Como fazer previsão de vendas? Passo a passo para alavancar sua indústria

Estabelecer metas e montar o planejamento estratégico costumam ser atividades básicas ao administrar uma indústria. No entanto, muitos ainda esquecem de fazer a previsão de vendas, que serve como base para essas e outras ações da gestão. 

Afinal, como pensar em planos para o futuro se você não tiver uma projeção de quanto dinheiro terá disponível, não é mesmo?

Por isso, neste artigo traremos tudo o que você precisa saber para aprender como fazer uma previsão de vendas eficaz. Nele, você encontrará um passo a passo simples e ainda verá qual é a importância dessa ação para os negócios. Confira!

Primeiro, o que é previsão de vendas?

Antes de ensinar como fazer previsão de vendas, explicaremos o que isso é na prática. 

Basicamente, essa técnica, que também é conhecida como forecast de vendas ou ainda projeção de vendas, é uma estratégia que faz uma estimativa da receita que você espera receber com suas vendas em um período delimitado. 

Geralmente, as companhias fazem a previsão de venda para o ano seguinte. Para explicar melhor, essa técnica visa tentar antecipar como será a área comercial. 

Para isso, são usados dados concretos, tais quais: 

  • situação do mercado; 
  • sazonalidade; 
  • investimentos; 
  • histórico de vendas dos anos anteriores e muito mais.

Quais as vantagens de fazer previsão de vendas?

Todas as indústrias, não importando seu nicho de mercado ou porte, podem ser beneficiadas com a projeção de vendas. Entre as principais vantagens de aderir a essa técnica estão:

  • melhora no planejamento estratégico e financeiro; 
  • aumento da produtividade; 
  • otimização da estratégia de vendas; 
  • redução dos riscos; 
  • aumento da segurança nos investimentos. 

Todos esses benefícios derivam do fato que a previsão de vendas permite que você tenha uma ideia do que esperar para o futuro. Logo, consegue se preparar melhor e traçar planos de ação para diversas possíveis variáveis, tais como flutuações do mercado e sazonalidade.

Passo a passo de como fazer uma previsão de vendas eficaz 

Destacamos que não existe uma única forma de como fazer a previsão de vendas. Na verdade, há diversos métodos. Os principais são:

  • previsão a partir da origem dos negócios; 
  • previsão a partir das características dos negócios; 
  • previsão a partir do estágio de funil dos negócios.

Porém, todos são baseados no passo a passo que trouxemos para você a seguir: 

Passo 1: organize os dados sobre as vendas

O primeiro passo para fazer uma boa previsão de vendas é organizar todas as informações sobre a área comercial da sua companhia. Nessa etapa, seja o mais minucioso o possível, pois quanto mais dados forem coletados, mais certeira será sua projeção. 

Comece montando o histórico de vendas de cada período. Esse passo é fundamental, pois permite que você tenha acesso a todos os outros dados necessários, tais como:

  • variações por sazonalidade; 
  • picos de venda;
  • performance individual de cada setor e colaborador; 
  • eficácia das ações de marketing e muito mais. 

Com isso em mãos, tem-se uma visão mais ampla da situação da empresa. Sendo assim, consegue-se prever períodos em que será preciso contratar mais colaboradores ou investir em campanhas específicas para atrair mais público.

Passo 2: descubra qual seu ciclo de vendas 

Descobrir qual é o ciclo de vendas dos seus produtos é outro passo indispensável para fazer uma previsão de vendas certeira. 

Aqui, você deve descobrir quanto tempo leva desde que um cliente se interesse pelo que você tem a oferecer, até que ele resolva fechar o negócio. Vale lembrar que não existe um tamanho ideal para o ciclo, uma vez que isso depende da complexidade do que é comercializado. 

Mas por que isso é importante? Você pode questionar. Bem, conhecer a fundo seu ciclo de vendas ajuda a saber quantas vendas você poderá fechar no período projetado. Além disso, essa ferramenta auxilia na criação de estratégias para encurtá-lo e aumentar os lucros.

Passo 3: analise o mercado

Todas as indústrias estão sujeitas às variações e tendências de mercado. Por isso, ao pensar em como fazer uma previsão de vendas, deve-se analisá-lo com bastante cuidado.

Para fazer isso, responda às seguintes perguntas:

  • qual é a situação dos meus concorrentes?
  • qual época do ano eu vendo mais?
  • o que meus clientes desejam obter ao fechar um negócio?
  • quais as últimas tendências para meu nicho?

Essas quatro questões te darão as informações necessárias para saber qual época esperar um rendimento maior do que o normal, no que investir e ainda como chegar até sua buyer persona. 

Passo 4: considere a sazonalidade

No passo anterior você descobriu em qual época do ano vende mais e neste, você deverá analisar o porquê disso acontecer. É uma data comemorativa que faz com que seus clientes adquiram mais matéria-prima? É um evento?

Tudo isso deve ser posto no papel e considerado ao fazer a previsão de vendas, pois impactará no rendimento final. 

Lembrando que os dados finais podem não ser exatamente iguais a sua projeção. Contudo, caso você tenha feito todas as etapas anteriores, saiba que o resultado será bem próximo.

Passo 5: analise seu funil de vendas 

A última parte do passo a passo de como fazer previsão de vendas é analisar seu funil de vendas. Isso inclui mapear todas suas etapas e definir quantos prováveis consumidores você tem em cada uma delas e ainda qual sua taxa de conversão.

Em outros termos, quantos leads existem ao todo e quantos passam de um estágio para o outro, até chegar a etapa final, onde o cliente finaliza a compra.

Na imagem abaixo mostramos quais os principais benefícios que o funil de vendas pode trazer para sua indústria:

Não esqueça de repetir todo o passo a passo periodicamente. Afinal, o mercado está sempre mudando e é crucial acompanhar todas as variações para ter uma previsão de vendas mais certeira.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.