Social Listening: o que é e como utilizar para melhorar a comunicação com o público

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Social Listening são estratégias de escuta e monitoramento de assuntos, menções e termos-chave nas redes sociais e canais de comunicação da empresa. Entenda qual a importância e como fazer na prática.

Conhecer a fundo os hábitos de consumo dos seus clientes faz parte do processo de estabelecer estratégias de Marketing e abordagens de vendas. Isso porque, é muito mais fácil passar uma mensagem quando você fala a mesma língua que seu público. 

No entanto, nos casos de empresas que atuam com públicos diversos e diferentes segmentações, isso pode ser bastante desafiador. Para isso, existe uma estratégia que ajuda na hora de fazer pesquisas de mercado.

O Social Listening são ferramentas e estratégias utilizadas para identificar a percepção que um negócio possui no mercado e principalmente com sua audiência. Dessa forma, a marca monitora como seus consumidores respondem, pesquisam e interagem. 

Quer saber mais sobre Social Listening e seus benefícios? Acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo.

O que é Social Listening?

O Social Listening, ou escuta social, é uma estratégia de monitoramento de marca onde uma empresa observa, escuta e coleta informações sobre a percepção que seus consumidores possuem sobre ela.

Essa prática é realizada em ambientes que essas pessoas estão inseridas, como as redes sociais, por exemplo.

Por meio dela, é possível encontrar insights para saber quais são os pontos de melhoria e o que deve mudar nas campanhas de Marketing e Vendas. Dessa forma, é possível potencializar a comunicação e estreitar o relacionamento com o cliente.

Isso porque, a escuta social vai muito além de conferir likes, comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Ela requer uma comunicação aberta entre cliente e empresa e atenção redobrada com os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

Também as ações da concorrência devem ser monitoradas, para saber onde investir seus esforços com mais segurança. 

Para colocar essa estratégia em ação o empreendimento precisa estar presente nos locais onde seu consumidor está, prestar atenção em seus hábitos de consumo e, principalmente, construir uma relação próxima com eles.

Benefícios que o Social Listening traz ao seu negócio

Antes de colocar qualquer estratégia em ação a empresa deve saber onde está investindo seus esforços para não sair do prejuízo. Isso só é possível com um entendimento profundo sobre sua persona e o mercado em que está inserida. 

O Social Listening é o meio certo para garantir esse sucesso e traz inúmeros benefícios quando realizado da forma correta, confira as principais vantagens que esse método traz para a sua equipe:

Possibilita o monitoramento da marca

Com a escuta social, a marca é capaz de realizar um monitoramento eficiente sobre a percepção que o público possui sobre ela. 

Isso significa que é possível observar mais de perto o que as pessoas falam sobre a sua empresa no ambiente online. 

Dessa forma, a organização é capaz de encontrar pontos de melhoria e evitar erros, além de mostrar que está presente na vida dos consumidores de perto. Essas ações ajudam a construir uma relação mais próxima e duradoura com essas pessoas. 

Além disso, o monitoramento é uma mão na roda para definir estratégias de Marketing e Vendas, uma vez que o empreendimento passa a ter uma visão ampla sobre seu público.

Ajuda a entender a concorrência

Não é apenas os consumidores que o Social Listening ajuda a entender, empresas que realizam a escuta social também conseguem monitorar o que a concorrência está fazendo. 

O Benchmarking, que é o processo de estudo de concorrência, também é um processo muito importante nessa abordagem. Isso porque, por meio dela é possível extrair insights sobre o mercado e identificar onde a sua marca pode se destacar.

Oferece suporte ao cliente

A escuta social é realizada principalmente nas redes sociais, canais nos quais os consumidores estão mais presentes. Isso significa que a empresa passa a estar mais próxima para fazer um monitoramento eficiente. 

Por meio das redes existe a possibilidade de uma comunicação direta mais simples com os clientes. Ao responder suas dúvidas, resolver seus problemas e prestar todo o suporte necessário, a marca mostra que se está lado a lado com eles. 

Aumenta o entendimento sobre o público

Já citamos anteriormente que o Social Listening é a estratégia ideal para ter um conhecimento profundo sobre os consumidores. Mas o que exatamente isso significa?

Ao realizar o monitoramento social da sua marca, você se torna capaz de entender seus hábitos de consumo, em quais plataformas essas pessoas estão e outros pontos importantes para desenvolver ações mais assertivas de comunicação e vendas. 

Ou seja, os próprios clientes dizem quais suas preferências, necessidades e problemas que querem ver resolvidos. A partir disso, o seu negócio pode colocar a mão na massa e atender as expectativas.

Auxilia no desenvolvimento de produtos

Esse ponto é uma continuação do anterior, isso porque, depois que você possui todas as informações sobre sua persona, é possível identificar melhorias nos produtos e serviços. Além de ser capaz de se antecipar frente a erros que possam acontecer.

Isso porque, agora você entende as expectativas e necessidades do seu público e pode desenvolver e melhorar o que for necessário para sanar as dores das pessoas. Com isso, o público identifica os esforços do seu empreendimento e se torna muito mais próximo e aberto a novas compras ou contratações.

Potencializa a experiência do cliente

A experiência do cliente representa toda a vivência que uma pessoa tem desde o primeiro contato com uma marca até seu pós-venda. Durante esse processo, esse lead que se tornou um consumidor, deve ter o suporte que precisa e ter uma compra positiva. 

Isso só é possível quando o seu empreendimento proporciona um atendimento de qualidade, produtos bons e está presente em todo os momentos. É aqui que entra a importância da escuta social.

Isso porque, só é possível oferecer uma experiência positiva quando a empresa está preparada para isso e conhece bem o perfil do seu cliente.

Como fazer Social Listening de forma assertiva

Agora que você sabe o que é Social Listening e seus benefícios, chegou a hora de colocar a estratégia em prática para monitorar o público da sua empresa.

Confira as dicas que separamos:

Defina os termos principais

A escuta social é feita por meio de busca e monitoramento de palavras-chave. Ou seja, termos usados por usuários online que de alguma forma se associam a sua marca, podendo ser o nome da empresa, nome do produto, entre outros. 

Sendo assim, é importante identificar quais são as palavras mais utilizadas pelas pessoas e que estão ligadas ao seu negócio. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar o que tem sido falado e entender os locais onde o seu empreendimento deve estar.

Tenha cuidado com o monitoramento

O Social Listening é uma abordagem simples, mas isso não significa que não deve ser feita com cuidado. Imagine só, o time de marketing define centenas de termos para monitorar em diferentes plataformas sem uma segmentação precisa. 

Isso fará com que a coleta de dados leve muito mais tempo e precise de muito mais esforço que o necessário quando a empresa poderia investir em outras pontas. Por esse motivo, é preciso ter um plano de ação bem estruturado para que não haja ruídos durante o processo de escuta social.

Use os recursos certos

Além de uma definição clara dos termos relacionados a empresa e as plataformas onde a escuta social acontecerá, é preciso identificar os recursos ideais para um bom trabalho. Por meio deles, sua empresa é capaz de coletar dados, monitorar e extrair informações para potencializar as ações de Marketing e Vendas.

Separamos as principais ferramentas de escuta social para o seu negócio, confira:

  • Audiense;
  • Brandwatch;
  • Hootsuite Insights;
  • Tweetdeck;
  • Google Trends;
  • HubSpot;
  • Keyhole;
  • NetBase;
  • Sprout Social;
  • Mentionlytics;
  • Mention;
  • BuzzSumo.

Analise os dados coletados

Com a coleta de informações feita, é chegado o momento mais importante dessa estratégia. A análise de dados é o fator mais importante para colocar em prática as dicas geradas e as melhorias que precisam acontecer.

Sendo assim, reúna os dados e trace planos de ação para garantir o crescimento e sucesso do seu empreendimento.

Use o Social Listening para evoluir!

O Social Listening é uma estratégia que utiliza a escuta social como peça central para o desenvolvimento e sucesso de ações de marketing e abordagens de vendas. Por meio dela, a empresa consegue identificar a percepção que o público possui sobre a marca. 

Para isso, é realizado o monitoramento de palavras-chave e termos que possuem ligação com a empresa. Além disso, é feita a análise de métricas nas redes sociais como: likes, compartilhamentos, comentários e muito mais. 

No entanto, vale lembrar que esse método deve ser colocado em prática com atenção e cuidado para encontrar as informações certas e que sirvam para potencializar os planos do seu empreendimento.

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