Cálculo Markup: o jeito fácil de calcular os seus produtos e serviços

O cálculo Markup é um caminho excelente para quem deseja precificar os seus produtos e serviços. Acompanhe o conteúdo e veja os efeitos positivos que essa estimativa tem para o seu negócio e como colocar esse cálculo em prática.

Você sabe qual preço a sua empresa deve cobrar por um produto ou serviço? Essa pergunta pode parecer simples de responder, mas será que o valor definido cobre todos os custos que o seu negócio investiu e ainda traz lucros?

Se não houve uma resposta assertiva para esses questionamentos é porque alguns pontos sobre seu empreendimento ainda não estão claros. A nossa sugestão é que você entenda o que é o cálculo Markup e os benefícios que ele traz para identificar qual o preço justo para o seu trabalho.

Dessa forma, é possível obter o preço da venda que inclua despesas fixas, variáveis e de produção. A partir daí a sua empresa se torna capaz de cobrar a quantia justa por seus esforços. 

Sendo assim, não deixe de acompanhar este conteúdo para conhecer a fórmula Markup, que é simples e te capacita a entender melhor os lucros da sua indústria. Confira! 

O que é cálculo Markup?

O Markup é um cálculo utilizado para definir o preço a ser cobrado de um produto ou serviço, levando em consideração os gastos que a empresa teve. O cálculo é feito com uma fórmula que ajuda a empresa a chegar até o custo ideal de um item.

Esse recurso é muito popular dentro do universo da economia e saber como fazer o cálculo corretamente pode trazer muitos benefícios para a sua indústria. 

Isso porque, ele representa um índice capaz de calcular preços das vendas e assim cobrir todos os investimentos e despesas. Isto é, esse índice permite a precificação de toda a mercadoria de forma precisa.

Para isso, é preciso realizar uma conta levando em consideração a diferença entre o preço de venda e o custo unitário de um bem ou serviço, dividido pelo mesmo custo e algumas variáveis de produção.

Os resultados oferecem um panorama sobre a geração dos lucros, sejam eles fixos ou variáveis. Dessa forma, o seu negócio passa a ter uma visão 360º de todos os gastos e otimizar sua capacidade de direcionamento de esforços e recursos na forma mais eficiente de produção.

Ou seja, é partindo do cálculo Markup que se pode analisar se os resultados foram realmente alcançados. Isso porque, a base da fórmula de Markup está nos gastos de produção e aquisição de uma mercadoria ou de um serviço.

Conhecendo a fórmula Markup

Antes de conhecer a fórmula Markup precisamos fazer uma pausa para entender as variáveis presentes nesse cálculo. Confira:

  • Despesas fixas: no geral, as despesas fixas significam os gastos que a sua indústria tem para se manter operante. Aqui, podemos citar como exemplos: salários dos colaboradores, contas de água, luz e internet, aluguel, entre outras contas administrativas; 
  • Despesas variáveis: as despesas variáveis são aquelas que surgem de acordo com a produção dos seus produtos e as vendas dos mesmos. Assim, podemos dizer que as elas são: impostos sobre as vendas e as comissões de cada vendedor; 
  • Margem de lucro: a margem de lucro tem a ver com o valor que você conseguirá tirar com a venda do produto e do serviço. Independentemente de qual mercadoria for, a sua indústria pode adotar uma margem igual para todos, sempre se lembrando de relacioná-la ao objetivo da marca. 

Essas três variáveis presentes no Markup são vistas em percentuais. Portanto, as suas despesas fixas podem ser apresentadas em 15%, enquanto as despesas variáveis podem chegar a 20% e a margem de lucro pode ficar nos 10%, por exemplo. 

Com esses dados em mãos, é a hora de encaixar os números seguinte fórmula:

Os objetivos e benefícios do cálculo Markup

Encontrar o custo ideal para os produtos ou serviços da sua empresa é fundamental para se manter competitivo no mercado cobrando um preço justo pelos seus esforços. Para isso, é necessário entender as despesas e definir a margem de lucro esperada sobre uma venda. 

É nesse cenário que o cálculo Markup se apresenta e se faz tão importante. Afinal, um item não pode ter um preço baixo para não prejudicar a empresa nem muito alto para que o público-alvo não pague por ele. 

Além disso, esse índice possui inúmeras vantagens quando aplicada de forma eficiente, confira:

Ajuda identificar o posicionamento da marca

A definição de preço e valor é muito diferente. Quando falamos de preço, queremos dizer o quanto, em termos de dinheiro, aquele produto custa

Já o valor, se refere ao que aquele item proporciona ao cliente e não é estimado em dinheiro e sim em qualidade e prestígio da marca.

O cálculo Markup é um recurso fundamental para encontrar o preço certo, no entanto ele também auxilia a empresa a entender o posicionamento da marca em termos de valor. 

Marcas de luxo como Rolex, Louis Vuitton e Gucci são conhecidas pelos seus altos preços e ainda sim conquistam grandes números de vendas. 

Esse sucesso está ligado ao valor que essas marcas atrelam aos seus itens, em cada peça vendida não está somente o produto e sim o peso da organização. Em casos como esse, o preço final também leva em consideração a percepção que a sociedade possui sobre ela.

No entanto, nem todas as organizações se encaixam nesse cenário e por isso que o Markup se faz tão necessário. Isso porque, esse índice ajuda a determinar preços competitivos no mercado de uma forma justa para a empresa e seus consumidores. 

Preserva o equilíbrio do negócio

Para chegar ao preço ideal, o cálculo Markup leva em consideração questões operacionais da confecção de um produto ou realização de um serviço, como despesas fixas e variáveis. 

Dessa forma, é possível definir um custo equilibrado para que a empresa pague pela produção e lucre com seu trabalho. 

Além disso, esse cálculo inclui a margem de lucro esperada, com isso o seu empreendimento traça valores justos para se manter operando com assertividade e de forma competitiva com o mercado.

Influencia o consumidor

Como já vimos anteriormente no artigo, preço e valor são coisas diferentes e afetam o consumidor também de formas distintas. Isso quer dizer que, para o cliente muitas vezes pagar menos pode ser um mau negócio, se levar em consideração a qualidade e experiência que uma empresa proporciona.

Valores muito baixos podem mostrar ao consumidor que aquele produto ou serviço possuem uma baixa qualidade. Além disso, tornou-se um hábito de consumo comum investir mais para comprar menos a longo prazo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zoom, 92% dos consumidores desconfiam de produtos com preços muito abaixo do visto no mercado. Por esse motivo, é essencial entender todos os custos do trabalho realizado pela sua empresa e encontrar o valor da marca.

Impacta as vendas

Os preços variam por vários motivos, sejam vendas sazonais, mudanças de matérias-primas ou até mesmo grandes eventos globais. Isso significa que a empresa deve se atentar a essas oscilações e principalmente ser transparente com seus consumidores sobre elas.

O cálculo Markup tem uma grande participação nesses cenários, isso porque, por meio da análise de custo, margem de lucro e competitividade no mercado, é possível chegar a um preço justo e que faça sentido aos consumidores e a organização como um todo. 

Mais flexibilidade com os stakeholders

Os stakeholders fazem parte dos processos de toda a organização e são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dela. Sendo assim, é imprescindível desenvolver um bom relacionamento com eles.

Para isso, é preciso ter segurança acerca dos preços que a empresa cobra por seus produtos ou serviços, com isso as negociações seguem de forma mais assertiva para os dois lados.

Aprendeu tudo sobre o cálculo Markup? Então chegou o momento de precificar os seus produtos e serviços!

O cálculo Markup é um índice utilizado para compreender os custos de produção, despesas variáveis e margem de lucro de uma empresa para que ela entenda qual o preço ideal para seus produtos ou prestação de serviços. 

Por meio da fórmula 100/(100 – [DF + DV + ML]) a empresa pode entender quais são suas demandas de produção e quanto deseja lucrar. Tudo isso de uma forma justa e que faça sentido para o consumidor e de forma competitiva com o mercado que está inserido. 

Além disso, a fórmula Markup serve como guia para que a organização realize seus investimentos de forma rentável e saiba onde deve concentrar seus esforços. Esses insights valiosos são fundamentais para o crescimento e sucesso de qualquer marca. 

Por isso, não deixe de utilizar esse indicador no seu negócio e comece a perceber os lucros e gastos do seu trabalho. 

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