Saiba como calcular o preço de venda dos produtos da sua empresa

Saber como calcular o preço de venda é fundamental para que a sua empresa lucre e atenda as necessidades dos clientes. Aprenda a encontrar o preço ideal dos produtos do seu empreendimento.

Encontrar o preço certo para um produto é uma tarefa importante, mas muitas vezes feita de forma incorreta pelas empresas. Para chegar ao valor certo, seu negócio deve observar os detalhes que envolvem gastos fixos, variáveis, margem de lucro e entre outros pontos.

É necessário levar em consideração também fatores que fazem parte do ciclo de produção e venda desse item. Dessa forma, é possível identificar se os investimentos realizados têm retorno ou se é necessário seguir por outro caminho.

Vale dizer que, saber como calcular preço de venda é algo fundamental para novos empreendimentos e também organizações já estabelecidas no mercado.

Quer aprender como calcular preço de venda? Acompanhe o artigo e confira as principais dicas para o seu negócio garantir o equilíbrio entre preço e valor aos clientes. 

Por que é importante saber como calcular o preço de venda?

Imagine uma empresa de artigos de decoração que acabou de ser inaugurada e começa a realizar as primeiras vendas.

Vamos supor que esse novo empreendimento não realizou uma pesquisa de mercado e definiu os preços de seus produtos levando em consideração apenas o lucro

Para isso, essa empresa observou o que seus concorrentes diretos cobram e a partir dessa informação decidiu colocar seus valores nos itens que vende.

Pode parecer uma boa ideia a princípio, já que o foco é o lucro, no entanto a longo prazo essa decisão não se sustentará, uma vez que a empresa não levou em consideração pontos como: custo de produção, perfil do público e gastos variáveis. 

É aqui que entra a importância de saber como calcular o preço de venda. Isso porque, é necessário levar em consideração uma série de fatores para chegar ao preço ideal de um produto. 

Dessa forma, a empresa se certifica de que existe um equilíbrio entre o custo de produção e as necessidades do consumidor, garantindo que não haja prejuízo para nenhum dos lados.

Confira a seguir quais são os principais pontos que o seu negócio deve observar para se certificar de que o preço de venda faz sentido ao cliente e não prejudique seus ganhos:

Pontos principais para calcular o preço de venda

Para encontrar o preço de venda ideal para os produtos da sua empresa é necessário analisar com cuidado os custos que envolvem a produção e também os objetivos do empreendimento. 

Ao observar esses aspectos, o seu negócio garante que está cobrando um preço justo pelo seu trabalho, competitivo com o mercado e que faça sentido para o perfil do cliente. 

Sendo assim, observe os seguintes pontos:

Custos diretos

O custo direto é todo o gasto fixo que uma empresa possui durante a fabricação ou aquisição do item que irá vender. Isso inclui:

  • Impostos;
  • Matéria-prima;
  • Tributações;
  • Mão de obra.

Esses gastos não costumam apresentar variações constantes e portanto são mais simples de identificar. No entanto, é preciso que o empreendimento fique de olho nas oscilações que podem afetar a fabricação de seus produtos para evitar surpresas.

Custos indiretos

O custo indireto leva em consideração as despesas administrativas que envolvem manutenção, armazenamento, vendas e marketing. Assim como, todos os custos operacionais que estão ligados à produção de um produto. 

Isso inclui o pagamento dos funcionários, equipamentos utilizados, possíveis avarias nos itens e até mesmo energia dos depósitos onde esses produtos ficam. 

Esse é um dos fatores mais importantes na hora de calcular o preço de venda, isso porque, o valor final deve cobrir os gastos que a empresa teve para não ser prejudicada. 

Margem de lucro

Depois de ter na ponta do lápis quais foram os gastos relacionados à produção dos produtos, chegou a hora de definir o quanto a empresa deseja lucrar com cada item vendido. 

A margem de lucro representa o ganho sobre a venda e deve ser calculada com atenção para que não haja desequilíbrio. 

Para isso, analise com precisão o cenário de vendas, isso significa identificar a demanda que o produto possui no mercado e também a quantidade de itens vendidos em um período anterior. 

Dicas para calcular preço de venda com assertividade

Agora que você conhece os principais aspectos a se analisar para calcular o preço de venda dos seus produtos, chegou a hora de colocar a mão na massa e encontrar o custo ideal. 

Para isso, confira as principais dicas que separamos para o seu empreendimento:

Observe a concorrência

Compreender como o mercado atua é um dos fatores mais importantes quando começamos a pensar sobre preços. Isso porque, é preciso que a sua empresa se mantenha competitiva e ao mesmo tempo mostre seu diferencial, e isso pode envolver também o custo dos produtos que vende.

Sendo assim, faça um Benchmarking, estudo da concorrência, para analisar outros empreendimentos que atuam no mesmo setor e como seus consumidores respondem aos seus preços. 

Além disso, essa pesquisa ajuda o seu negócio a identificar lacunas que podem ser preenchidas com produtos diferentes, ações de marketing criativas e abordagens de vendas inovadoras. 

Conheça o perfil do seu cliente

Assim como conhecer o concorrente é importante, saber exatamente quem é o seu consumidor também é fundamental para calcular o preço de venda do seu produto. 

Esse fator é significativo pois não adianta elaborar toda estratégia de marketing e vendas se ninguém há de fato adquirir o seu trabalho. Portanto, é preciso entender se o seu público-alvo pode adquirir, precisa ou deseja o seu produto. 

Para isso, desenvolva uma persona, personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. Dessa forma, o seu empreendimento terá com fácil acesso todas as informações necessárias para definir um preço justo pelo seu trabalho e que faça sentido ao consumidor.

Use a tecnologia como aliada

Softwares de gestão são aliados poderosos quando o assunto é organização financeira. Por meio deles a empresa consegue dispor de todas as informações que possui sobre suas despesas e realizar o processo de precificação com muito mais assertividade e agilidade. 

Afinal, realizar esse procedimento demanda cuidado e muita atenção para que o empreendimento não se perca em seus gastos e seja prejudicada. Para isso, o uso de ERPs (planejamento de recursos empresariais) se faz fundamental. 

Se o seu negócio não pode utilizar esse recurso no momento, não tem problema, uma vez que utilizar planilhas de controle financeiro também ajuda a visualizar de forma completa cada fator importante para calcular o preço de venda.

Saiba o valor da sua empresa

Pode parecer que não, mas valor e preço são coisas diferentes e ambas devem ser levadas em consideração na hora de precificar os produtos da sua empresa. 

Quando falamos sobre valor, queremos dizer a percepção que as pessoas possuem sobre uma marca. Já o preço, diz respeito a quantia em dinheiro que uma pessoa paga por determinado produto.

Marcas de luxo como Gucci, Louis Vuitton e Chanel cobram por seus itens um preço que inclui também o valor da marca. Ou seja, seus clientes pagam pelo produto e também pelo status que o nome da organização oferece.

No entanto, nem todos os empreendimentos precisam atender a essa demanda que o mercado de luxo exige. Mas, ainda assim, é preciso que o seu negócio entenda seu próprio valor e o tipo de experiência que oferece ao consumidor e colocar isso na balança na hora de precificar seu trabalho. 

Aprendeu como calcular o preço de venda? Agora é hora de colocar a mão na massa!

Calcular preço de venda parece uma tarefa simples, mas ela exige uma série de observações e análises para que seja feita de forma justa, tanto para a empresa quanto para seu consumidor final. 

Isso porque, é necessário levar em consideração alguns fatores como: despesas fixas, variáveis e margem de lucro. Dessa forma, o seu empreendimento encontra o custo ideal por seu trabalho. 

Para isso, é preciso observar a concorrência, ter o perfil do consumidor ideal bem definido e entender o valor que a sua marca tem e pode oferecer ao cliente. 

Seguindo esses passos, é possível encontrar o caminho certo para precificar o seu trabalho com eficiência e assertividade.

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