O que são canais de vendas e quais os melhores para sua empresa

Os canais de venda são os meios pelos quais uma empresa comercializa seus produtos para seu público consumidor. Descubra quais são, como escolher e mais!

Quais são as redes sociais mais usadas pelos seus clientes? Como seus consumidores costumam buscar informações sobre produtos e serviços?

Definir os canais de venda em que a empresa atua é uma das mais importantes decisões estratégicas na criação da persona. É por meio dessas plataformas que a relação com o público-alvo acontece e que novas oportunidades devem chegar.

Seja online ou offline, nas redes sociais ou no Google, em cada canal os consumidores têm diferentes hábitos de consumo e, em consequência, a empresa precisa realizar diferentes ações.

Quer saber mais sobre o que são canais de vendas, quais são os principais e como definir os melhores para a sua empresa? Acompanhe no conteúdo.

O que são canais de venda?

Canais de venda são os meios por onde uma empresa realiza a venda de suas soluções. De forma simples, é onde nós, consumidores, compramos produtos ou contratamos um serviço.

Diferentes empreendimentos utilizam plataformas distintas para comercializar seus serviços e é comum vermos uma empresa escolher mais de um canal. Isso porque, apresentar diferentes opções de compra ao consumidor é uma forma efetiva de vender mais. 

Os canais de venda estão presentes em dois formatos, online e offline. No online, os mais conhecidos são: redes sociais, e-commerce, e-mail marketing. Já o offline engloba canais como: lojas físicas, venda direta e mais.

Principais canais de venda

Como vimos no tópico anterior, o canal de venda é o principal meio pelo qual uma empresa comercializa seus produtos. Portanto, é importante escolher aqueles que mais fazem sentido para o público.

Confira a seguir os principais canais de venda:

WhatsApp

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o Whatsapp no mundo, ficando atrás apenas da Índia. Aqui, a marca no app de mensagem já chega a 147 milhões de usuários.

O sucesso da plataforma se dá por sua simplicidade e facilidade de acesso, uma vez que por ser utilizado principalmente por smartphone mais pessoas conseguem utilizá-lo em seu dia a dia. 

Além disso, a rede de mensagens funciona de forma gratuita, precisando apenas do acesso à internet e não cobrando pelos envios, como ocorre com SMS. Esses pontos mostram porque o WhatsApp é o queridinho dos brasileiros. 

Com isso em mente, empreendimentos ao redor do país passaram a concentrar suas vendas na plataforma e agora utilizam o ZapZap para manter um contato próximo com seus consumidores. 

Por conta dessa demanda das empresas, foi lançado o Whatsapp Business, que une o melhor dos dois mundos e oferece recursos exclusivos para empreendedores com a facilidade de sempre aos usuários.

E-commerce

O e-commerce é talvez o meio de vendas mais conhecido no mundo online. Isso porque, é uma plataforma que faz parte do dia a dia dos brasileiros que compram por meios digitais. 

De acordo com pesquisa realizada pela Octadesk, 61% das pessoas preferem comprar pela internet do que ir em lojas físicas. Esse número mostra o imenso potencial que as lojas online possuem. 

Vale lembrar que, esse hábito de consumo se potencializou durante a pandemia, onde as pessoas passaram a comprar mais pela internet, e permaneceu por conta de pontos como:

  • Facilidade de compra;
  • Atendimento eficiente;
  • Menor preço;
  • Conforto.

Redes sociais

As plataformas digitais fazem parte de estratégias de marketing por serem os canais que aproximam a empresa do consumidor. Mas, esses espaços também podem, e devem, ser utilizados para vender.

De olho nesse mercado em potencial, grandes redes como Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok investem em modelos business que atendem tanto empreendimentos quanto seus clientes.

Nessas plataformas, a empresa pode criar uma conta comercial para vender seus produtos e ainda realizar divulgações que chegam até o público final com maior eficiência. Além disso, vale disponibilizar o link para o e-commerce e assim oferecer mais opções de compra ao cliente.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é um meio eficiente para a nutrição de leads. Ou seja, por meio dele a marca consegue manter uma relação próxima ao potencial cliente e por meio de copys engajadoras e materiais ricos, mostrar a ele suas soluções. 

Mas, para além da nutrição, esse recurso pode também ser utilizado para engajar o consumidor e o guiar até a compra de forma mais direta

Por exemplo, quando uma pessoa coloca itens no carrinho no site, mas não efetiva a compra, a empresa pode enviar um e-mail com um lembrete desses itens e até oferecer um cupom de desconto.

Marketplace

O  Marketplace é o maior aliado para os empreendedores que ainda não conseguem desenvolver um site ou para as empresas que querem expandir seus negócios. Isso porque, são grandes lojas que conectam outras ao seu público. 

Empresas como Americanas, Amazon e diversas outras são como vitrines que colocam outras lojas em seu catálogo. Por meio disso, mais pessoas conhecem um pequeno empreendimento e têm a chance de comprar de diferentes negócios. 

Um  exemplo de sucesso de Marketplace é o Soluções Industriais que oferece divulgação para B2B em mais de 60 canais online. Além disso, o Soluções possui 50 mil fornecedores e mais de 3 milhões de negócios fechados, se tornando o maior Marketplace B2B da América Latina.

Google Shopping

O navegador mais utilizado do mundo também não poderia ficar de fora e lançou sua própria vitrine com milhões de lojas a disponibilidade do consumidor. 

Esse canal chama a atenção por sua simplicidade e facilidade de uso, tornando a experiência do usuário muito mais fluida quando se trata de comprar. Nele, o consumidor pode pesquisar pelo produto e definir filtros para encontrar a melhor oferta.

Programa de afiliados

Uma empresa que quer atingir novos públicos pode investir em diferentes tipos de estratégias e o programa de afiliados é uma delas. 

Nessa abordagem, uma pessoa utiliza sua própria rede ou site para divulgar produtos de outras empresas. Vale lembrar que essa pessoa que serve como ponte entre um empreendimento e seu consumidor recebe uma comissão por cada negócio fechado. 

Portanto, é uma estratégia vantajosa para o empreendimento, que atinge um novo público, e para o afiliado, que conquista uma renda extra.

Loja física

Ao longo do artigo falamos bastante sobre vendas online por meio de sites e redes sociais, mas é fato que as lojas físicas ainda estão com tudo quando se trata de gerar receita para as empresas. 

O hábito de consumir online pode até estar em crescimento nos últimos anos, mas deixar de investir no offline e focar apenas no online é um movimento arriscado. Portanto, é fundamental que as marcas não deixem o físico de lado e também foquem em suas lojas. 

Como implementar os canais de venda com sucesso no seu negócio

Antes de colocar qualquer estratégia de marketing e vendas em ação ou escolher um novo canal para investir, é preciso entender como o mercado em que a empresa está inserida vem se comportando. 

Com isso, é possível identificar quais as necessidades da persona, assim como seus principais hábitos de consumo. 

Para isso, a empresa pode realizar uma pesquisa de mercado, estratégia que tem como propósito compreender de forma mais efetiva cada aspecto do mercado e assim tomar as decisões certas. 

Colocar essa estratégia em prática não é algo tão complexo quanto parece. Isso porque, o empreendimento pode conhecer melhor seu público por meio de:

  • Questionários;
  • Pós-venda;
  • Comentários em redes sociais;
  • Avaliações. 

Além disso, ao investir em diferentes canais, é fundamental observar métricas como: taxa de conversão, abandono de carrinho, compartilhamento e mais para entender se os esforços da empresa naquele canal estão valendo a pena. 

Por meio de análises como essas, somos capazes de compreender se o canal de venda escolhido é de fato a melhor opção e o que o empreendimento pode fazer para potencializar suas vendas naquele espaço.

Vale lembrar que, para canais online, o uso de plataformas funcionais garante que o usuário consiga acessar todas as informações disponibilizadas para ele. Afinal, uma pessoa que acessa um site quebrado ou não encontra o que quer, facilmente desiste e procura por outro site. 

Portanto, leve em consideração essa experiência positiva e facilite o máximo possível a jornada de compra de uma pessoa. Dessa forma, ela encontra a solução para sua necessidade e pode até voltar para comprar de novo. 

Canais de venda: escolha a plataforma certa para seu negócio 

Os canais de venda são os meios pelo qual uma empresa comercializa seus produtos ou serviços. Com eles, um empreendimento é capaz de atingir novos públicos e assim potencializar sua receita. 

São inúmeras as opções de canais que podem ser utilizados, como: Whatsapp, redes sociais, e-mail marketing e muito mais. Esse leque de possibilidades oferece às empresas a chance de divulgar ainda mais suas soluções.

Para escolher a ideal, é importante realizar uma pesquisa de mercado e assim compreender quais as necessidades do público-alvo. Dessa forma, o empreendimento escolhe o canal certo para atingir seus objetivos.

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