O que é conteúdo interativo e como pode ser usado para gerar engajamento

conteúdo interativo

Conteúdo interativo é todo tipo de material que permite uma interação do usuário para sua própria experiência. Confira o artigo e aprenda a atrair mais público de formas criativas e inovadoras.

Utilizar conteúdo interativo é uma excelente estratégia para proporcionar uma experiência instigante e engajadora para um público mais exigente.

Esse tipo de material pode ser criado em formato de vídeo, quizz, jogos, concursos e diversas outras opções que permitem com que o usuário interaja com a marca. 

Uma relação como essa, mais divertida e especial, faz com que o lead se aproxime mais da empresa, fale sobre ela e escolha voltar para adquirir mais produtos.

Para entender mais a fundo do assunto, os benefícios dessa estratégia e como a implementar, acompanhe o artigo!

O que é conteúdo interativo?

Conteúdo interativo é um material que possibilita ao usuário uma participação direta com a empresa. Ou seja, é um conteúdo criativo que estimula a audiência a participar ativamente de uma ação. 

Esse tipo de conteúdo faz com que o lead interaja para receber algo em troca. Seja um brinde, desconto ou apenas um momento especial. 

Um exemplo recente de como a interatividade pode ser utilizada de forma inovadora é o filme Bandersnatch, lançado pela Netflix em 2018.

No longa, os espectadores tinham total liberdade para escolher o caminho que o protagonista poderia seguir, assim como, seu final.

Com a internet, essa prática se alinhou ao Marketing de Conteúdo para conquistar a atenção de potenciais clientes e maiores chances de conversão em vendas.

Isso porque a interatividade facilita a conexão entre o lead e a marca, ao invés de estabelecer uma relação de via única. 

Esse tipo de material dinâmico é uma representação do interesse do cliente em potencial pela marca, já que o conteúdo interativo leva as pessoas a darem feedback.

Deste modo, a empresa é capaz de metrificar se o usuário, de fato, consumiu o material e o que achou da experiência.  

Os benefícios de fazer um bom conteúdo interativo

Produzir conteúdo interativo aumenta o engajamento da marca. Isso ocorre porque o usuário se sente encorajado a interagir com algo novo e divertido.

Além disso, uma experiência bem construída é a chave para um marketing boca a boca. Confira outros benefícios:

Maior interesse do público

Quanto mais interessante for um conteúdo, mais a atenção do público é garantida. 

No entanto, um material extenso apenas com leitura pode ser descartado por uma parcela de pessoas que preferem experiências mais dinâmicas. 

Sendo assim, criações autênticas que despertem a curiosidade do usuário geram um interesse maior de participação. 

Aumento de engajamento

Informar o público utilizando materiais que o façam interagir, faz com que eles se sintam estimulados a conhecer melhor quem está entregando essas informações. 

Ao aumentar o engajamento, ações como nutrição de leads e aumento de conversão se tornam mais assertivos.

A tendência é que os clientes engajem com as marcas que os proporcionam experiência única e uma relação das duas partes. 

Reciclagem de conteúdos estáticos

Com essa estratégia é possível usar conteúdos já existentes, que se direcionam ao público de topo e meio do funil de vendas.

Uma empresa pode fazer isso ao transformar materiais antigos e desatualizados em versões melhoradas e interativas.

Grandes chances de conversão 

As chances de conversão aumentam quando se aplica um conteúdo inovador. Isso porque o usuário entrega informações sobre seus dados para ter acesso a um material interessante. 

Com os dados certos coletados, a empresa pode utilizar estratégias cada vez mais assertivas.

Tipos de conteúdo interativo para utilizar

Existem diferentes tipos de conteúdos interativos, alguns por natureza e outros que podem ser transformados. 

Para entender melhor como funciona, conheça os materiais que podem ser utilizados para atrair usuários.

Vídeo

Vídeos interativos permitem que o usuário faça parte da história que está sendo contada, e ainda, escolher o caminho que ela pode seguir. 

É feito com a utilização de cartões interativos em que o telespectador vai clicando e escolhendo uma das opções apresentadas. Desta maneira, o usuário interage com todo conteúdo do vídeo. 

Pesquisa

Pesquisas são materiais que aproximam a marca do público, já que desta maneira a empresa demonstra que tem interesse em seus questionamentos. 

Neste tipo de conteúdo a pesquisa deve ser atraente e convencer o usuário a finalizá-la. Para isso, se atente aos seguintes tópicos:

  • Peça informações realmente necessárias; 
  • Faça perguntas simples e diretas;
  • Elabore uma pesquisa curta;
  • Ofereça recompensas. 

Jogo

Jogos são uma ótima forma de despertar o interesse de novos consumidores. Isso porque essa mídia chama atenção e se destaca por promover diversão.

Para desenvolver um material como esse busque entender bem sua persona.

Concurso

O concurso cria conexões positivas e garante o interesse dos usuários, já que a recompensa é entregue apenas aos que, de fato, participam. 

Nesse formato os participantes podem enviar qualquer material que tenha a ver com a marca, como um vídeo, foto, frase, entre outros. 

Transmissão ao vivo

As transmissões ao vivo permitem total interação do usuário, como conversas em tempo real. 

Além disso, com um custo de produção baixo as plataformas aumentam a distribuição desse tipo de conteúdo interativo, o qual ajuda no crescimento do alcance da marca. 

Quizzes

Os quizzes aumentam a distribuição de conteúdo e divulgam a marca, além da fácil produção em sites que oferecem a criação gratuita.

Esse formato pode ser usado para educar e entreter, já que são criativos e relevantes ao público. 

Infográficos

Os infográficos são excelentes para nutrir os leads na fase da atração, por ser um conteúdo mais educativo e que foca no compartilhamento de informações.

Esse formato de material interativo possui elementos que estimulam o engajamento do usuário, facilitando e incentivando o consumo por parte do leitor.

Posts de múltipla escolha

Os posts de múltipla escolha são conteúdos interativos que envolvem o usuário e ainda conseguem adquirir algumas informações sobre a persona da marca. 

Esse formato é muito usado nas redes sociais, como os stories do Instagram, usando suas funcionalidades é possível tornar o conteúdo ainda mais atrativo. 

Avaliação

Avaliações são ótimas para a marca gerar autoridade no mercado.

Com esse formato é possível oferecer uma amostra gratuita do que a empresa faz e conseguir dados lead que acessou o site.

Calculadora

A calculadora é um recurso assertivo quando o assunto é fazer com que o usuário saiba na prática como a sua empresa pode o impactar.

Isso porque ela ajuda na tomada de decisão com mais segurança. O visitante pode fazer um cálculo rápido e observar os benefícios de adquirir o produto, ou serviço, do seu negócio.

E-book

Com o e-book é possível aprofundar no assunto levando informações mais completas ao leitor.

Para torná-lo interativo, pode inserir gráficos interativos, vídeos, áudios e outras maneiras para deixá-lo mais dinâmico.

O e-book é um excelente material interativo para atrair e engajar o usuário. 

Como fazer conteúdo interativo na prática

Na teoria é fácil de entender, mas afinal, como aplicar na prática os conteúdos interativos? 

Separamos algumas dicas, confira:

Considere as etapas do funil

Os conteúdos devem ser direcionados ao público certo. Para isso, analise cada etapa do funil de vendas e apresente a solução para todos. 

Desta maneira o lead avança no funil e o conteúdo interativo torna a relação público x marca mais íntima. 

Um lookbook ou uma calculadora são excelentes materiais interativos, mas cada um para uma etapa. O primeiro, por exemplo, se adequa mais ao topo do funil, já o segundo ao fundo. 

Use os dados coletados

Com os materiais é possível adquirir informações de dados pessoais dos usuários, os quais são essenciais para gerar insights e otimizar estratégias de marketing.

Afinal, com essas informações é possível construir a persona, personalizar e melhorar as abordagens de Marketing e vendas.

Aplique layout responsivo

Uma dica importante é que o conteúdo seja lido de qualquer lugar. 

Ou seja, invista em um conteúdo responsivo que se adapte para computadores, notebooks e smartphones. 

Ferramentas para desenvolver conteúdos interativos de qualidade

As ferramentas de apoio também são essenciais para uma boa produção de conteúdo interativo. Acompanhe:

  • Typeform: responsável pela criação de formulários online, quizzes, enquetes e pesquisas. É uma ferramenta ideal para conteúdos interativos;
  • Survey Monkey: ideal para criação de formulários e pesquisas, com ele a empresa consegue reunir as informações mais importantes do usuário de uma forma simples e rápida;
  • Quizur: um recurso exclusivo para criação de quizzes, com ele é possível elaborar perguntas criativas que despertem a atenção e o interesse do usuário;
  • Ion: oferece layout responsivo e recursos de testes de otimização. Com isso, é possível tornar os conteúdos interativos aptos para todos os mobiles e identificar quais materiais mais conversões;
  • Dot: possui templates para os mais variados conteúdos interativos. Pode criar calculadoras, lookbooks, quizzes, questionários e muito mais; 
  • Thinglink: cria infográficos, apresentações, mapas e vídeos interativos. Seu diferencial é que permite incluir recursos para fotos e vídeos em 360 graus.

Engaje seu público com conteúdo interativo

Desenvolver conteúdos interativos é uma ótima forma de diferenciar a sua empresa da concorrência. Com esse tipo de material é possível cativar e engajar os clientes.

Além disso, com ações certas e bem realizadas a taxa de conversão aumenta e traz os resultados que a marca deseja.

Para isso, conheça bem seu público e invista em inovação com materiais diversos e um planejamento de conteúdo estruturado.

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e conheça mais formas de criar relações duradouras com seus clientes!