Marketing Orgânico: saiba o que é e como pode ajudar sua indústria

Marketing Orgânico

O grande objetivo do Marketing Orgânico é agregar valor à marca e aumentar a visibilidade sem a necessidade de realizar investimentos altos em anúncios pagos. Entenda mais sobre o assunto no conteúdo a seguir.

Utilizando diversas estratégias, o Marketing Orgânico visa atrair usuários e qualificar leads de forma espontânea e natural. Tudo isso por meio de recursos como: conteúdo, redes sociais e experiência do cliente.

Entretanto, por buscar atrair usuários de forma espontânea e orgânica, exige muito mais conhecimento e estudo sobre o público que deseja atingir. 

Ou seja, entender melhor o target da empresa para obter resultados mais assertivos.

Com estratégias de marketing e planejamento é possível construir uma mentalidade mercadológica e corporativa que aumente a produtividade da equipe.

Leia até o final e aprenda tudo sobre Marketing Orgânico e como o aplicar no seu negócio para conseguir mais clientes.

O que é e como funciona o Marketing Orgânico? 

O Marketing Orgânico é pensado de maneira que as estratégias sejam realizadas de forma independente aos recursos pagos de anúncios e ferramentas. 

Ou seja, é baseado na experiência do usuário com a utilização de planejamentos estratégicos desenvolvidos dentro do próprio marketing digital.

O objetivo é atrair o usuário e qualificar leads com ações feitas de acordo com a preferência do público. 

Para isso, são utilizados recursos como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, entre outros.

Para obter sucesso é importante entender os conceitos sobre algoritmo e engajamento. 

Isso com os principais mecanismos de busca na internet, como o Bing, Yahoo e o próprio Google.

E quando falamos sobre entender os parâmetros, queremos dizer os principais que o Google utiliza para selecionar os conteúdos que serão indexados nas primeiras páginas. Tais como:

  • Quantidade de palavras-chave;
  • Relevância, originalidade e coerência;
  • Qualidade e veracidade das informações;
  • Avaliações feitas pelos usuários;
  • Usabilidade e características visuais do site ou landing page.

Importância e benefícios do Marketing Orgânico

O Marketing Orgânico faz uma coisa que o tráfego pago não trabalha muito bem: o relacionamento com os clientes

Ao realizar o pagamento de campanhas nos próprios mecanismos de busca, seu anúncio aparece em primeiro lugar. 

Entretanto, é possível que os usuários saibam que se trata de um anúncio pago

Essa percepção pode afastar alguns leads, que preferem consumir conteúdo informativo e relevante antes de efetuar qualquer compra – principalmente pela internet. 

Portanto, a importância do Marketing Orgânico é a construção de um relacionamento com o cliente muito sólido e funcional. 

Disponibilizar informações que o lead está procurando para solucionar algum problema atrai muito mais cliques ao site do que um anúncio pago. 

Além disso, cria uma memória quase afetiva ligando a solução do cliente ao seu conteúdo.

Além de garantir diversos benefícios, tais como:

  • Ganhos permanentes para o site;
  • Credibilidade e reputação no ambiente digital;
  • Complementa campanhas pagas;
  • Gera vendas de forma orgânica;
  • Melhora a construção de relacionamento com o público;
  • Desenvolve a persona da marca com mais exatidão.

Como potencializar as ações de Marketing Orgânico

Para entender um pouco sobre essa estratégia, podemos explicar dessa forma: os blogs de pasta de dente que produzem conteúdo informativo sobre cuidado da saúde bucal. 

É automático: no mercado, o cliente se lembra do que leu e, possivelmente, irá comprar a pasta daquela marca.

Na internet acontece exatamente a mesma coisa, a diferença é a agilidade com a qual o cliente pode se identificar e realizar a compra. 

Por este motivo, para potencializar as ações de Marketing Orgânico da sua empresa, é necessário aplicar passos estratégicos. Veja quais:

Conheça os hábitos do seu público-alvo na internet

O primeiro passo dentro do planejamento de uma campanha de Marketing Orgânico é conhecer o comportamento do seu consumidor na internet.

Ou seja, quais sites ele mais frequenta, quais tipos de busca realiza e qual conteúdo tem interesse de consumir.

Dessa forma, criar uma ação efetiva para o público que deseja se torna mais fácil. 

Sua empresa deve estar presente nos mesmos ambientes digitais que seu consumidor e disponibilizar o que ele deseja consumir.

Publique conteúdo relevante

O conteúdo é um dos pilares do Marketing Orgânico. Por meio dele é possível atrair muitos usuários e qualificar leads

Além disso, é importante aliar esta estratégia ao SEO, uma ferramenta de otimização de buscas, em que se utilizam palavras-chave relacionadas ao nicho.

O ideal é que as empresas trabalhem com blogs próprios para publicarem conteúdos relevantes. 

Com essa estratégia, sua marca é capaz de atrair leads qualificados e melhorar o desempenho das vendas.

Invista na experiência do cliente

No site da empresa, busque sempre priorizar a experiência do cliente com links fáceis e formas de pagamento variadas. 

Invista também em diversos formatos para visualização em computador, mobile e tablets, entre outros elementos visuais.

Além de usar e abusar de recursos como o SEO e o metadados, ferramenta em que é possível incluir tags significativas.

Marketing Orgânico x Marketing Pago

O Marketing Orgânico e pago fazem parte do Marketing Digital e oferecem benefícios diversos às empresas que os empregam. 

Não é possível admitir qual o melhor recurso para a captação de clientes, entretanto podemos considerar que são complementares.

O Marketing Orgânico busca trabalhar com ferramentas complexas como conteúdo, otimização de busca e experiência do cliente. 

Já o Marketing Pago atua nos principais canais de comunicação com a vantagem de ter maior visibilidade. Pelo simples fato de ter sido pago para seu impulsionamento.

Ao aliar ambos recursos com o mesmo objetivo, é possível garantir resultados muito satisfatórios. Além de aumentar exponencialmente as vendas de um produto ou engajar uma marca de forma ágil e assertiva.

Portanto, investir nas duas ferramentas vale muito a pena.

Use o Marketing orgânico ao seu favor!

Utilizar o Marketing Orgânico ao seu favor é muito fácil e lucrativo, mas demanda trabalho, disposição e conhecimento. 

Não se assuste. Se você tem interesse em melhorar o desempenho nas vendas da sua empresa, aposte nessa tendência.

Investir no que é correto e assertivo não é um gasto a mais, significa mais ganhos e lucratividade. Pense nisso.

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