Copy para Marketing Digital: confira 10 dicas essenciais para o sucesso

A copy para Marketing Digital é um conjunto de técnicas utilizadas para que uma marca consiga se comunicar de forma mais assertiva com seu público. Confira algumas dicas de como construir e desenvolver materiais para atrair mais leads.

Na internet, nem sempre é fácil prender a atenção do usuário para alguma ação que a empresa deseja que ele realize. Como por exemplo, comprar algum item, visitar páginas ou seguir perfis. Por este motivo, a mensagem que a marca passa precisa ser extremamente persuasiva.

Vale lembrar que recados considerados “chatos” ou “invasivos” estão longe de persuadir alguém. 

Ou seja, a copy é uma estratégia complexa que precisa de dedicação, planejamento, visão de mercado e mais algumas ações.

Quer saber quais são essas ações e conquistar, definitivamente, seu público na internet? Então continue a leitura e aprenda tudo sobre copy para marketing dDigital!

O que é copy para marketing digital?

A copy para marketing digital é o texto escrito especificamente para ser utilizado em campanhas de marketing online em diversas plataformas virtuais.

Este é um elemento importante para a comunicação de uma empresa com seu público-alvo. Já que tem como objetivo persuadir e convencer os usuários a realizarem uma ação, como comprar um produto, se inscrever em uma lista de emails, entre outros.

Para isso, é necessário que o texto seja claro, conciso e direto ao ponto, além de ser escrito de forma a ressaltar os benefícios do produto ou serviço para o usuário. 

Estar alinhado à estratégia também é um ponto importante para definir a voz e tonalidade da marca.

Afinal, o que é copy?

Abreviação de copywriting, a copy pode ser usada em diversas mídias, incluindo anúncios impressos, na TV e na internet, e-mails marketing, páginas de destino, entre outros. 

O redator copywriter precisa ter conhecimento sobre o público-alvo da marca e o produto ou serviço a ser promovido. Além de ser capaz de escrever de forma clara, concisa e persuasiva.

Existem várias vantagens em usar o copy para marketing digital, veja quais:

  • Persuasão: tem o poder de convencer o público-alvo a realizar uma ação;
  • Conexão emocional: pode ajudar a criar uma conexão emocional com a audiência, aumentando assim a probabilidade de conversão;
  • Destaque dos benefícios: permite que você destaque os benefícios do produto ou serviço para o usuário, o que pode ser uma grande vantagem sobre a concorrência;
  • Alinhamento à estratégia de marketing: ajuda a garantir que a mensagem seja consistente e eficaz;
  • Medição de resultados: é possível medir o sucesso de uma campanha de marketing digital usando o copy, por meio de métricas como taxa de cliques, taxa de conversão e ROI;
  • Otimização de resultados: pode-se otimizar as campanhas de marketing digital, ajustando o copy de acordo com o que está funcionando melhor.

Dicas para uma copy para marketing digital de sucesso

No momento de criar uma copy de sucesso para utilizar no marketing digital da sua empresa é importante seguir alguns passos. 

Vale lembrar que não é uma receita perfeita como um bolo, entretanto, seguir as dicas abaixo pode garantir um excelente trabalho.

Quando uma empresa tem uma excelente copy, suas chances de conversão de leads aumenta de maneira significativa. Confira as dicas que separamos:

Tenha um objetivo claro

O primeiro passo parece clichê, mas o objetivo é a alma do negócio. 

A copy é um texto muito específico e precisa de uma ação resultante, ou seja, uma sugestão clara para que o lead possa executar.

Portanto, definir o objetivo é fundamental, como por exemplo conseguir mais seguidores para a página, vender algum produto, se inscrever na newsletter, entre outros.

Saiba quem é a sua persona

Saber quem é a sua persona é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing. 

Isso porque a persona é uma representação fictícia do seu público-alvo. Ela é criada a partir de dados demográficos, comportamentais e psicográficos coletados a partir de pesquisas e análises de dados.

Dessa forma, é possível garantir abordagens muito mais personalizadas e assertivas.

Escolha as palavras-chave certas

A copy para marketing digital também ajuda no posicionamento do site nos principais mecanismos de busca. 

Isso ocorre quando se utiliza de palavras-chave corretas com seu nicho e que apresentam uma boa rampagem.

Atualmente, há diversas ferramentas no mercado disponíveis para avaliar o sucesso que as palavras-chave estão conseguindo nas pesquisas de usuários.

Mostre que você tem a solução para o problema da persona

O intuito principal da copy é mostrar à persona que a sua empresa tem a solução para o problema que ela está enfrentando. 

Se o seu negócio é líder no ramo de peças de metal para eletrônicos, portanto a copy do seu marketing deve deixar isso claro.

Neste caso, o público-alvo serão outras empresas que fabricam eletrônicos e precisam de fornecedores que apresentem custo-benefício vantajoso e comprometimento.

Escreva de uma forma mais informal

Estamos falando sobre um texto que estará disponível na internet, sendo assim, evite palavras muito complicadas e de difícil compreensão.

Isso porque quanto mais dificuldade o lead encontrar na mensagem, menores são as chances de conversão.

O que vale é prestar atenção na gramática e investir em uma forma mais informal de escrever – sem deixar a qualidade de lado.

Escreva para vender

A copy é um texto persuasivo, ou seja, o objetivo é vender. Sendo assim, busque criar conteúdos interessantes o suficiente para gerar mais que uma ação, mas todo o interesse do público no produto.

Para isso, vale falar sobre as vantagens e o valor do que está sendo comercializado. 

Use voz ativa

No marketing, a escrita em voz ativa é uma boa estratégia para criar uma conexão mais forte com o público e tornar as mensagens mais envolventes. 

Ao escrever em voz ativa, você pode direcionar a atenção do leitor para a ação que você deseja que eles tomem, como comprar um produto ou assinar uma newsletter. 

Crie landing pages criativas

As landing pages apresentam muito mais resultados do que os sites ou até mesmo blogs.

Portanto, vale a pena investir em páginas que sejam responsivas e fáceis de usar para garantir mais conversões.

Seja claro e direto

No marketing digital também devemos atuar com mensagens claras e objetivas para persuadir o cliente a executar qualquer ação.

A dica aqui é evitar “rodeios” e ir direto ao ponto.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos que ajudam a influenciar as decisões e comportamentos das pessoas. 

Eles podem ser utilizados em estratégias de marketing para ajudar a aumentar a eficácia das mensagens e melhorar as possibilidades de conversão. 

Utilize a copy como uma aliada no jogo dos negócios!

A copy para marketing digital é um elemento-chave para a comunicação eficaz com o público-alvo, ajudando a persuadir e convencer os usuários a realizarem uma ação. 

Com a capacidade de criar uma conexão emocional, destacar os benefícios do produto ou serviço, e ser medido e otimizado

Sendo assim, demonstra ser uma ferramenta valiosa para o sucesso de campanhas de marketing digital. 

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais dicas para o sucesso do seu negócio!