Você já ouviu falar em Infoproduto?

Primeiramente vamos definir Produto: É o resultado de atividades ou de processos que podem ser oferecidos em um mercado para satisfazer desejos ou necessidades de um grupo de pessoas.

Agora definiremos o Infoproduto: São produtos de informação. O infoproduto é um produto criado com informações sobre algum tema específico e distribuído em formato digital com o objetivo de proporcionar algum aprendizado para as pessoas interessadas. 

Em outras palavras, um Infoproduto transmite informações para resolver um problema ou facilitar, de alguma forma, a vida do cliente. Este aprendizado pode estar relacionado a diversos temas, por exemplo:

  •  Como tocar violão;
  •  Como fazer bonés personalizados;
  • Como aprender inglês em três meses;
  • Como se preparar para concursos;
  • Como adestrar seu cão;
  • Como editar vídeos.

O tema escolhido deve ser relacionado a algo que você tenha algum tipo de conhecimento ou experiência, para assim poder falar sobre o assunto. Não adianta querer ensinar a outras pessoas algo que você não domina.

Quais os formatos de infoprodutos?

Existem diversos formatos de infoprodutos que você poderá criar. Estes formatos nada mais são do que a forma que você irá ‘empacotar’ o conteúdo para distribuir ao público. Abaixo seguem alguns exemplos:

  • E-book (Livro digital. Geralmente são arquivos em PDF);
  • Vídeo-aula (Vídeo com você falando sobre como instalar uma tela alambrado);
  • Screencast (Vídeo gravado que captura a tela do computador);
  • Audiobook (Livro gravado apenas com sua narrativa em formato de áudio MP3);
  • Podcast (Gravação em áudio. Podem ser feitas entrevistas sobre um assunto);
  • Site de Membros (Sites com conteúdo restrito para membros)
  • Kit (Conjunto de infoprodutos com diversos tipos)

Alguns pontos que devemos analisar sobre o assunto:

Facilidades:

Poder divulgar seu conhecimento de forma ampla com a capacidade de atingir o público, dentro do seu nicho de mercado, sem ter que se preocupar com estoques e problemas como: deslocamento e distribuição. Não se restringe a fatores como tempo e local. O produto será disponibilizado em formato digital para ser baixado ou enviado para o cliente de forma automática, e isso tudo é possível porque a internet abre portas para um mundo sem limites.

Dificuldades:

Ter o conhecimento, fazer pesquisas e planejar a confecção do produto a ser ‘envelopado’ que se transformará em um infoproduto. Possuir o conhecimento técnico para gravar seus vídeos ou gerar o seu e-book em (PDF).

A curva de aprendizagem que abrange todo esse processo é bastante demorada. Em seguida, você terá que lidar com o atendimento aos seus futuros consumidores, orientando-os e respondendo seus questionamentos.

Solução:

Começar sendo parceiro ou afiliado de alguém que já tenha um infoproduto no mesmo segmento em que você atuará. Por exemplo: Invisalign. Você poderá disponibilizar um banner em seu blog para começar a ter uma renda através das vendas que gerar, e com o tempo, ir desenvolvendo seu próprio infoproduto.

Para isso você poderá visitar o site do hotmart, uma plataforma que disponibiliza diversos infoprodutos para serem promovidos em troca de comissões, que geralmente são de 50%, e esse procedimento se denomina sistema de afiliados.

Então, caso você possua algum conhecimento que possa auxiliar outras pessoas e deseja ter uma renda através da internet, podendo, inclusive, trabalhar de onde quiser, os infoprodutos são uma ótima maneira de começar. Falando em começar, tenho uma dica:

Cuidado com a sobrecarga de informações, não fique paralisado estudando por vários dias sem pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Agora é mão na massa!

Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com