Estratégias para gerenciar o comportamento dos colaboradores

Estratégias para gerenciar o comportamento dos colaboradores

O comportamento de seus funcionários no local de trabalho determina quão bem eles funcionam em equipe. E com muitas equipes trabalhando remotamente, manter uma conduta adequada é a única forma de garantir que a sua organização funcione sem problemas.

É por isso que todas as estratégias atuais de gestão de recursos humanos se concentram fortemente no gerenciamento do comportamento dos funcionários e na criação de uma cultura organizacional positiva. Além de aumentar a satisfação no trabalho, também aumentará o desempenho. Neste artigo, veremos tudo o que você precisa saber sobre como gerenciar o comportamento dos colaboradores. 

O que se entende por comportamento dos funcionários?

O comportamento do funcionário pode ser definido como a forma que um funcionário responde ou reage sob diferentes circunstâncias em seu local de trabalho. Além de aderir às regras e manter o profissionalismo, seus funcionários devem agir com responsabilidade e empatia para elevar sua cultura corporativa. 

Por que você deve monitorar o comportamento dos funcionários?

Uma das principais responsabilidades de qualquer empresa é manter um ambiente de trabalho saudável. Uma cultura organizacional positiva aumenta o nível de satisfação e a retenção de funcionários. E a maneira mais fácil de criar esse ambiente é monitorando o comportamento dos colaboradores.

Qual é o comportamento ideal de um colaborador?

Como seus funcionários devem se comportar no local de trabalho? Aqui estão algumas qualidades comportamentais que um empregador deve incentivar em seus funcionários:

Humildade

Humildade significa reconhecer as deficiências, ter vontade de aprender e não ser arrogante em relação às suas conquistas. É também um comportamento desejado para o desenvolvimento adequado da equipe.

Por exemplo, é mais provável que um funcionário que tem humilde receba feedbacks de maneira positiva e melhore seu desempenho. Para reconhecer essa característica em uma pessoa, faça perguntas durante entrevistas e avaliações de personalidade, como:

  • “Quem você responsabiliza por seus fracassos?”
  • “Você pode mencionar alguns casos em que falhou?”

Uma pessoa arrogante e egoísta geralmente é incapaz de identificar suas próprias falhas, culpando os outros. No entanto, para incentivar a humildade na sua força de trabalho, você deve liderar pelo exemplo. 

Seu comportamento deve ser de apoio e atenção. Seja educado ao apontar os erros de um funcionário ou ao fazer alguma solicitação. Além disso, faça críticas construtivas ao lidar com os problemas e reconheça suas próprias falhas.

Adaptabilidade

Seu negócio está em constante evolução e seus funcionários também deveriam estar. A capacidade de se adaptar pode estar diretamente relacionada à produtividade e é uma característica essencial do desenvolvimento pessoal. 

Quanto mais adaptável for um funcionário, menos tempo ele levará para se integrar a uma nova função. Ser adaptável permite que um colaborador desempenhe várias funções, o que é crucial para startups e pequenas empresas que podem não ter funções definidas. 

Uma pessoa inflexível reluta, ou até tem medo, de sair da sua zona de conforto e está mais preocupada com o fracasso na implementação de uma nova ideia. Realizar sessões regulares de treinamento e incentivar seus funcionários a propor soluções alternativas para um problema são duas maneiras fáceis de incentivar a adaptabilidade.

Confiabilidade

A confiabilidade é um fator crucial na formação de equipes, na atribuição de tarefas e no cumprimento de prazos. Também é uma habilidade essencial de liderança e é algo que você deve observar nos gerentes. Lembre-se de que é mais provável que seus funcionários consultem um líder de equipe confiável sobre suas preocupações e problemas.

As pessoas erráticas ou inconstantes são normalmente irregulares no trabalho, não têm competências de gestão do tempo, mudam de emprego frequentemente e não estão dispostas a prestar contas pelas suas ações.

Realizar avaliações periódicas de desempenho e acompanhar a produtividade de seus funcionários, como suas horas habituais de trabalho e quanto tempo eles gastam em cada projeto, lhe dará uma ideia de sua confiabilidade. Considere introduzir um sistema de recompensa por desempenho consistente e comemore quando um funcionário atingir uma meta. Essa prática aumenta o moral da equipe.

Paciência

Um funcionário paciente valoriza a importância do trabalho, mesmo que ele se torne chato ou repetitivo, e geralmente é mais proficiente na conclusão de tarefas complicadas. Permanecem fiéis, mesmo quando a empresa não estiver crescendo conforme o esperado ou passando por dificuldades.

Funcionários pacientes geralmente possuem excelentes habilidades de liderança e podem ser a melhor opção quando se trata de treinar ou orientar novos contratados. Funcionários impacientes ficam facilmente frustrados e muitas vezes têm pouca inteligência emocional. Podem até não ter qualidades de tomada de decisão e executar um plano sem avaliação prévia das circunstâncias.

Disposição para aprender

Cada funcionário deve se esforçar pela melhoria contínua, seja aprender a produzir conteúdo para o Instagram da empresa ou outras habilidades que foram úteis. Isso não apenas os ajuda a atingir seus objetivos, mas também ajuda seu negócio a crescer. 

Uma maneira de fazer isso é estar em constante aprendizado de coisas novas e implementar o conhecimento na vida real. Você pode avaliar esse comportamento de um funcionário ou candidato fazendo perguntas, como:

  • “Qual a sua estratégia para desenvolver suas habilidades?”
  • “Em quais áreas você acredita que pode melhorar?”

Um funcionário descomprometido fica entediado facilmente, faz pausas ou licenças frequentes e pode perder prazos ou metas de forma consistente. Estabeleça metas individuais para cada funcionário com base em suas capacidades e monitore seu progresso regularmente. 

Isso lhe dará uma ideia de quais funcionários trabalham para melhorar. Além disso, realize sessões regulares de coaching para atualizar seus colaboradores sobre as tecnologias mais recentes e estratégias de negócios em alta.

Como um funcionário não deve se comportar?

Abordamos algumas das características mais importantes que você deve observar ao avaliar o comportamento de seus funcionários. Mas e quanto às questões comportamentais que podem influenciar de forma negativa sua força de trabalho ou até mesmo prejudicar o seu negócio? Aqui estão dois exemplos de comportamento inadequado com os quais você deve ter cuidado.

Excesso de ambição

Ser ambicioso é ótimo, desde que não seja em excesso. Um funcionário ambicioso é ao mesmo tempo confiável e auto aperfeiçoador. Sua vontade de melhorar também implica em ser, provavelmente, uma pessoa adaptável ​e autossuficiente, ambos traços de comportamento positivos. 

Ele pode por vontade própria iniciar um blog para a empresa, ou fazer outras ações de marketing que ajudem seu negócio a crescer. No entanto, só é positivo até que o comportamento dele comece a afetar negativamente os colegas de trabalho.

O excesso de ambição também pode dividir sua força de trabalho em dois grupos: os que estão insatisfeitos com aquele funcionário específico, mas não estão dispostos a trabalhar tanto quanto ele e aqueles que querem competir com esse funcionário. 

Por que isso é ruim? Uma equipe sem um objetivo comum nunca poderá ser tão produtiva quanto deveria. Não se esqueça que funcionários excessivamente ambiciosos mudam frequentemente de emprego. 

  • Oriente-os na direção certa: embora você deva apreciar seu comportamento entusiasmado, informe-os como sua conduta está afetando o local de trabalho;
  • Monitore seu nível de satisfação no trabalho: um funcionário que tenta fazer mais do que o esperado pode ser indicativo de sua insatisfação com seu cargo atual. Você deve considerar promovê-los ou atribuir-lhes maiores responsabilidades.

Desafiadores

O desafio pode ser definido como oposição intencional e muitas vezes irracional. Um bom funcionário poderá questioná-lo sobre sua estratégia de negócios e regulamentações no local de trabalho. 

Expressar suas preocupações, inseguranças e dar feedback sobre processos é o que torna um ambiente de trabalho saudável. No entanto, isso não deve prejudicar sua autoridade e a moral de sua equipe. Como líder, seu comportamento deve ser flexível e compreensivo. Mas não quando se trata de esclarecer o comportamento inadequado dos funcionários.

Se isso ocorrer, explique seus métodos. Se um funcionário simplesmente não consegue aceitar fazer o que você pede, é provável que ele não esteja disposto a realizar a tarefa. Primeiramente, tente conversar e esclarecer seus métodos. Caso o problema persista, você deve procurar saber o que realmente está acontecendo e tomar outras medidas.