Veja como evitar os erros mais comuns na hora de alinhar o time de vendas e de marketing!

Para que a sua empresa tenha um crescimento nas estratégias de marketing e consiga sempre aproveitar as oportunidades que surgem, é essencial pensar fora da caixa e estabelecer ações cada vez mais assertivas.

Diante disso o alinhamento entre o time de vendas e marketing tem sido um recurso que tem ganho cada vez mais proporção e de fato tem se mostrado a solução para o crescimento e sucesso das empresas.

Esse alinhamento é conhecido diante do mercado como a metodologia de smarketing realizando o alinhamento entre o termo sale (vendas) e marketing, assim o seu principal objetivo é prever as oportunidades e atuar com o foco no crescimento da sua empresa.

Dessa forma, ao ter esse alinhamento entre esses setores na sua empresa de peças usinadas de alumínio, se tem resultados positivos ao se tratar da venda.

Entretanto, como essas áreas são conhecidas pelas suas constantes inovações, é necessário sempre se reinventar e reparar ao máximo os possíveis erros e transtornos que possam ocorrer.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o alinhamento do time de vendas e de marketing, fazendo com que você entenda a sua significação, os erros que precisam ser evitados e alguns exemplos de empresas que tiveram sucesso com essa estratégia. Vamos lá!

O que é o alinhamento entre marketing e vendas?

O alinhamento entre esses dois setores é uma estratégia que tem como seu principal intuito gerar um engajamento que tende a permitir com que a sua empresa evolua e estabeleça ações cada vez mais assertivas.

Quando consideramos a sociedade cada vez mais a tecnologia e as funções de cada área começaram a ser conectadas e relacionadas entre si, um setor, por exemplo, responsável pela análise de produtos alimentícios, trabalha em conjunto com o setor que realiza os rótulos.

Por isso, para que essas conexões possam ser aproveitadas e os resultados comecem a ser ainda mais positivos, é essencial colocar esse conceito em prática e estabelecer ainda um alinhamento.

Assim, com os dois setores trabalhando de forma alinhada, o marketing ajuda a equipe de vendas a entender os processos de atendimento e de conversão de leads. Já o setor de vendas auxilia a ter eficiência na atração de marketing.

Logo, ao unir esses dois setores os benefícios se tornam um dos pontos-chave, sendo eles:

  • Foco estratégico;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Compreensão da persona;
  • Linguagem unificada;
  • Crescimento previsível.

Assim, fica claro o quanto realizar esse alinhamento é dar um passo preciso rumo ao sucesso e cada vez mais evolução.

Erros que devem ser evitados diante do smarketing 

Como foi dito essas duas áreas se mostram sempre em evolução e constante mudança, assim por mais que isso seja um ponto positivo, ao não ter o cuidado e atenção necessária alguns erros podem acabar sendo cruciais para a sua empresa.

Por isso, para que se evite os erros diante da aplicação da metodologia smarketing na sua consultoria ambiental empresas, confira alguns erros que devem ser sempre evitados.

Não definir os objetivos e metas em conjunto 

Definir as metas e objetivos que se mostram comum entre esse alinhamento é um dos primeiros passos, pois esse momento é que tende a direcionar e estabelecer as ações a serem realizadas.

Entretanto, se os setores não se juntam para determinar as metas, de fato os resultados tendem a ser negativos, pois ao ser realizado a execução das ações os setores não terão o mesmo foco e precisão.

Falta de compartilhamento de dados 

Isso é um dos erros mais comuns, por isso a atenção deve ser redobrada, pois as informações é que vão direcionar as ações a serem estabelecidas e gerar muito mais assertividade.

Assim, desde uma informação sobre o registro de invenção de um produto ou até mesmo dados em relação às estratégias, é essencial compartilhar os dados e deixar cada informação explícita.

Não utilizar ferramentas integradas 

Por mais que esse ponto muitas vezes possa até parecer algo simples, é essencial que os setores utilizem ferramentas integradas. Assim, os relatórios e informações divulgadas sempre estarão completas e sob controle de cada setor.

Além disso, ao realizar esse alinhamento de uma forma precisa sua empresa tende a estabelecer passos assertivos em relação ao sucesso, fazendo com que essa conexão evidencie todo um DNA inovador e estratégias cada vez mais impactantes.

Por isso, ao estar atento e evitar esses erros, o alinhamento entre os setores tende a permitir resultados e benefícios únicos ao seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.