O que é Lead Velocity Rate e como ele pode ser calculado?

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Lead Velocity Rate (LVR) é uma métrica que calcula o crescimento dos leads qualificados ao considerar o desenvolvimento do pipeline da empresa. Saiba como sua indústria pode utilizar esse recurso para vender mais.

O Marketing tem se tornado cada vez mais integrado com as vendas. Com isso, métricas mais específicas precisam ser implementadas para que estratégias comerciais eficientes sejam desenvolvidas.

O pipeline é um mapa que mostra as etapas de negociações de vendas, como a proposta, a negociação e o fechamento. O LVR então, identifica quantos leads a empresa tem no seu pipeline.

É importante analisar essa métrica já que ao perceber que está perdendo volume é possível agir com estratégias para reverter esse cenário.

Existem alguns fatores que determinam a velocidade dos leads, uma delas é dividir a meta mensal em semanas para acompanhar e agir rapidamente.

Ao longo do conteúdo detalharemos sobre o assunto, explicando o que é o LVR, sua importância, como calcular e quais são esses fatores e suas variáveis.

O que é Lead Velocity Rate (LVR)?

O Lead Velocity Rate determina a velocidade e a quantidade de leads qualificados que uma empresa tem no pipeline mensal. Essa é uma métrica desenvolvida para gerenciamento de vendas. 

Com o LVR é possível estimar a taxa de crescimento da empresa  e garantir os resultados no futuro. 

Isso porque ao entender em que etapa do funil de vendas o lead qualificado está, a empresa consegue antecipar o esforço do time comercial para aumentar o crescimento. 

Quanto maior o LVR, melhor o número de vendas. No entanto, é importante deixar claro que isso não impacta diretamente no faturamento de um negócio, tendo em vista que o LVR é apenas uma métrica.

É importante saber que existem alguns fatores que interferem no resultado final do Lead Velocity Rate: São eles:

Qual a importância do LVR?

O aumento constante dos leads é um indicador muito confiável de crescimento para a empresa. 

Portanto, ao utilizar a taxa de velocidade, a gestão da empresa pode prever o aumento das vendas. Além de pensar em mudanças rápidas caso identifique problemas.

Ou seja, o LVR permite a previsibilidade financeira de um negócio. 

Sendo assim, quando a meta mensal é dividida em semanas se tem uma visão clara das demandas e entregas do time comercial. 

Como o Lead Velocity Rate pode ser calculado?

O cálculo do Lead Velocity Rate é feito da seguinte forma: 

LVR = número de leads qualificados do mês atual – números de leads qualificados do mês anterior / números de Leads qualificados do mês anterior x 100.

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Exemplificando: 

Seu número de leads qualificados esse mês foi de 600 e o do mês passado 500. 

600 – 500 = 100 / 500 = 0,2 x 100 = 20. 

LVR= 20% 

O LVR foca no crescimento do número de leads que chegam ao pipeline. Sendo assim, para que a taxa seja mais valiosa é importante acompanhar o caminho do lead até o fechamento do negócio. 

As variáveis do Lead Velocity Rate

As variáveis do Lead Velocity Rate ajudam a otimizar as operações, e claro, a chegar ao resultado financeiro que toda empresa quer.

Equilíbrio entre leads e vendedores

Para conseguir um aumento na taxa de conversão a equipe precisa ser grande e capacitada para então atender com cuidado cada consumidor.

Caso um potencial cliente chegue até a empresa e não tenha uma boa experiência ele pode rapidamente escolher outras opções.

Sendo assim, é imprescindível haver equilíbrio entre contatos e vendedores.

Taxa de conversão 

Ao combinar o Lead Velocity Rate com a taxa de conversão é possível identificar a estimativa de como serão os números de vendas.

É por meio do acompanhamento da variável mensal que se percebe, a longo prazo, o crescimento que a empresa teve.

Vale deixar claro que não adianta focar no volume total de leads e contabilizar a conversão. Afinal, nesse cenário apenas os leads qualificados são relevantes.

Taxa de rejeição

É importante saber que mesmo com um bom tráfego o site pode ter adquirido uma taxa de rejeição alta.

É preciso medir essa taxa analisando a proporção de visitantes do site que não interagiram, de maneira nenhuma, com a página.

Dessa forma é identificado que talvez os usuários para quem está direcionando os conteúdos não sejam o público-alvo ideal.

Com essa informação a empresa consegue desenvolver estratégias assertivas para atrair e converter os leads certos.

Inbound Marketing

Por meio do Inbound Marketing se usa conteúdos relevantes para atrair o público-alvo.

Além disso, as ferramentas de automação utilizam formas diferentes de realizar o chamado Lead Scoring, pontuação de leads, para priorizar as pessoas com mais propensão a realizar uma compra.

Sendo assim, invista em automação e em criação de conteúdo de valor para atender as dores da persona.

Como ter os melhores resultados do LVR

Como vimos, o Lead Velocity Rate é uma ferramenta que ajuda a empresa a identificar os leads qualificados.

No entanto, apenas esse recurso não garante o sucesso total das vendas. Por esse motivo é necessário que ele seja aplicado com outras métricas para maior eficiência.

Para isso existe o MRR que é responsável por realizar o cálculo da receita mensal recorrente do cliente. 

Utilizar o LVR e MRR juntos é a receita para o sucesso que pode levar o seu negócio a ter uma visão mais clara e previsível.

Invista no LVR!

Com o  Lead Velocity Rate é possível prever o desempenho do crescimento da empresa.

É importante lembrar que o LVR deve ser usado todos os meses para uma análise mais precisa. 

Use o Lead Velocity Rate como uma ferramenta aplicada para o crescimento da sua indústria. Dessa forma, os resultados esperados são facilmente identificados. 

Existem outras métricas e estratégias capazes de potencializar sua empresa, acompanhe o Marketing para Indústria e aprenda mais sobre o assunto!