Vendas sazonais: como potencializar seus resultados

Vendas sazonais representam os períodos em que há maior demanda de compras de determinados produtos. Saiba qual é o impacto desses momentos para a sua empresa e como estar preparado.

A sazonalidade comercial faz parte do planejamento de quase toda a empresa. Isso porque, esse período representa o aumento, e diminuição, das vendas em determinados períodos do ano. 

Alguns exemplos de vendas sazonais são a alta procura de televisões em época de Copa do Mundo e ventiladores durante o verão. 

Sendo assim, é importante que as empresas entendam essas variações e seus impactos. Dessa forma, torna-se mais fácil desenvolver planejamentos que tragam bons resultados. 

Além disso, com o conhecimento prévio sobre essas datas, o empreendimento consegue traçar estratégias adequadas para os momentos de baixa procura.

Quer saber mais sobre vendas sazonais e como elas impactam o seu negócio? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro do assunto.

O que são vendas sazonais?

Vendas sazonais são aquelas que ocorrem de forma temporária em determinados períodos. Ou seja, quando acontece uma alta demanda em momentos específicos do ano. 

Esse fenômeno tem como definição a alta temporada de venda de alguns produtos. Vale lembrar que, suas variações ocorrem de produto para produto e de empresa para empresa. 

Por exemplo, se a sua empresa desenvolveu um software que auxilia na organização, um ótimo momento de vendas é no início do ano. Isso porque, nesse período, as pessoas estão buscando soluções que as ajudem a planejar seu ano.

Podemos citar também datas comemorativas como a Páscoa, por exemplo. É nesse período que ocorre uma alta procura por chocolates e os mercados precisam estar preparados para lidar com essa demanda. 

Tipos de vendas sazonais

Dentro das vendas sazonais existem algumas variações que devem ser levadas em consideração. 

São elas:

  • Diária: comum entre restaurantes onde a maior parte de movimento ocorre nos horários de almoço e jantar;
  • Semanal: esse tipo de venda sazonal ocorre em bares e clubes onde a alta demanda costuma ser em dias específicos, como final de semana;
  • Mensal: a sazonalidade mensal representa os períodos em que as pessoas mais realizam suas compras dentro de um mês;
  • Anual: é definido pelas compras realizadas em momentos específicos do ano, como datas comemorativas.

Como identificar as vendas sazonais da sua empresa

Entender como as vendas sazonais funcionam é importante para a empresa traçar um planejamento eficiente em todas as suas pontas. 

No entanto, é preciso lembrar que cada nicho possui seus momentos de alta e baixa procura. Por isso, a organização e o preparo para lidar com eventualidades é fundamental.

Para isso, a empresa deve analisar essas variações a fim de prever seus impactos. Sendo assim, observe os seguintes pontos:

  • Estações do ano;
  • Grandes eventos;
  • Datas comemorativas;
  • Períodos de desconto (como a Black Friday);
  • Demanda e quantidade de vendas realizadas em períodos anteriores.

Dicas para definir boas estratégias para vendas sazonais

Com todos os dados em mãos é hora de começar a planejar as ações para potencializar as vendas sazonais do seu negócio.

Para isso, busque entender também os hábitos de consumo dos seus clientes. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar as abordagens de Marketing e Vendas para o público-alvo.

Confira a seguir outras dicas:

Planeje com antecedência

Imagine que em um determinado período as vendas da sua empresa aumentem, mas não seja possível entregar os produtos porque o estoque não estava preparado.

Isso certamente afetará a experiência do cliente e pode afetar a credibilidade do negócio. Com isso, esses consumidores dificilmente voltarão a realizar uma compra. 

Para evitar momentos como esse, é preciso que exista organização no estoque, logística e atendimento.

Afinal, não é difícil encontrar relatos de pessoas que realizaram compras em períodos como a Black Friday e enfrentaram problemas. 

Portanto, leve em consideração todo o ciclo de vida do cliente e como o seu negócio pode tornar cada momento positivo. 

Analise os dados

Para desenvolver um planejamento eficiente em momentos de vendas sazonais é importante estar atento aos dados. 

Isso porque, com as informações certas a empresa consegue tirar proveito das oportunidades que a sazonalidade oferece. 

Sendo assim, utilize sistemas de CRM e realize pesquisas com os clientes para identificar pontos de melhoria e colocar todas as ideias em prática. 

Além disso, com a coleta de informações a empresa é capaz de definir suas metas e visualizar quais são as ações necessárias para conquistá-las.

Defina os investimentos necessários

Já sabemos que as vendas sazonais são representadas pela alta demanda em certos períodos. Com isso, também ocorre uma necessidade maior de investimento para o marketing da empresa. 

É muito mais simples criar campanhas para momentos em que a procura é alta, no entanto não podemos esquecer as demais temporadas. 

Para elas, se torna necessário um investimento maior em ações para atrair, converter e vender. Sendo assim, invista em descontos, programas de fidelidade e upgrades para incentivar os consumidores.

Tenha um bom relacionamento com o cliente

Quando falamos em vendas sazonais, muitas vezes clientes novos chegam apenas para realizar uma compra mais específica. No entanto, a empresa deve realizar esforços para que essa pessoa retorne e continue a comprar. 

Para isso, é preciso construir uma boa relação com os consumidores. Essa conexão, uma vez estabelecida, se torna essencial em outros momentos. 

Sendo assim, invista em uma boa experiência para o cliente e se certifique de que toda a sua jornada de compra tenha sido positiva. 

Além disso, prepare os canais de atendimento, ofereça diferentes formas de pagamento e faça um pós-venda de excelência. 

Dessa forma, essa pessoa é conquistada e se torna fiel a marca, voltando em momentos fora da sazonalidade.

Potencialize suas vendas sazonais e obtenha resultados de sucesso!

Vendas sazonais são momentos específicos onde ocorre uma alta procura por determinados produtos ou serviços de uma empresa. 

Entender essas variações no mercado é fundamental para traçar um planejamento de sucesso e não ser pego de surpresa.

Para isso, entenda bem quais são as variáveis no hábito de consumo do seu público e esteja preparado para lidar com a demanda. 

Dessa forma, o seu negócio não é afetado pelas mudanças ao decorrer do ano e as metas são atingidas com maior eficiência.

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