Posicionamento de mercado: o que é e como definir em 4 passos

Posicionamento de mercado é a forma em que uma empresa define sua marca e a percepção do público sobre ela. Entenda a importância do mapa de posicionamento e as inúmeras vantagens dessa abordagem.

A jornada de compra é composta pelas etapas da descoberta do problema, consideração da solução e a decisão de compra. A sua marca deve estabelecer pontos de contato e se manter na cabeça do consumidor durante todo esse percurso.

Para isso, a empresa deve colocar em prática estratégias e ações que promovam a imagem que deseja transmitir para o público-alvo.

É aqui que entra o posicionamento de mercado, um conceito que tem como foco o lugar que uma marca ocupa na mente dos clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo e saiba como colocar a sua marca na cabeça do público com o posicionamento de mercado.

O que é posicionamento de mercado?

O posicionamento de mercado é um conceito que se concentra principalmente em fazer com que uma empresa ganhe destaque e ocupe a mente de um consumidor

De uma forma prática, ao desenvolver uma estratégia de posicionamento, a marca precisa estabelecer seu segmento de atuação e identificar quais são as lacunas que o mercado apresenta. 

A partir disso, é possível encontrar oportunidades para desenvolver a imagem da empresa com maior personalização e eficiência, conquistando espaço e se fixando na cabeça do público. 

Mas, como exatamente fazer isso com tanta concorrência? A resposta é um caminho a ser percorrido com calma e planejamento. 

Isso porque, se destacar no mercado exige conhecimento amplo sobre hábitos de consumo, organização nas principais áreas da empresa e mão na massa. 

O que é mapa de posicionamento?

O mapa de posicionamento é um recurso utilizado para entender os diferenciais de um produto ou serviço em um determinado segmento. 

Uma escola de idiomas que atua com uma grade personalizável e aulas focadas em conversação, por exemplo, pode focar seus esforços de divulgação em pessoas que possuem mais pressa para aprender matérias específicas, como inglês para negócios ou espanhol para turistas.

O mapa de posicionamento possui o objetivo de mostrar esse diferencial a empresa para que estratégias de Marketing e Vendas sejam implementadas

Atrativos como personalização, exclusividade, preço baixo e atendimento de qualidade chamam a atenção de potenciais clientes. Esses fatores também podem ser determinantes na fidelização desses consumidores.

Benefícios em definir o posicionamento de mercado

O posicionamento de mercado trabalha para que a marca esteja presente na mente do consumidor todas as vezes que ele comece a entender que possui alguma necessidade, dor ou desejo. 

Ao atingir esse espaço, a empresa conquista um lugar de destaque que traz inúmeros benefícios, como:

Fidelização

A fidelização de clientes ocorre quando uma pessoa faz compras recorrentes com a empresa. Fazer com que a marca conquiste espaço na mente do consumidor, garante uma possibilidade bem maior de que as pessoas pensem nela ao querer realizar uma compra. 

Portanto, ao implementar um posicionamento de mercado eficiente, a empresa deixa seus clientes próximos e trabalha abordagens de vendas mais assertivas. 

Um bônus que a fidelização traz é a possibilidade de que essas pessoas se transformem em verdadeiros promotores da marca e atuem também como um canal de divulgação para o empreendimento.

Domínio da imagem

Esse domínio diz respeito ao controle que uma empresa tem sob sua imagem. Para entender esse ponto precisamos lembrar que, quanto maior e mais conhecida uma marca é, mais influência ela exerce. 

O contraponto disso é a necessidade que um negócio tem de controlar sua imagem para que não exista ruídos em sua comunicação com o público. 

É exatamente nesse ponto onde o posicionamento de mercado se faz tão importante. Uma vez que, esse conceito foca em planejar, organizar e colocar em prática ações que lidam diretamente com o branding da organização.

Competitividade

Se destacar em meio a concorrência pode não ser tão simples, mas organizações que possuem um posicionamento bem colocado atingem esse patamar de forma orgânica. 

Portanto, rever a imagem do empreendimento constantemente e aplicar estratégias condizentes com seus valores é fundamental para mostrar ao público o valor que a marca tem.

Conexão

Realizar uma compra é mais do que encontrar uma loja, passar o cartão e sair com o produto. Esse ato envolve apego emocional, necessidades, desejos, validação e diversos outros sentimentos. 

Isso porque, e isso tem se tornado cada vez mais comum, os consumidores buscam por empresas que dialoguem diretamente com seus valores e esteja presente sempre que precisar.

Mas, para que essas pessoas entendam mais sobre a marca e o que ela representa é preciso que exista uma comunicação. 

É aqui que um posicionamento bem feito alcança os resultados esperados, uma vez que por meio de canais de comunicação esse diálogo se torna mais consistente e direto.

Tomada de decisões

Conhecer o segmento de atuação, seu público e seus próprios valores é fundamental para que uma organização saiba qual caminho seguir em busca de seus objetivos. 

De uma forma mais prática, o posicionamento de mercado oferece insights a empresa a respeito de aspectos como:

  • Necessidade de um rebranding;
  • Quais canais de comunicação investir;
  • Percepção do público sobre a marca.

A partir do conhecimento de pontos como esses, as decisões a tomar se tornam mais claras e a organização é capaz de investir seus esforços onde realmente importa.

Como fazer a definição do posicionamento de mercado?

Agora que você conhece os benefícios desse conceito, chegou a hora de colocá-lo em prática e fazer com que o seu negócio conquiste uma vaga na mente do consumidor.

Confira a seguir as principais dicas para implementar o posicionamento de mercado com sucesso:

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado consiste em um estudo sobre os principais aspectos que envolvem a concorrência, os clientes e o cenário do segmento de atuação escolhido. Com ele, a empresa é capaz de encontrar as lacunas que pode preencher com seus diferenciais. 

Fazer esse mapeamento é uma forma eficiente de compreender de forma clara onde exatamente a marca deve investir, em qual público deve focar e os principais meios para chegar até ele.

Além disso, oferece uma visão ampla sobre a concorrência e suas principais ações de Marketing e Vendas. Esses insights são valiosos e oferecem inúmeras possibilidades de crescimento.

Entenda a fundo seu negócio e serviços

Conhecer os concorrentes e público é essencial para o funcionamento do posicionamento de mercado. Mas, algumas empresas acabam se esquecendo do básico: compreender sobre ela mesma e como pode sanar as dores de sua persona. 

Portanto, é necessário alinhar os valores da organização com suas ações e assegurar que existe coerência nas peças publicitárias, atendimento e demais processos, sejam eles internos ou externos.

Crie o mapa de posicionamento

No início do artigo explicamos o que é mapa de posicionamento, o recurso que auxilia o empreendimento a entender seus diferenciais.

Esse recurso é fundamental para um posicionamento de mercado efetivo, uma vez que é por meio dele que a empresa enxerga de forma mais clara suas forças e fraquezas. 

Portanto, desenvolva um mapa com informações simples de consultar e revise-o de forma constante. 

Observe de perto o comportamento do consumidor

O hábito de consumo das pessoas muda conforme novas tecnologias surgem. Sendo assim, observar de perto essas mudanças faz parte do posicionamento de mercado. 

Para isso, atualize de forma constante a persona da empresa e faça pesquisas de mercado para acompanhar as transformações do público e não perder relevância nem ficar para trás.

Conquiste a mente do cliente com o posicionamento de mercado!

O posicionamento de mercado é um conceito que tem como objetivo fazer com que uma marca ocupe espaço de destaque na mente dos consumidores. Com isso, a empresa se torna a primeira coisa que o cliente pensa ao considerar uma compra. 

Para conquistar esse espaço é necessário compreender a fundo os valores da organização e quais seus principais diferenciais. Dessa forma, as ações de marketing se tornam mais eficientes e personalizadas. 

Por meio do mapa de posicionamento, o empreendimento consegue identificar os segmentos que pode atuar, entender seu público e observar de perto seus concorrentes para encontrar novas oportunidades de crescimento.

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