Guia: 9 passos para criar plano de negócio para e-commerce

O plano de negócio e-commerce é um documento com todas as informações sobre a empresa, seus objetivos e etapas estabelecidas para cumprir as metas e aumentar a receita. Entenda a importância desse arquivo e como desenvolver um com eficiência.

Antes de colocar em prática as estratégias que uma empresa estabeleceu é necessário ter uma visão macro sobre todos os pontos que envolvem essas ações, como os objetivos, dificuldades e investimentos. 

Assim fica mais fácil de entender as necessidades do negócio e estabelecer um planejamento estratégico eficiente para que seja possível atingir os resultados esperados. 

É nesse cenário que o plano de negócio para e-commerce se faz tão importante. Esse documento tem como principal objetivo servir de apoio para o empreendedor, envolvendo todos os setores da empresa e garantindo mais foco nos projetos.

Quer desenvolver um plano de negócio para e-commerce e não sabe por onde começar? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.

O que é plano de negócio para e-commerce?

O plano de negócio para e-commerce é um documento que integra diferentes estudos de um empreendimento. Nele estão disponíveis informações como: objetivos, atividades, informações mercadológicas e outros dados importantes. 

O plano de negócio é composto por alguns tópicos fundamentais que servem para oferecer uma visão macro sobre a empresa. Portanto, é essencial que contenham as estratégias de marketing e vendas, assim como, informações base da empresa. 

Podemos definir esse documento como um passo a passo para a marca realizar suas tarefas e atingir suas metas. Sendo assim, essa espécie de “manual” deve ser baseada em análise e servir como apoio às equipes com elementos que façam parte do negócio.

Qual a importância do plano de negócio para e-commerce?

Antes de colocar um plano em ação é necessário entender o cenário em que a empresa se encontra, os riscos, possibilidades e diversos outros pontos para garantir o sucesso desse investimento. Para isso, é fundamental ter uma visão clara sobre esses pontos.

É nesse momento que o plano de negócio para e-commerce se faz tão importante, uma vez que esse documento tem a função de ser um apoio para que seja possível traçar melhor o caminho a ser seguido. 

Além disso, por meio deste “manual” o empreendimento passa a trabalhar de forma mais efetiva e com objetivos bem estabelecidos. Tudo isso com uma visão clara sobre a operação, logística, marketing e vendas. 

9 passos para criar um plano de negócio para e-commerce eficiente

Depois de entender a  importância desse documento para o e-commerce, chegou a hora de colocá-lo em prática. Para isso, é preciso ter em mãos as principais informações do empreendimento e encontrar um canal para as disponibilizar. 

Vale lembrar que o plano de negócio deve auxiliar toda a empresa atingir seus objetivos, portanto se faz necessário utilizar uma linguagem acessível e englobar todos os setores envolvidos. 

Confira os principais passos para desenvolver um plano de negócios para e-commerce ideal:

Comece pelo produto

Antes de começar a elaborar o plano de negócios é fundamental que a empresa entenda a fundo sobre seu produto. Isso porque, é a partir dele que diversas ações são estabelecidas, como: custo de produção, marketing e vendas.

Sendo assim, faça uma análise detalhada sobre o que a loja comercializa, a logística por trás da confecção e todo o caminho que percorre desde a ideia inicial até as mãos do consumidor. 

Além disso, esse é o momento de começar a definir quais são os próximos passos, a longo e curto prazo, em relação aos lançamentos. Dessa forma, o negócio consegue ter uma visão clara sobre seus próximos passos e como atingi-los.

Faça uma análise do mercado

Fazer benchmarking, estudo da concorrência, é uma forma eficiente de encontrar insights para otimizar o desempenho de uma empresa.

Isso acontece porque, com uma análise das melhores práticas do mercado, o empreendimento é capaz de implementar ações que funcionam. 

Para isso, observe os principais concorrentes do mercado em que a sua loja atua, assim como os produtos e campanhas de marketing. Vale lembrar que, esse estudo tem como objetivo encontrar pontos de melhoria e não se tornar igual a outros. 

Além disso, a análise de mercado também tem como objetivo coletar informações sobre o público-alvo da empresa. Dessa forma, se torna possível compreender as necessidades, desejos e hábitos dos consumidores.

Dê início ao planejamento

Pode parecer óbvio, mas a fase de planejamento é a mais importante para o sucesso de um plano de negócio para e-commerce. Afinal, não adianta ter todas as informações em mãos e não saber por onde começar.

Sendo assim, dê início à estrutura e separe os principais dados sobre a empresa e seus objetivos, análise mercadológica, estratégias de marketing e processos logísticos. Além disso, separe um espaço para os próximos passos que a loja quer dar e o que é necessário para isso. 

No entanto, vale lembrar que o documento deve ser claro e acessível para todos. Portanto, faça uma descrição rica em detalhes de todas as etapas para realizar as atividades com eficiência. 

Não esqueça do financeiro

O planejamento financeiro engloba todos os custos de uma empresa, desde os gastos na produção até os investimentos em marketing. Além disso, é essencial levar em consideração as despesas fixas como salário dos colaboradores, por exemplo. 

É importante que todos os dados de manutenção, logística, distribuição e comercial estejam disponíveis para consulta a todo o momento. Isso porque, é por meio dessas informações que a loja consegue ter uma visão ampla sobre os investimentos e seus retornos. 

Além disso, no plano de negócio podem ser incluídas as projeções que o e-commerce possui para os próximos meses ou anos. Com isso, é possível se antecipar e começar a planejar as ações com mais segurança. 

Considere estratégias de marketing

Estratégias de marketing são complexas e exigem cuidado ao serem implementadas. Isso porque, são inúmeras variáveis que precisam ser levadas em consideração, como: perfil do consumidor, canais de divulgação, investimentos e muito mais.

Portanto, é imprescindível que essa etapa seja trabalhada no plano de negócio e-commerce. Dessa forma, a loja consegue traçar um caminho claro para seus esforços e pode guiar os times de marketing com maior assertividade. 

Sendo assim, coloque no documento tudo que envolve as campanhas que a empresa faz e deseja fazer no futuro com as etapas necessárias para colocá-las em prática. 

Além disso, adicione um manual de identidade da marca para servir de apoio nas criações do empreendimento. Vale lembrar que nesse momento um amplo conhecimento sobre a persona é mais que essencial.

Adicione os fornecedores

Fornecedores possuem um impacto direto na receita de uma loja, afinal, não tem como realizar uma venda sem o produto, certo? Portanto, eles também devem ser inseridos no plano de negócio e-commerce.

Sendo assim, parte do documento deve ser dedicado aos fornecedores e suas principais características. Com isso, é possível identificar gargalos na relação, identificar pontos de melhoria e encontrar meios efetivos de conduzir as negociações com eles.

Estruture a tabela de preços

A precificação dos produtos é peça chave para assegurar o bom funcionamento da produção e o retorno de investimento esperado nas vendas. Portanto, ele deve levar em consideração os custos da empresa, perfil do consumidor e a margem de lucro esperada.

Para chegar ao preço ideal, utilize recursos como o cálculo Markup, que leva em consideração todas as variáveis para chegar a uma precificação que faça sentido para a empresa e seus consumidores. 

Além disso, utilize o estudo de concorrência para entender mais sobre o preço e os produtos de outras lojas que estão no mesmo segmento que a sua. Dessa forma, seu empreendimento se mantém competitivo no mercado. 

Integre as equipes da empresa

O plano de negócio e-commerce foi criado para servir de apoio para a empresa percorrer um caminho claro. Sendo assim, todas as pessoas que integram as equipes precisam conhecer e entender esse documento. 

Afinal, um time alinhado entre si e demais setores garante o bom funcionamento do negócio. Com isso, as atividades são feitas sem ruídos e os problemas são solucionados com maior eficiência. 

Portanto, o plano de negócio precisa ter divisões de tarefas bem definidas e levar em consideração cada pessoa envolvida nos processos. Dessa forma, a produtividade aumenta e a empresa alcança seus objetivos.

Revise o plano de negócio regularmente

Novas tecnologias surgem e processos se atualizam constantemente, isso significa que é preciso atualizar também o plano de negócios para garantir sua eficácia. Para isso, é necessário revisar esporadicamente o documento e fazer as alterações necessárias.

Sendo assim, defina períodos para que essa revisão seja feita, pode ser semestralmente ou anualmente. Além disso, fique atento a sinais como:

  • Resultados menores;
  • Atualizações de dados;
  • Mudanças na empresa.

Dessa forma, o empreendimento se torna capaz de revisitar as ações implementadas e identificar pontos de melhoria. Além de conseguir identificar se os seus investimentos estão trazendo os resultados esperados. 

Use o plano de negócio para e-commerce a favor da sua empresa!

O plano de negócio e-commerce é um documento desenvolvido para servir como um guia para a empresa e seus colaboradores. Nele, estão disponíveis informações importantes sobre o negócio como: objetivos, metodologias, investimentos e muito mais. 

Por meio dele, é possível ter uma visão macro sobre cada setor do empreendimento, assim como, o passo a passo para colocar em prática as principais atividades realizadas nele. Além disso, ele oferece um entendimento profundo sobre o mercado e os consumidores.

Para isso, é preciso desenvolver uma estrutura que faça sentido para a loja, com informações atualizadas e planejamentos a curto e longo prazo. Dessa forma, o negócio encontra o caminho certo para atingir suas metas. 

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