Página de vendas: o que é, quais os benefícios e como criar uma

Página de vendas é um recurso valioso para quem quer divulgar o seu produto ou serviço e converter visitantes em clientes potenciais. Descubra abaixo como ela funciona e quais as vantagens de ter uma, além de como criar a sua própria página.

Seja qual for o ramo do seu negócio, ter uma página de vendas eficiente é essencial para crescer no mercado digital. Esse recurso simples, mas muito útil pode fazer toda a diferença no desempenho das vendas online e por isso, não deve ser menosprezado.

Os empreendimentos buscam lucro em seus investimentos. Ou seja, direcionando seus esforços e alinhando estratégias com uma página de vendas, o índice de conversão tende a crescer significativamente.

Para isso, cada elemento deve ser pensado com cuidado e a fim de oferecer a melhor experiência do usuário possível. Dessa forma, você aprimora suas técnicas de vendas e causa boas impressões em futuros clientes.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é uma página de vendas e qual a melhor forma de criar uma. Tudo isso e muito mais, como os seguintes tópicos:

O que é página de vendas?

Talvez, a primeira coisa que você tenha imaginado ao ver esse termo foi a famosa landing page, certo? Na verdade, a resposta não está tão longe disso, já que uma página de vendas é um tipo de landing page focada em um único objetivo: vender.

Em outras palavras, uma landing page pode ser feita para divulgar um evento, produto ou um serviço de forma informativa. Por sua vez, a página de vendas é pensada como um atalho do funil de vendas e busca levar o lead direto para a etapa de conversão.

Nela, o ideal é apresentar os benefícios do que está sendo ofertado, assim como anunciar o preço, tirar dúvidas frequentes, mostrar depoimentos de clientes anteriores e deixar claro os meios de pagamento e sistema de garantia. 

Pense que sua página de vendas precisa ser persuasiva e convincente ao ponto do visitante não se intimidar na hora de finalizar a compra. Se a página de vendas fosse uma pessoa, ela seria o vendedor de uma loja física que passa confiança e credibilidade desde a porta da loja até o caixa.

Elementos da página de vendas

Uma página de vendas eficiente e bem estruturada depende da disposição correta dos elementos necessários para passar a mensagem certa. Alguns deles são:

Título

O título é a primeira coisa que o seu visitante verá ao carregar a página. É o verdadeiro “olá” que vai recebê-lo. Portanto, pense em um título curto, mas que seja direto e que transmita em poucas palavras o que você oferece.

Não tenha pressa para decidir o título da página. Ele será como uma promessa do que o leitor encontrará nos textos seguintes e deve ser cumprida ao realizar a compra. O usuário precisa se sentir bem recebido e perceber que encontrou justamente o que precisava. 

Subtítulo

Aqui, o objetivo é oferecer um texto curto (normalmente, uma frase) que mostre um pouco mais do produto ofertado no título. Deve ser algo simples e direto para complementar a afirmação anterior.

Pense em uma versão extendida do título escolhido. Mas, cuidado para não ser repetitivo. O subtítulo deve levar seu lead adiante e não fazer com que ele ande em círculos.

Texto com oferta

Procure ser persuasivo. É o espaço perfeito para convencer o seu cliente da venda daquele produto, seja por meio dos benefícios, das exclusividades, promoções, oportunidades ou oferecendo frete grátis e brindes.

Imagem

Como o velho ditado diz “uma imagem vale mais do que mil palavras”, portanto, separe um tempo para escolher as imagens que serão utilizadas na sua página de vendas. 

Afinal de contas, enquanto seu lead ainda não está convencido e explora sua página com os olhos, as imagens serão aquilo que chamará sua atenção.

CTA

É claro que uma página focada em vendas não poderia deixar de ter uma boa CTA. Ela precisa ser curta e contar com um verbo no imperativo, como: faça, olhe, confira, compre, etc.

Normalmente, a CTA é um botão bem destacado do resto da página. Isso porque, ela é a porta de entrada para conquistar o produto vendido. Precisa chamar bastante atenção e estimular a compra.

Mas, os elementos não param por aqui. Mencionamos só alguns dos principais, mas você ainda pode acrescentar muitos outros e deixar sua página de vendas cada vez mais completa com os seguintes itens:

  • Informações da empresa;
  • Depoimentos;
  • FAQ;
  • Tutoriais ou vídeos de apresentação;
  • Links para redes sociais e outros contatos;
  • Comentários.

Benefícios de criar uma página de vendas

Apesar de dar trabalho para ser feita, uma página de vendas oferece inúmeros benefícios para o seu negócio. Principalmente, quando falamos dos indicadores.

Ter uma página de vendas te ajuda a selecionar melhor a audiência e direcioná-la para a sua loja online, aumentando o tráfego consideravelmente. Além disso, impacta diretamente no índice da taxa de conversão.

Mais do que isso, ela divulga seu produto da melhor forma e serve como um portfólio online dos seus produtos e serviços. Isso porque te dá espaço para trabalhar da melhor forma com o layout e apresentá-lo como quiser, fazendo descrições e apontando vantagens.      

Diferença entre loja virtual, marketplace e página de vendas

Como mencionamos no início do artigo, uma página de vendas não é exatamente a mesma coisa que uma landing page, certo? Por isso, precisamos explicar as diferenças entre uma loja virtual e um marketplace, afinal, não são todos  espaços para vender?

Não exatamente. Isso se deve aos diferentes formatos. Enquanto uma loja online é uma plataforma completa que vai desde a oferta do produto até o envio, um marketplace é um portal virtual que reúne diversos vendedores de determinada região.

Diferente dos dois itens acima, uma página de vendas serve para divulgar o seu produto e converter o cliente através das informações disponíveis. Ou seja, depois de convencido, o cliente clica em uma CTA que o direciona para uma loja virtual ou marketplace para finalizar a compra.

Dicas para desenvolver página de vendas

Deu pra perceber a importância de construir uma boa página de vendas, não é? Mas, se você estiver perdido em como começar a fazer isso, vamos te ajudar com os itens abaixo:

Seja criativo

Esse é o momento para mostrar o que a sua empresa tem de melhor. Pense com cuidado nos elementos que vão compor a sua página e alinhe com clareza suas estratégias de vendas.

Use e abuse de recursos criativos que chamem atenção e engajem os visitantes da página. Agora que ele já chegou até ali, você não pode perdê-lo. Garanta que todo o layout conte uma história e que o usuário percorra uma jornada até o final da tela clicando em uma CTA.

Utilize gatilhos mentais

Você não precisa pensar em todas as razões do mundo para convencer alguém daquilo que oferece. Para isso, você pode utilizar gatilhos mentais para despertar emoções e curiosidade em um potencial cliente. 

Gatilhos mentais são alguns tipos de termos que ativam botões no nosso cérebro e são capazes de nos convencer a alguma coisa com apenas uma palavrinha mágica. É preciso saber utilizar bem essa estratégia para poder tirar proveito de suas vantagens.

Crie uma página responsiva

Lembre-se de que nem todos os usuários irão acessar sua página de vendas por um monitor. Portanto, não se esqueça de criar uma página acessível para dispositivos móveis.

Isso vai além de planejar um site responsivo, mas envolve pensar em estratégias de mobile friendly para garantir uma melhor experiência.

Produza textos engajadores

Chegamos na parte principal da página de vendas. É aqui que você terá todo o espaço para mostrar as qualidades do produto ou serviço que está oferecendo. Faça a descrição com cuidado e atente-se em não deixar passar nenhuma informação relevante.

Mostre o produto, conte sobre os benefícios e não se esqueça de falar sobre a grande oferta que está sendo apresentada. Se for possível, mostre um pouquinho de como funciona seu serviços.

Isso é muito comum em páginas de vendas de cursos online, nas quais os professores mostram os módulos das aulas ou ainda, uma demonstração dos materiais que serão disponibilizados com a compra.

Insira depoimentos

Uma dica valiosa é colocar logo em seguida alguns depoimentos de pessoas que compraram anteriormente e aprovaram seu produto. Querendo ou não, a opinião de terceiros quase sempre influencia uma decisão de compra, então, por que não guiá-la para o lado positivo da coisa?

Use o FAQ

Faça um levantamento das perguntas mais frequentes e procure responder todas, deixando disponível uma seção de fácil acesso para os usuários. Às vezes, alguém está quase convencido e uma pequena resolução de dúvida é justamente o que faltava para a conversão.

Escreva de forma clara e transparente

Use palavras simples e seja direto em suas ofertas. Conte para o que veio e o que pode entregar com aquela compra. Deixe o cliente ciente do que está adquirindo e evite dores de cabeça e avaliações ruins.

Coloque fotos do produto em diferentes ângulos e não peque por falta de informações e clareza naquilo que está sendo ofertado. Mostre como funciona, quais as dimensões e, se for algo não físico como um serviço, mostre como ele será feito ou acessado.

Faça seu visitante se sentir seguro e saber que a sua empresa não tem nada a esconder.

Tudo anotado para sua página de vendas?

Se sua empresa está presente na internet, é certo que os objetivos são conquistar clientes e consumidores nesse meio. 

Uma página de vendas é um recurso valioso para quem quer dar um passo além e converter visitantes em fregueses.

Não importa o tamanho do seu negócio, a criação dessa página te ajuda a divulgar o seu produto ou serviço e é capaz de chamar a atenção de muita gente interessada. Por isso, não perca tempo e comece agora mesmo a pensar em construir a sua.

Esse conteúdo foi útil para você? Então não se esqueça de acompanhar o Marketing para Indústria e ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital, além de saber de dicas valiosas para crescer o seu negócio.