O cálculo markup é um caminho excelente para quem deseja precificar os seus produtos e serviços! Isso porque ele garante bons resultados e faz com que você lucre mais do que a concorrência.
Qual é o preço que você oferta por um produto ou serviço da sua indústria? Será que ele é capaz de cobrir todos os gastos da sua empresa e fazer com que você lucre?
Se você ainda não tem uma resposta concreta para essa pergunta, a nossa sugestão é que você entenda agora mesmo o que é cálculo markup, que é um índice capaz de precificar toda a sua mercadoria.
Sendo assim, não deixe de acompanhar este conteúdo para conhecer a fórmula markup, que é simples e te capacita a entender melhor os lucros da sua indústria.
- O que é markup?
- Os objetivos e benefícios do cálculo markup
- Afinal, como calcular markup?
- A fórmula markup
- Aprendeu como calcular markup? Então chegou o momento de precificar os seus produtos e serviços!
O que é markup?
Markup é um termo muito popular dentro do universo da economia e saber como fazer o cálculo dele pode trazer muitos benefícios para a sua indústria.
A nossa intenção com esse primeiro parágrafo é induzi-lo a saber o que é, de fato, a fórmula markup.
Como deixamos claro, a markup fórmula está muito presente no mundo econômico, pois representa um índice capaz de calcular preços das vendas de produtos e serviços.
Isso significa dizer que quando você souber como calcular markup, fica muito simples chegar ao preço final de vendas dos seus produtos e serviços, capaz de cobrir todos os seus gastos e despesas.
Além de cobrir todos os custos, os resultados da fórmula markup podem te dar um panorama sobre a geração dos lucros.
Ou seja, com esse índice você se torna capaz de saber se os resultados foram alcançados ou não.
Pois a base da markup fórmula está nos gastos de produção e aquisição de uma mercadoria ou de um serviço.
Para saber como fazer o cálculo markup, sugerimos que antes você descubra os seus benefícios.
Os objetivos e benefícios do cálculo markup
Recapitulando, o grande objetivo da markup fórmula é estipular um preço dos produtos e serviços da sua indústria, de modo que todos os gastos e despesas sejam cobertos.
Com isso, você é capaz de realizar as vendas com maior segurança, uma vez que a fórmula markup garante que o retorno financeiro será bastante positivo para a marca.
Fora isso, outro ponto que não podemos deixar de citar ao falar sobre cálculo markup é o fato de que há a possibilidade de realizar uma ótima organização de políticas de descontos.
Afinal, a margem de valor é reconhecida por todos os gestores e sócios da indústria, permitindo que as necessidades do grupo sejam sanadas.
A partir desse detalhe, toda a equipe comercial passa a saber o lugar onde a sua indústria deve chegar em momentos em que os descontos são necessários.
Afinal, como calcular markup?
Para que você consiga chegar a um resultado desse índice, é necessário conhecer as três variáveis que existem dentro dele, que são:
- Despesas fixas: no geral, as despesas fixas significam os gastos que a sua indústria tem para manter-se operante. Aqui, podemos citar como exemplos: salários dos colaboradores, contas de água, luz e internet, aluguel, entre outras contas administrativas. Ou seja, despesas fixas, nada mais são, do que as contas das quais você é obrigado a pagar;
- Despesas variáveis: ao contrário das despesas fixas, as despesas variáveis são aquelas que surgem de acordo com a produção dos seus produtos e as vendas dos mesmos. Assim, podemos dizer que as despesas variáveis são: impostos sobre as vendas e as comissões de cada vendedor;
- Margem de lucro: por fim, a margem de lucro tem a ver com o valor que você conseguirá tirar com a venda do produto e do serviço. E independentemente de qual mercadoria for, a sua indústria pode adotar uma margem igual para todos, sempre se lembrando de relacioná-la ao objetivo da marca.
Essas três variáveis presentes na markup fórmula são vistas em percentuais.
Portanto, as suas despesas fixas podem ser apresentadas em 15%, enquanto as despesas variáveis podem chegar a 20% e a margem de lucro pode ficar nos 10%, por exemplo.
Ao realizar o cálculo markup, provavelmente você perceberá que as despesas variáveis possuem um índice de precisão, já que você conhece as cargas tributárias lançadas sobre os produtos e serviços da indústria.
Agora, sem mais delongas, vamos de fato descobrir como calcular markup no tópico seguinte.
A fórmula markup
Chegamos a parte prática do nosso conteúdo e é aqui que explicaremos como a markup fórmula funciona.
Antes de mais nada, tenha em mente o seguinte:
- A primeira fase é voltada na identificação do percentual das despesas variáveis sobre as unidades dos produtos e serviços vendidos pela sua indústria;
- A segunda fase se baseia na identificação do percentual das despesas fixas do período desses mesmos produtos e serviços;
- E a terceira fase se centra na definição do lucro desejado para os produtos e serviços vendidos.
Sabendo disso, para que você consiga fazer o cálculo markup, dê só uma olhada na seguinte fórmula:
100/[100-DV+DF+LP)]
As informações citadas na fórmula significam:
- 100: preço unitário total das vendas em percentual;
- DV: Despesas variáveis;
- DF: Despesas fixas;
- LP: Margem de lucro pretendida.
Para que o cálculo fique bem claro na sua cabeça, observe o exemplo abaixo:
Imagine que os seus produtos e serviços possuem um preço de R$ 55,00, e que você tem em mãos os seguintes índices:
DV=15%, DF=15% e LP=15%
O cálculo markup ficaria assim:
Markup = 100/[100-(15+15+15)]
Markup = 100/(100-45)
Markup = 100/55
Markup = 1,8181
A partir dessa resposta, você consegue obter o preço das vendas dos produtos e serviços da sua indústria.
Mas antes, é necessário realizar a multiplicação do valor o qual representa o custo direto unitário dos produtos e dos serviços. Em outras palavras:
Preço de vendas = 55,00 x 1,8181 = 99,99
Vale ressaltar que a margem de lucro sobre o preço da venda das suas mercadorias não pode ultrapassar os 100%.
O resultado que nós apresentamos aqui simboliza uma margem de lucro muito alta, o que torna o resultado bastante exponencial.
Assim sendo, é preciso ter cautela para não confundir o lucro desejado com a margem de lucro esperada sobre um preço de venda.
Afinal, o valor de todo o lucro estará inserido no preço final de todas as vendas, o que é possível dizer que a margem nunca deverá ultrapassar os 100%.
Aprendeu como calcular markup? Então chegou o momento de precificar os seus produtos e serviços!
Realizar cálculos pode não ser uma tarefa simples assim para algumas pessoas e, devido a esse motivo, elas acabam contratando um contador, que é o profissional especialista nesse assunto.
No entanto, se você é daqueles que se dá bem com fórmulas e compreende que precificar os seus produtos e serviços é uma tarefa para quem deseja conhecer mais o seu negócio, o markup é o caminho certo.
Porém, engana-se quem pensar que o markup termina aí: há muito a que ser explorado nesse universo, como realizar a previsão das vendas durante o ano inteiro.
E, por fim, o outro desafio é fazer uma análise da concorrência para comparar os preços dos produtos e serviços da sua indústria.