A sustentabilidade na indústria de tecnologia

Algo que vem evoluindo — e cada vez mais desempenha um papel crucial na vida moderna —, moldando a forma como as pessoas vivem, é a indústria da tecnologia. Porém, ao mesmo tempo que carrega muitos benefícios, também traz em seu interior alguns problemas relacionados a questões ambientais. Afinal, grande parte dos setores tecnológicos destinados a indústrias traz para o ambiente uma quantidade considerável de poluição.

Contudo, esse cenário muda drasticamente quando falamos sobre as questões tecnológicas voltadas aos eletrodomésticos que auxiliam nos afazeres da casa. E como o mercado tecnológico sempre oferece um cupom de eletrodomésticos com descontos consideráveis, aproveitar a chance de economizar, sem sombra de dúvidas, é o ideal.

Assim, entender mais a sustentabilidade na indústria de tecnologia está se tornando uma das principais dores do público que sente de perto os efeitos dos estragos causados pela poluição ao planeta Terra. A seguir, informe-se um pouco mais sobre o assunto.

Quais são os desafios da sustentabilidade na indústria de tecnologia?

Uma das maiores preocupações ambientais da indústria de tecnologia no momento em que vivemos é o seu grande consumo de energia. Datacenters, dispositivos eletrônicos e redes de comunicação consomem quantidades significativas de energia elétrica, resultando em muitas emissões de carbono — elemento que influencia diretamente o aquecimento global —, um fator de risco que pode colocar a humanidade em perigo se atingidas determinadas circunstâncias.

Além desse fator, a obsolescência programada dos aparelhos tecnológicos também se tornou uma dor de cabeça. Muitos itens são projetados para terem uma vida útil limitada, o que incentiva a substituição frequente, havendo, consequentemente, maior consumo por parte da população mundial. 

Esse fator, que visa a lucros aumentados, traz à tona um aumento no descarte de eletrônicos que, com o tempo, se tornam obsoletos, gerando um problema conhecido como descarte de resíduos eletrônicos.

O descarte de determinados componentes, como baterias de carro e celulares, por exemplo, é complicado por conta do elemento radioativo localizado dentro dessa peça. Por isso, se descartado em local inapropriado, pode gerar contaminações e uma série de doenças a quem entrar em contato. Por isso, o seu descarte em lixo comum é algo que vem assombrando muitas pessoas.

Atualmente, existem dezenas de fatores que contribuem para a sustentabilidade ser devidamente implementada nas indústrias de tecnologia, porém, o maior desafio no momento é depender da extração de metais raros e outros recursos naturais para a fabricação de diversos dispositivos eletrônicos.

Essa extração frequentemente causa danos ambientais significativos e contribui para a depleção de recursos. Nesse cenário, alcançar a sustentabilidade na indústria de tecnologia pode ser considerado quase impossível, mas existem caminhos que podem ser seguidos.

Soluções para a sustentabilidade

A primeira solução vem sendo adotada por muitas empresas de tecnologia, que têm optado por descartar a energia convencional e apostar suas fichas na energia renovável para alimentar suas operações. 

Com a instalação de painéis solares, turbinas eólicas e uso de fontes de energia limpa se tornando mais comum, grandes empresas, como Google e Apple, já estão comprometidas em operar 100% com energia renovável. Essa é uma das soluções que contribuem e motivam outras grandes startups já consolidadas a fazerem o mesmo em seu processo de desenvolvimento de eletrônicos.

Além desse passo interessante, que pode ser dado pelas empresas do mundo todo, visando a alcançar a sustentabilidade na indústria de tecnologia, aderir ao design sustentável, à reciclagem e à reutilização de produtos são passos “simples” que podem contribuir para a sustentabilidade e para que a reversão do quadro ambiental de hoje seja finalmente atingida.