com o ChatGPT.

Manter a relevância do site

Assim como o Google, o Bing trabalha tentando encontrar qual a melhor página que corresponde a intenção do usuário. O foco é achar o resultado ideal para o desejo de quem usa o buscador. Não necessariamente pelo uso daquela exata palavra-chave.

Ou seja, ele utiliza da análise léxico-semântica dos termos para encontrar semelhantes. Interpretando termos parecidos, variações, abreviações e sinônimos. 

Garantir qualidade nos conteúdos

Sabemos que em ambos os casos, a qualidade e credibilidade do seu conteúdo é um favor de suma importância. Isso é levado em consideração na hora do ranqueamento por critérios.

Nesse caso, o Bing valoriza muito a reputação do autor e a autoridade do seu site, afinal de contas, é por meio desses fatores que ele calcula a profundidade e excelência do seu material.

Um diferencial desse buscador é que o Bing estabelece como prioridade itens como fontes de informação e citações. Estes, são classificados como “nível de discurso”.

Aumentar o engajamento dos usuários

Com foco na experiência do usuário, o Bing avalia as interações do usuário com os resultados encontrados. Ou seja, o algoritmo leva em consideração métricas como a taxa de cliques e o tempo de permanência na página.

Quanto mais tempo o usuário passar no seu site, melhor será seu desempenho perante o Bing.

Na contramão, o mesmo vale para retirar pontos de relevância no buscador. O Bing também é capaz de avaliar quando um usuário acessa uma página, mas acaba voltando para o buscador a fim de encontrar outra alternativa que o atenda melhor. 

Recursos do navegador

Outro ponto interessante é a integração do Bing com outros recursos populares, é o caso da Siri, da Apple. Ou seja, além de atingir um grande público sendo o buscador padrão da Microsoft, ele ainda lidera as buscas em dispositivos móveis de sistema IOS.

Integração com o ChatGPT

Como mencionado anteriormente, a Microsoft já anunciou a integração do ChatGPT no seu motor de buscas. O objetivo é aprimorar as pesquisas a fim de encontrar respostas mais precisas e que atendam a necessidade do usuário.

A tecnologia utilizada será parecida com o GPT 3.5, a mesma utilizada no ChatGPT, porém personalizada para pesquisas.

Como potencializar suas ações de SEO para Bing

Depois de entender como funciona o SEO para Bing e sua relevância atualmente, chegou a hora de implementar! Para que você não fique perdido, separamos algumas técnicas para pôr em prática.

Leve em consideração o engajamento do usuário

Priorize a experiência do usuário, não só em acessibilidade, mas também com a qualidade do material oferecido pela sua empresa. O Bing utiliza de um critério chamado pogo sticking que registra as ações do usuário na sua página.

Ou seja, caso o usuário entre na sua página e saia sem interagir com o seu conteúdo, retornando para a página de buscas, o pogo sticking apontará como uma experiência negativa.

Use os recursos das páginas 

Utilize o recurso de páginas conectadas para melhorar a sua reputação. Linke o seu site em plataformas como o LinkedIn, Facebook e Twitter para que o Bing entenda quem está por trás dos conteúdos. 

Com isso, você atinge mais pessoas e pode se tornar uma autoridade no assunto.

Invista no uso de backlinks

Os backlinks funcionam da mesma forma que o Google. Ou seja, quando falamos de SEO para Bing, o uso de backlinks é uma estratégia crucial.

Investir em Guest Posts pode trazer um bom retorno, já que os buscadores reconhecem a relevância de cada site que recomendam o seu site.

Utilize textos âncora

Os textos âncora se destacam tanto quanto, senão mais ainda, do que no Google. Trata-se de um estratégia que usa referências específicas que reforçam o seu conteúdo.

Ou seja, estamos falando de textos que contam com aquela exata palavra-chave presente.

Foque em conteúdos originais

Dedique-se à produção de conteúdos originais. As outras dicas deste post só funcionam 100% se o material oferecido é original e de qualidade. Procure usar a palavra-chave naturalmente, assim como fontes confiáveis e que enriquecem a solução entregue para o usuário e sem propagandas enganosas.

Bônus: Ferramentas para sua estratégia de SEO

Agora que falamos sobre como colocar em prática as estratégias de SEO para Bing, podemos utilizar de outras ferramentas para potencializar cada uma delas. Confira!

Bing Webmaster Guidelines

Trata-se de um guia completo, prático e rápido para auxiliar você e o seu negócio no que fazer ou não fazer quando for aplicar essa estratégia.

Bing SEO Analyzer

Como o próprio nome sugere, o Bing SEO Analyzer é uma ferramenta que analisa o desempenho das páginas do seu site. Depois de inserir o seu link na ferramenta, ele gera uma lista de pontos que precisam melhorar para melhorar seu desempenho.

XML Sitemaps

O XML Sitemaps serve para que uma varredura mais apurada seja feita dentro dos buscadores. Ele não se limita apenas ao Google ou o Bing, mas abrange diversos outros.

Ele aponta para esses buscadores, quais páginas do seu site você deseja indexar.

Bing Search Quality Blog

O blog do Bing é a ferramenta perfeita para entender como o buscador funciona. O blog disponibiliza um material oficial com as melhores dicas e práticas para serem aplicadas no algoritmo de buscas.

Microsoft SEO Toolkit

A Microsoft SEO Tool é muito parecida com outra ferramenta já citada. Ela é responsável por realizar uma varredura na sua página e indicar quais pontos podem ser melhorados.

Coloque o SEO para Bing em prática

SEO para Bing é uma junção de práticas realizadas para otimizar o seu site de acordo com o buscador da Microsoft. Sua empresa não precisa depender apenas do Google, afinal de contas, o Bing vem crescendo exponencialmente com o passar dos anos.

Investir em SEO para Bing é importante para se destacar e deve ser levado em consideração pela sua empresa. 

Seguindo este artigo, você encontra maneiras de se sobressair em outros mecanismos de busca.

Este conteúdo foi útil para você? Acompanhe o Marketing para Indústria e fique por dentro do que acontece no mundo do marketing digital.