Rebranding: o que é, quais são os tipos e como fazer

rebranding

Sua empresa precisa passar por mudanças? Nada melhor que entender as estratégias de Rebranding para melhorar a imagem da sua marca e trazer modernidade e visibilidade. Saiba como trabalhar com essas técnicas e gerar bons resultados.

Toda empresa ou marca possui uma identidade visual ou alguma característica marcante que faz com que o público se lembre dela. 

Com isso, é preciso que essa identidade evolua de acordo com a forma que os consumidores se comunicam e relacionam com o mercado.

O Rebranding busca essa evolução da marca, fazendo dela o mais memorável possível com o passar do tempo. Para isso, é necessário estar por dentro dessas mudanças e conhecer técnicas para aplicar no seu negócio.

Quando falamos em criação de marcas, ter conhecimento sobre referências e elementos visuais que possam representar o conceito da empresa é essencial. Seja no nome, na cor, no símbolo, na forma, toda estética precisa refletir os valores do negócio.

Neste conteúdo vamos falar sobre Rebranding, o que é, qual sua importância, como fazer e qual o momento certo para atualizar a imagem da sua empresa. Confira com a gente!

O que é  Rebranding? 

O Rebranding é o ato de ressignificar uma marca por meio de elementos visuais. Ou seja, é o esforço de mudar a percepção do público em relação ao produto, trazendo um novo conceito e identidade.

Um Rebranding nem sempre engloba mudar todas as características de uma marca. Por vezes as alterações são feitas no nome ou na logomarca, outras apenas mudanças de cores ou de fonte já são suficientes. 

Por isso, existem estudos e questões cromáticas e psicográficas a serem analisadas antes de realizar essas mudanças.

Dessa forma, o Rebranding possibilita a conexão com o público-alvo e traz uma memória visual que desperte interesse no consumidor. Abaixo segue alguns critérios primordiais para essa mudança:

  • Storytelling;
  • Logotipo e logomarca;
  • Teoria das cores;
  • Publicidade (slogan e CTA);
  • Novos produtos.

Quais os tipos de Rebranding?

Existem diversos tipos de Rebranding que devemos reconhecer para definir qual se adapta melhor ao propósito de mudança da empresa, confira abaixo alguns exemplos:

Rebranding parcial

Ele ocorre quando a marca muda apenas alguns elementos visuais sem modificar todo o conceito e estética de tudo, ela não deixa de ser reconhecida pelo que já era.

Rebranding evolutivo

Esse tipo trata das transformações e as atualizações sobre a imagem da marca a longo prazo. Em outras palavras, pequenas mudanças feitas gradualmente ao longo do tempo.

Rebranding radical

O Rebranding desse tipo são mudanças completas, envolvendo todos os elementos visuais e todo o conceito e ideia de marca. Essa mudança radical é comum em casos de fusão entre empresas ou ainda em gestão de crise.

Existem tipos de mudanças que podem ser feitas para atrair o olhar do consumidor, desde que não fuja do escopo e do conceito da marca. A seguir vamos explicar cada uma delas:

Storytelling

Storytelling é o conjunto de técnicas e fórmulas desenvolvido para contar histórias. Utilizando a trajetória da empresa de forma afetiva para comover o público. 

Isso permite que a marca traga sua missão, visão e valores de uma maneira coesa e simples, explicando o motivo da sua existência.

Logotipo 

O logotipo exerce a função de fazer com que o espectador entenda, de forma rápida, o conceito da marca.

Um bom logo transmite os valores e a missão da empresa. Investir no desenvolvimento desse elemento é essencial para se conectar com a persona.

Teoria das cores

Existe um estudo psicológico das cores, que busca entender cada uma delas de acordo com o humor e o comportamento de seu público. 

As empresas que identificam o valor psicográfico de seu público, conseguem escolher uma cor na sua identidade visual de forma assertiva.

Publicidade

Investir em publicidade e propaganda ajuda a potencializar esses elementos visuais de uma marca sendo crucial para um Rebranding. 

No entanto, é importante ter uma comunicação direta com o público, com ideias bem definidas atreladas ao conceito da marca.

Novos produtos

A empresa precisa trazer novos produtos que possam fidelizar o cliente a nova proposta de Rebranding da marca.

Afinal, qual a importância do Rebranding?

O Rebranding é importante para reconstruir uma identidade da empresa, trazer novas tendências, modernizar conceitos, inovar no mercado e atrair novos clientes.

Para isso, a marca deve reconhecer sua cultura organizacional, ter bom posicionamento sobre si e saber trabalhar sua identidade visual de forma positiva.

Saiba reconhecer o tempo da mudança, faça uma linha cronológica da evolução da sua empresa, um cálculo de seu ROI (Retorno sobre investimento) e veja no que vale a pena mudar e investir. 

Entenda o seu público e reconheça as suas necessidades, faça uma pesquisa de campo antes e tente trabalhar em cima de indicadores, que possam trazer dados concretos.

Quando fazer Rebranding?

O Rebranding deve ser feito quando a empresa identifica a necessidade de um novo posicionamento no mercado. Seja quando ocorre uma grande mudança interna ou para acompanhar os comportamentos de seu público.

Uma ótima dica é utilizar o Rebranding para gestão de crise. Isso é, quando a marca precisa contornar uma situação que tenha afastado seus clientes.

Se a empresa desejar mudar o seu público, ou nicho que trabalha, é interessante utilizar o Rebranding também. Dessa forma é possível construir uma comunicação eficiente com essa nova audiência.

Aposte na sua marca!

O Rebranding é um conceito que tem crescido devido a necessidade de mudança das empresas no mercado. Portanto é importante que haja entendimento claro sobre o tema.

Ele é essencial pois possibilita a atualização das marcas para as necessidades e valores atuais. A partir dessa estratégia a empresa pode reavaliar seu propósito, mudar o público e criar novas campanhas de marketing.

Para isso, é importante contar com o apoio especializado, além de dominar as técnicas e teorias de trabalho com imagem, design e storytelling.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre vendas, marketing e tecnologia? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!