Vendas SaaS: entenda a importância e como sua indústria pode utilizar o modelo de negócio

Vendas SaaS

O modelo de vendas SaaS está revolucionando o mercado. Tudo isso por meio de entrega de serviços e tecnologia aos clientes. Fique com a gente e saiba mais sobre o assunto.

A tecnologia está avançando à medida que a sociedade apresenta novas demandas. 

O modelo de vendas SaaS é uma das tendências que estão presentes no dia a dia com o objetivo de melhorar a relação de trabalho das pessoas.

Seja para o pessoal da equipe de vendas ou para o time de marketing. O modelo SaaS já é uma realidade e está solucionando o problema de muitos empreendedores.

Alguns sistemas de software, ou até mesmo aplicativos de smartphones, se tornaram obsoletos para o uso no mundo contemporâneo. 

Isso porque algumas questões, como memória e acesso, por exemplo, mudaram tanto que já não são mais as mesmas de cinco anos atrás.

Fique aqui e aprenda tudo sobre vendas SaaS e como melhorar seus resultados com essa solução.

O que é SaaS?

O SaaS que é uma sigla do inglês que significa Software as a Service, é uma oferta de software como serviço

Se antigamente era necessário instalar programas de computador para a realização de tarefas e operações comerciais, hoje não precisa mais.

De uma maneira muito simples, é possível adquirir qualquer ferramenta operacional sem a necessidade da instalação no computador. 

E também sem que seja preciso encontrar um dispositivo compatível ou gastar memória da máquina.

Com o SaaS qualquer empresa pode contratar programas operacionais sem a necessidade de instalação. Apenas utilizando o navegador e realizando login com e-mail e senha. 

Em outras palavras, o SaaS é uma revolução no mundo da programação. Basta ter uma internet rápida e pronto.

Vendas SaaS

O modelo SaaS pode ser utilizado para diversos nichos e em várias demandas diferentes. Nas vendas não seria diferente. 

Adotar um modelo de vendas SaaS auxilia toda a equipe comercial a lidar melhor com seus clientes.

Além de garantir custo-benefício e maior facilidade no manuseio, também trabalha com memória na nuvem. 

O que permite que qualquer pessoa da equipe que tenha o login possa acessar a qualquer momento – e resolver problemas de qualquer lugar também.

Há várias formas de utilizar o vendas SaaS. 

Com ele, é possível gerenciar e visualizar ações de clientes pela internet, sem comprometer a memória e desempenho do computador.

Veja mais sobre os modelos de vendas SaaS e saiba qual é o melhor para o seu negócio:

Modelos de vendas SaaS

Cada mercado tem a necessidade de um modelo de vendas SaaS diferente para suprir as demandas. 

Além disso, também é possível personalizar os modelos dentro do que é permitido. 

Self-Service

Este modelo une custo-benefício e baixa complexidade, e isso o torna muito popular no mercado. O self-service ocorre sem o intermédio de um vendedor

Ou seja, a equipe de marketing precisa estar muito alinhada com o comercial para qualificar leads sem o contato do pessoal de vendas.

Ele oferece período de teste grátis e tem muitas facilidades de uso. É um ótimo modelo de vendas SaaS e cumpre com o que promete, melhorando as relações de produtividade das empresas.

Transacional

O modelo transacional tem um custo mais elevado e não permite tanta autonomia quanto o self-service. 

Por este motivo, promove um cenário ótimo para que o marketing atue nos primeiros contatos, com conteúdo e outros recursos para atrair e qualificar o lead.

Posteriormente, passa a bola para o pessoal do comercial. 

Eles trabalham para identificar se realmente há interesse, avaliar a consideração e conseguir com que o cliente realize a compra. 

Neste modelo de vendas SaaS é necessário empenho e alinhamento das duas equipes, a de marketing e o time de vendas.

Entreprise

Este modelo de vendas SaaS necessita de alto investimento, pois apresenta complexidade da solução e atende grandes empresas com muito tempo de mercado. 

Neste caso, a equipe de vendas e comercial deve estar totalmente alinhada aos vendedores internos e externos. Realizando ações estratégicas para fechar uma venda.

As equipes comerciais também precisam estar interligadas com o pessoal de marketing para a obtenção de resultados mais efetivos com os possíveis clientes.

Aumente as vendas SaaS

O mercado de SaaS está super aquecido e as previsões para os próximos anos são muito boas. 

Por este motivo, trabalhar ações efetivas para colocar o seu produto em primeiro lugar ajuda muito.

Para isso, vale a pena seguir alguns passos para melhorar a comunicação com o cliente e aumentar a rentabilidade da empresa, veja quais:

  • Qualifique seus leads: busque compor campanhas que atraiam seus clientes em potencial para qualificar seu lead. Sistemas de CRM ajudam a melhorar o desempenho;
  • Faça demonstrações personalizadas para o cliente: ao captar a solução que o cliente está buscando, faça demonstrações personalizadas;
  • Ofereça períodos de teste: o melhor marketing é disponibilizar períodos de teste gratuito para que as empresas conheçam melhor o modelo SaaS.

O funil de vendas SaaS

Ao oferecer um serviços SaaS sua empresa está entregando ao cliente uma experiência de vendas diversificada, melhorando seu desempenho e aumentando sua produtividade. 

Trabalhar o funil de vendas SaaS segue o mesmo conceito.

Portanto, desenvolva as etapas de forma estratégica para atrair seu cliente ideal e lhe oferecer a solução dos problemas. Busque atuar dessa forma:

  • Defina seu público-alvo de acordo com o serviço de vendas SaaS que oferece;
  • Entenda o comportamento digital do seu público e esteja onde ele estiver;
  • Qualifique o lead durante as etapas do funil para que ele chegue até você ou até que sua equipe de marketing o qualifique e envie para o time de vendas;
  • Atue com a conversão e fechamento de vendas.

Vale ressaltar que todo processo de vendas, caso não haja a conversão no final, pode servir de feedback. Assim sua empresa consegue entender o que está funcionando e o que não está. 

Sempre existe a possibilidade de mudanças em campanhas e ações de marketing.

Métricas de monitoramento

As vendas SaaS necessitam de indicadores para que possa ser monitorado seu desempenho, sempre em busca do melhor. 

Utilizar os dados e informações serve para entender o cliente e proporcionar boas experiências de compra.

Veja quais são as métricas mais importantes nas vendas SaaS e como monitorar o desempenho da sua empresa.

Receita recorrente mensal

Se trata do rendimento que a empresa já sabe que irá receber dentro de 30 dias com o pagamento de todos os clientes que utilizam o serviço SAAS. 

É uma métrica importante para planejar e lidar com gastos e lucros da instituição.

Receita recorrente anual

Essa métrica é muito comum em empresas que comercializam produtos por assinatura, como é o caso de sistemas SaaS. 

Portanto, representa o valor do rendimento recorrente que entra de cada cliente, anualmente.

Custo de aquisição de clientes

Este custo é calculado da seguinte forma: o custo total de vendas e marketing é dividido pela quantidade de negócios que foram fechados para entender qual é o custo da aquisição de cada cliente. 

Esse número costuma ser menor em empresas que comercializam o sistema de vendas SaaS transacional, e mais alto com o sistema SaaS Enterprise. 

É um ótimo indicador sobre o crescimento da organização ao longo do tempo.

Taxa de velocidade do lead

Essa métrica procura entender e calcular qual a rapidez com que os leads da empresa crescem de mês a mês. 

Saber sobre esses números auxiliam no planejamento financeiro e de marketing.

Taxa de rotatividade

Está relacionada ao número de clientes perdidos (cancelados) em um determinado tempo. 

Deve ser calculado com o número de clientes recorrentes e os que entram para se ter uma porcentagem para conferência.

Se a taxa de rotatividade estiver negativa, significa que a empresa está lidando corretamente com seus clientes e os mantendo na carteira.

Taxa de ganhos

Com a análise da lucratividade da empresa, é possível identificar e avaliar o desempenho das equipes de vendas. 

Parte muito importante dentro de uma organização.

Invista agora!

O mercado de vendas SaaS está super aquecido e investir em assinaturas neste momento é o ideal. 

A lucratividade desse nicho é muito alta e depende de estratégias de marketing bem definidas.

Como sempre falamos no blog, a qualidade do produto é muito importante. 

Entretanto, investir em campanhas de marketing efetivas é fundamental para se chegar ao seu objetivo com mais eficiência.

E disso o Marketing para Indústria sabe. Por este motivo, continue lendo os artigos do blog e fique por dentro do que há de melhor e mais tecnológico no mercado!