A sustentabilidade vem crescendo dentro da indústria têxtil

A preocupação pela sustentabilidade é um dos grandes temas do século XXI. Com o futuro do planeta em jogo, tornou-se fundamental que a sociedade procure adaptar e adotar um estilo de vida mais sustentável, que agrida menos o meio ambiente e colabore para a preservação da natureza.

As empresas e os diferentes setores do mercado também estão preocupados com essa nova realidade, adequando-se à nova demanda dos consumidores. Isso também vale para o setor têxtil, com os gestores percebendo que os negócios que não estão ligados à moda sustentável passam a ser mal vistos. O resultado é a perda de espaço no mercado, demissões de funcionários e queda brutal no faturamento.

Empregando 1,5 milhão de pessoas no país, os esforços para implementar uma produção mais verde e sustentável estão mostrando os seus benefícios. Além da preservação do meio ambiente, essa mudança colaborou para o desenvolvimento deste segmento, com a geração de empregos e o aumento do faturamento.

Não é por menos que muitas delas criaram uma área dedicada a esse tema, permitindo o desenvolvimento de novos produtos que atendessem às novas demandas. Além do consumidor, vários empresários também passaram a cobrar certificados ambientais dos fornecedores antes de fechar um contrato, mostrando que a preocupação ambiental engloba toda a cadeia produtiva.

Desta forma, o trabalho integrado realizado entre empresas, startups e entidades foram capazes de encontrar soluções sustentáveis, criatividades e que beneficiam a todos. Conheça alguns dos exemplos mais chamativos abaixo.

Roupas feitas com caule de banana

Uma das iniciativas mais criativas e efetivas envolveu o reaproveitamento do resíduo agrícola que era gerado pela bananicultura, conseguindo desenvolver produtos têxteis. Segundo os pesquisadores envolvidos na empreitada, a fibra do caule de banana é uma boa escolha por suas boas características morfológicas. Isso permite criar uma celulose que tenha alta resistência mecânica, aspecto que é fundamental para itens têxteis.

Portanto, o desenvolvimento de fios, fibras e tecidos feitos a partir do resíduo agrícola é extremamente benéfico. É possível ter um produto diferenciado dentro da indústria, ao mesmo tempo, que se agrega qualidade e sustentabilidade ao processo e desenvolve mão de obra.

Bolsa de pele de peixe

Também houveram iniciativas que conseguiram criar novos modelos de bolsas que aproveitassem a pele do pirarucu, peixe nativo da bacia amazônica. Geralmente, essas peles eram descartadas após o consumo do peixe, mas ganharam nova utilidade na fabricação do acessório. Como resultado, a iniciativa contribuiu para movimentar a economia circular, ao mesmo tempo, que gerou renda para famílias da região.

Fibras antichamas

Também foram criadas fibras que tivessem propriedades antichamas ou que fossem retardantes à chama. A ideia deste projeto era acrescentar ao DNA das fibras utilizadas na fabricação têxtil uma formulação que tivesse essas propriedades. A patente dos produtos detalha que os materiais que utilizam essa nova tecnologia são capazes de evitar acidentes e proteger trabalhadores que atuam na construção civil, por exemplo.

Fios feitos de garrafas plásticas e pelos de pets

Por fim, foi desenvolvido um fio diferente. Sua composição envolve a mistura de fibra de poliéster, que era obtido pela reciclagem de garrafas PET, com os resíduos de pelos de tosa dos pets. O objetivo da iniciativa era conseguir dar uma finalidade mais proveitosa para os pelos de tosa dos cães.

Dessa forma, evita-se o descarte desses pelos em aterros, ao mesmo tempo, que são criados fios de qualidade capazes de serem utilizados na produção de tecidos para artigos de vestuário. Isso sem contar que a iniciativa ainda foi mais longe e conseguiu formar parceria com cooperativas de mulheres que atuavam nos aterros sanitários, promovendo a criação de empregos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe em todas as suas redes sociais e não deixe de acompanhar o nosso blog. Por fim, gostaríamos de agradecer a você por dedicar seu tempo e atenção ao ler o nosso artigo. Esperamos que tenha sido útil e informativo, e estamos ansiosos para compartilhar mais informações valiosas com você em breve. Até a próxima!