Digital Storytelling: o que é e como sua empresa pode utilizá-lo

Digital Storytelling é uma estratégia que utiliza narrativas no ambiente online para atrair e conquistar clientes. Entenda como sua empresa pode implementar essa prática e contar boas histórias.

As redes sociais tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas, seja para publicar uma foto, falar com amigos e familiares ou fazer compras. Esse novo comportamento demanda uma abordagem criativa e engajadora das empresas. 

Construir essa proximidade se tornou mais do que necessário e o Digital Storytelling surgiu para potencializar ações de marketing por meio de narrativas. Isso porque, as pessoas querem se sentir conectadas às marcas.

Essa prática potencializa outras estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO. Trabalhando com o público consumidor no nível das emoções, sentimentos e necessidades.

Quer saber mais sobre o Digital Storytelling? Acompanhe o artigo e saiba como utilizar esse recurso com sucesso.

O que é Digital Storytelling?

Storytelling é uma prática que há anos faz parte de inúmeras estratégias de marketing. Com ele, a marca conta histórias engajadoras para atrair a atenção do público. 

Consequentemente, com a produção dessas narrativas, a empresa cria uma conexão com sua audiência que pode ser trabalhada ao longo da jornada de compra

Dessa estratégia surgiu o Digital Storytelling que é a narrativa produzida para a web. Ou seja, a marca utiliza recursos digitais para se comunicar com seu público.

Com essa abordagem, as empresas passaram a  usar diferentes formatos do audiovisual para promover suas ações. Essa é uma forma criativa e única de mostrar quais são seus valores, ideais e objetivos. 

Essas ações podem ser inseridas nas redes sociais da empresa, possibilitando uma proximidade ainda maior com seu público.

Elementos do Digital Storytelling

O Digital Storytelling é uma estratégia que pode ser implementada em diferentes formatos e canais de comunicação. 

No entanto, para obter sucesso é preciso levar em consideração alguns elementos fundamentais. Confira:

  • Ponto de vista: para conquistar a audiência é preciso ser único, e o que torna uma história singular é a visão de seu criador;
  • Questão dramática: para capturar e manter a atenção do espectador é preciso que exista uma pergunta como centro da narrativa. Dessa forma, a audiência se sente  compelida a continuar até o final para saber sua resolução;
  • Conteúdo Emocional: a emoção é uma força poderosa e deve ser utilizada na hora de criar boas histórias. Isso porque, ao ter os sentimentos aflorados a audiência se identifica com a história;
  • Narrador: é preciso escolher um contador de história que passe a emoção certa a quem está acompanhando a narrativa;
  • Ritmo: uma história monótona faz com que as pessoas percam o interesse. Por esse motivo, é necessário construir uma narrativa com um bom fluxo;
  • Trilha sonora: além de um roteiro bem elaborado é essencial que a história tenha elementos visuais e sonoros de qualidade. São esses detalhes que tornam a experiência do espectador bem melhor;
  • Edição: ao utilizar o Digital Storytelling a marca precisa levar em consideração a diferença entre ser minucioso e sobrecarregar as pessoas. Por isso, é necessário editar a história para que ela foque nos pontos principais.

Vantagens de investir em Digital Storytelling

Utilizar o Digital Storytelling é investir em conexão com o seu público. Isso porque, por meio de histórias bem contadas e personagens profundos, as pessoas conseguem se identificar com a marca. 

A partir disso, a empresa pode utilizar abordagens de vendas mais assertivas e diminuir o ciclo de vendas. Uma vez que, a taxa de conversão dessas pessoas aumenta por já terem uma relação com o empreendimento. 

Além disso, existem outros benefícios em implementar o Digital Storytelling, são eles:

Maior humanização da marca

Ao compartilhar uma história, a empresa está fazendo mais do que apenas divulgar seu produto ou serviço. Isso porque, por meio de narrativas criativas, a marca consegue mostrar ao público seus valores e ideais. 

Esse fator faz com que as pessoas percebam a empresa como mais do que apenas um empreendimento. A partir disso, uma relação mais próxima se desenvolve. 

Isso faz com que a taxa de conversão aumente, uma vez que esses leads já conhecem o empreendimento e sabem como ele pode solucionar suas dores. 

Produção de conteúdo viral

Ao produzir um bom Storytelling, a empresa conquista uma marca que tem sido de extrema importância atualmente: um conteúdo altamente compartilhável. 

Isso significa que o público-alvo se identifica tanto com a história que se sente impelida a compartilhar com outras pessoas. 

Um ótimo exemplo desse acontecimento é a campanha Like a Girl realizada pela Always. A ação, em formato de vídeo, ganhou milhões de visualizações no Youtube e se tornou um marco para a empresa. 

Esse conteúdo viral fez com que a empresa se tornasse referência quando o assunto é Digital Storytelling.

Impulsiona o SEO

Estar atento às boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) é praticamente obrigatório quando falamos em Marketing Digital e o Digital Storytelling potencializa isso. 

Isso ocorre porque essa estratégia fortalece o uso de backlinks, uma vez que a marca pode guiar o espectador entre diferentes formatos de conteúdos. 

Além disso, essa prática incentiva o compartilhamento social e preenche o seu site com conteúdos de qualidade.

Torna sua marca única

Utilizar narrativas engajadoras e criativas é uma forma eficiente de se destacar em meio a concorrência. Isso porque, com elementos do Storytelling a marca consegue produzir materiais únicos. 

Vale lembrar que as ações de Digital Storytelling promovem os valores e ideias de uma empresa, além de mostrar quais são seus objetivos na vida do cliente. 

Dicas para construir um Digital Storytelling de sucesso

Desenvolver uma história que permaneça na mente das pessoas demanda ótimas ideias e um bom planejamento. 

Além disso, é necessário saber exatamente quem é o seu público-alvo e quais são os canais ideias para se comunicar com ele. Confira outras dicas para desenvolver um Digital Storytelling de sucesso:

Seja único

Utilizar o Digital Storytelling é a oportunidade da empresa mostrar quais são os seus diferenciais no mercado. 

Por isso, aposte em destacar quais são os pontos fortes e realize ações genuínas que transmitam o que a marca é de verdade. 

Além disso, é importante que o próprio empreendimento siga o que mostra para o público. Caso contrário, pode perder sua credibilidade.

Otimize para vários dispositivos

Desenvolver uma boa narrativa é o foco, mas não deve deixar de lado um detalhe importante dessa estratégia: o digital.

Por isso, crie ações que sejam facilmente visualizadas em aparelhos móveis e desktops. Além de integrar esses conteúdos a diferentes plataformas. 

Vale lembrar que o Storytelling é algo que eleva a experiência do cliente e por isso toda a vivência dele deve ser levada em consideração.

Sendo assim, se certifique de que é possível acessar a sua campanha de diferentes formas e com facilidade.

Utilize dados

Um dos pontos principais para o sucesso de qualquer campanha é conhecer bem quem é o público-alvo. Por isso, o embasamento de dados é fundamental para a concepção de uma estratégia de sucesso. 

Para isso, é importante que a marca tenha em mente que o Digital Storytelling tem muito espaço para o uso da criatividade, mas sem dados ela não é eficiente.

Sendo assim, colete e analise informações como:

  • Quem é a sua persona?
  • Qual tom de voz utilizar?
  • Em qual plataforma investir?
  • Quais são as dores e necessidades do potencial cliente?

Com essas informações a empresa consegue elaborar abordagens mais assertivas e garantir que seus esforços tragam os resultados esperados.

Analise os resultados

Após desenvolver um Digital Storytelling de sucesso, chegou a hora de conferir quais foram os resultados. 

Para isso, utilize métricas de compartilhamento, taxa de cliques e conversões feitas a partir dos vídeos e publicações realizadas.

Dessa forma, é possível entender como a campanha impactou o público e gerar insights para próximas ações.

Use o Digital Storytelling para criar histórias únicas!

O Digital Storytelling é uma estratégia que utiliza os principais elementos do Storytelling no ambiente online. 

Com ele, a marca é capaz de criar conexões duradouras com seu público-alvo. Além disso, essa prática possui potencial de compartilhamentos possibilitando que a sua empresa atinja novas pessoas. 

Para isso, é necessário desenvolver narrativas engajadoras e criativas sem perder a essência da empresa. 

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