Como desenvolver um funil de e-mail marketing para sua indústria

funil de e-mail marketing

Funil de e-mail marketing são disparos de e-mails enviados estrategicamente para atingir o público-alvo. Acompanhe o conteúdo e aprenda como desenvolver uma estratégia assertiva para sua indústria.

O funil de vendas é representado pela jornada do consumidor, o qual seu processo se baseia em topo, meio e fundo. Cada uma com suas particularidades.

Pensando nisso, desenvolver uma estratégia de funil de e-mail marketing, utilizando abordagens do Inbound commerce, é ideal para encontrar novos consumidores e ainda engajar os clientes ativos da indústria.

Aderir a esse recurso garante mais proximidade com sua base de contatos, tornando os próximos passos mais naturais e com maior taxa de aceitação.

Acompanhe o conteúdo e entenda o que é o funil de vendas e-mail marketing, o que significa cada etapa, seus benefícios e as melhores práticas. 

O que é funil de e-mail marketing

Antes de falarmos sobre o e-mail marketing é necessário entender o que é o funil de vendas e como ele se apresenta. 

O funil de vendas representa toda a trajetória que um usuário passa até se tornar um cliente da empresa.

Não são todas as pessoas que acessam o site que realizam a compra do produto/serviço oferecido. Por isso, o funil de vendas vem para fazer o vendedor entender o que aquele usuário precisa

O potencial cliente se encontra em várias etapas, uns estão apenas consumindo o conteúdo para entender do assunto e outros já procuram por soluções para seus problemas. 

Sabendo dessas necessidades é mais fácil realizar a conversão. Entendendo o que o usuário precisa no momento e entregar a ele exatamente a solução para suas dores. 

Conheça as etapas do funil de vendas e o que cada uma representa na jornada do seu potencial cliente:

Topo

O topo do funil é representado pela descoberta e interesse do usuário. 

A primeira etapa do funil é o contato inicial do potencial cliente com a marca. Aqui o usuário tem um problema e precisa resolvê-lo.

Nessa fase se inicia a distribuição de soluções. É possível educar os usuários utilizando conteúdos informativos, blogs, newsletter, e-books, infográficos, entre outros materiais. 

Desta maneira, é gerado valor ao público o induzindo a se tornar um consumidor. 

O topo do funil é ótimo para atrair e conseguir dados relevantes que podem ser usados no momento de conversão. 

Por exemplo, ao oferecer conteúdos para solucionar os problemas, disponibilize a opção de download, para que assim, consiga os dados de e-mail, telefone e outros que achar necessário.

Desta maneira ele se torna um lead e a empresa pode construir uma ponte para as próximas etapas. 

Meio

A segunda etapa do funil de vendas é a fase da consideração e avaliação

Aqui já se fala diretamente com o lead pois ele já sabe o que precisa para resolver sua necessidade. 

Sendo assim, ofereça conteúdos mais aprofundados e extensos sobre o assunto que respondem aos seus questionamentos. Este é o momento de se tornar referência ao potencial cliente. 

No entanto, é necessário se lembrar que ele ainda não está pronto para a compra, sendo assim o ideal é não se precipitar ao ‘’empurrar a venda’’.

Fundo

A última etapa do funil de vendas é a de decisão de compra. Agora aqueles que passaram pelo topo e meio do funil estão prontos para se tornarem consumidores.

Os prospects (potenciais clientes) confiam e enxergam a empresa como relevante e solucionadora de seus problemas. Esta é a fase ideal para as vendas. 

Desenvolva materiais como webinars, vídeos, cases de sucesso e conteúdos mais específicos sobre o produto/serviço e por fim, realize a venda. 

O funil no e-mail marketing

Quando o funil de vendas é aplicado na estratégia de e-mail marketing ela se potencializa. Isso porque a empresa consegue se relacionar com todas as etapas do funil.

Isso ocorre ao se comunicar com aqueles que estão descobrindo, com os que estão buscando por soluções e com aqueles que se encontram prontos para comprar. 

Com o e-mail marketing a compreensão e antecipação das necessidades do público, nutrição do lead até a sua conversão é mais direta.

O funil de vendas e-mail marketing deve:

  • Chamar a atenção;
  • Atrair leads;
  • Fornecer informações;
  • Despertar o interesse.

A importância das personas para o funil de e-mail marketing

A persona é uma representação do cliente ideal de uma empresa. Ela é criada utilizando uma base de informações sobre o comportamento e as características dessas pessoas.

É a partir desse perfil que se identifica as diferentes facetas que um e-mail precisa ter para realizar a conversão. Pois, cada perfil tem sua necessidade particular de compra.

Portanto, ao realizar o disparo de e-mails cada um deve ser apropriado para a persona, dessa forma a conversão se torna mais eficiente.

Como criar um funil de e-mail marketing

Cada etapa do funil tem a sua maneira de comunicação. Por isso, é preciso a compreensão de cada etapa, sua persona e como construir um funil de vendas e-mail marketing ideal. 

Acompanhe como criar o seu: 

Busque leads no topo do funil

É no topo que a primeira interação acontece, e o melhor, é onde se adquire os contatos dos leads

Ao desenvolver um funil de vendas e-mail marketing no estágio de topo, uma das ferramentas mais importantes é a landing page. 

Com ela os leads são captados em uma única página e recebem o mesmo tipo de e-mail, já que estão na mesma etapa. 

Outra ferramenta ideal é o opt-in, em que o usuário permite que a empresa envie mensagens. Geralmente essa troca é feita por meio de uma oferta gratuita, para que eles ofereçam seus dados com mais facilidade.

Nutra os leads no meio do funil

Nessa etapa o funil de vendas e-mail marketing precisa ser feito com as intenções de nutrição dos leads

Os e-mails podem ser disparados com uma sequência semanal, por exemplo, utilizando técnicas de copywriting e gatilhos mentais

Converta os leads no fundo do funil

Já vimos que o fundo do funil é a etapa de conversão, sendo assim, ao criar um funil de vendas e-mail marketing essa é uma fase muito importante. 

Os e-mails enviados aqui devem ter o caráter de urgência, como uma oferta com encerramento, por exemplo. A ideia é lembrar o lead do valor que a marca tem. 

Retenha os clientes conquistados

É sempre melhor quando os clientes se mantêm ativos e fiéis à marca. Afinal, para a indústria, a retenção de um cliente é mais barato que aquisição de um novo (CAC). 

Repita o funil de vendas e-mail marketing, identifique em que etapa esse cliente se encontra e se relacione com ele de acordo com sua fase na jornada de compra.

Melhores práticas de e-mail marketing

O e-mail marketing necessita de boas práticas para obter os resultados necessários. Se atentar a qualidade garante retornos positivos para a indústria.

Além disso, se manter atento ao que é correto ao utilizar essa estratégia ajuda a empresa a se livrar do temido Spam. Confira:

Personalize as mensagens

Utilizar mensagens personalizadas aumenta as chances de abertura. Busque falar diretamente com a pessoa que está recebendo seus e-mails. 

Inclua no assunto o nome do usuário, por exemplo, para que a mensagem se torne única e dê a impressão de que foi escrita exclusivamente para o leitor. 

Não compre mailings

Não adianta possuir a melhor copy, personalizar as mensagens ou ter elementos visuais impactantes se a pessoa que recebeu o e-mail não pediu por ele.

Os contatos que vem de mailings comprados não pediram para receber aquelas mensagens, sendo assim, eles não estão interessados e podem descartar o que receberam.

Ao fazer isso, além de perder a credibilidade, seu domínio de e-mail será associado a práticas de Spam, que prejudica os próximos envios.

Facilite a leitura

Aqueles textos com fontes diferentes, várias cores, imagens fora do contexto, entre outros elementos, se tornam uma poluição visual. 

Por isso, pense na experiência do usuário e utilize o e-mail marketing para enviar mensagens de fácil leitura.

Otimize o texto 

Busque otimizar o texto de pré-visualização do e-mail. Esse pequeno detalhe faz toda a diferença na taxa de abertura da mensagem.

Por isso, dedique tempo nessa etapa e inclua emojis e CTAs para chamar atenção e convencer o usuário a conferir todo o conteúdo.

Crie uma assinatura

A assinatura é de extrema importância para um funil de vendas e-mail marketing. É por meio dela que o lead entra em contato com a empresa. 

Por isso, não se esqueça de colocar dados de contato atualizados e variados para que o usuário escolha qual o mais viável no momento da comunicação.

Use o funil de e-mail marketing para o crescimento da sua indústria 

É nítido que a empresa que se comunica com o lead de forma assertiva em todas as fases do funil garante um crescimento e ótimos resultados. 

No funil de e-mail marketing utilizar conteúdos que mostram um possível futuro ao usuário é o que torna a jornada do cliente mais fácil e prática.

Desenvolver essa estratégia contribui na nutrição e conversão de usuários para consumidores. Sendo assim, entenda sua persona e crie materiais personalizados e de qualidade para suprir suas necessidades.

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