Google Meu Negócio: o que é e como criar o Perfil da Empresa

Google Meu Negócio ou Perfil da Empresa é o recurso que permite criar e gerenciar informações sobre a empresa nos resultados do buscador e do Google Maps. Aprenda a criar o perfil da sua empresa gratuitamente.

Consumidores têm por hábito pesquisar por empresas na internet quando pensam em realizar uma compra. Essa é uma forma prática e eficiente de encontrar os melhores preços, referências e localização mais próxima.

Por esse motivo, é importante que os empreendimentos trabalhem com estratégias de Marketing Digital e SEO para anunciar produtos na internet. Dessa forma, mais potenciais clientes conseguem encontrar o seu negócio.

Para isso, existem diferentes ferramentas que auxiliam a conquistar uma presença digital maior, como o Google Meu Negócio. Esse recurso possibilita que os usuários se deparem com as empresas ao realizarem uma pesquisa no navegador. 

Quer saber mais sobre o Google Meu Negócio e como utilizar essa ferramenta? Acompanhe o conteúdo!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também chamado de Perfil da Empresa, é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para fazer com que empresas apareçam nos resultados de pesquisa do navegador. 

Além disso, esse recurso também possibilita que esses estabelecimentos sejam mostrados no Google Maps e Google Shopping.

O objetivo dessa plataforma é proporcionar uma visibilidade maior para empresas próximas do usuário. Por meio dela é possível:

  • Publicar atualizações;
  • Mostrar novidades;
  • Divulgar promoções;
  • Listar produtos e serviços;
  • Manter uma comunicação direta com o cliente.

Vale ressaltar que o Google Meu Negócio não se resume apenas a lojas. É possível criar um perfil para divulgar serviços para que as pessoas possam entrar em contato também.

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

Com o Google Meu Negócio, a sua empresa ganha mais visibilidade na internet. Desta forma, um número maior de pessoas encontra o seu empreendimento e consegue entrar em contato

Isso acontece porque, ao realizar a busca, o usuário encontra uma empresa por perto e consegue visualizar todas as informações necessárias para decidir seguir com a compra ou contratação. 

Além disso, o Google oferece uma experiência completa ao mostrar os melhores resultados de acordo com o termo pesquisado e com a localização do usuário. 

O recurso também oferece uma proximidade maior entre lead e empresa, uma vez que por meio dos cards disponíveis nos resultados de pesquisa estão espaços destinados a comentários, dúvidas e avaliações.

Passo a passo para criar uma conta no Google Meu Negócio

Para criar um perfil e começar a utilizar a ferramenta é preciso acessar a página inicial do Google Meu Negócio e criar uma conta Google.

Depois, é preciso adicionar o nome do seu empreendimento para que ele apareça como resultado quando um usuário realizar a busca com uma palavra relacionada.

Não deixe de adicionar o tipo da sua empresa. Dessa forma, é mais fácil encontrar por ela e o usuário consegue entender melhor sobre o seu empreendimento. 

A categoria do seu negócio também é muito importante e é um dos fatores principais para que ela apareça aos usuários.

O Google utiliza SEO local para mostrar aos usuários quais são as empresas que estão mais próximas. Sendo assim, colocar o endereço é essencial para que o seu empreendimento seja recomendado. 

Coloque as informações de contato atualizadas para que as pessoas possam entrar em contato com o seu negócio sem dificuldades.

Pronto! Agora a sua empresa está no radar do Google. Não se esqueça de ajustar o perfil com fotos de boa qualidade e informações sempre atualizadas. 

Como otimizar o Google Meu Negócio

Agora que você já sabe como criar um perfil no Google Meu Negócio, chegou a hora de utilizá-lo para ganhar mais visibilidade e conquistar novos clientes. 

Precisamos lembrar que essa ferramenta está ligada ao Google, sendo assim, precisa de estratégias bem elaboradas para dar bons resultados. 

Confira as principais dicas de separamos para potencializar o seu perfil:

Confira as informações

Para que as pessoas consigam entrar em contato com o seu negócio, é preciso que todas as informações no perfil estejam atualizadas e corretas. Afinal, é desagravel quando tentamos falar com um estabelecimento e não conseguimos. 

Um erro como esse pode fazer com que os usuários que encontraram a sua empresa escolham outro lugar para efetuar a compra ou a contratação de um serviço.

Sendo assim, não deixe de conferir os dados de contato e endereço para que nenhum detalhe passe despercebido. Vale lembrar que a experiência do usuário deve ser sempre positiva.

Crie uma descrição

Uma pessoa só irá escolher fazer negócio com a sua empresa se ela souber exatamente o que precisa. Por esse motivo, é essencial ter descrições claras e precisas sobre os produtos e serviços oferecidos. 

Para isso, busque entender exatamente como a sua empresa pode sanar as dores da sua persona. Dessa forma, fica claro quais informações precisam ser dispostas no perfil.

Além disso, utilize o espaço de perguntas frequentes para mostrar de uma forma simples o que a sua empresa faz.

Escolha imagens de qualidade

Assim como uma boa descrição, as imagens ajudam a conquistar o usuário e sanar suas dúvidas. No entanto, as fotos precisam ser de boa qualidade e precisam ter relação com a empresa.

Se a sua empresa realiza serviços de marcenaria, por exemplo, é uma boa ideia adicionar fotos das peças feitas. Dessa forma, o usuário consegue entender melhor sobre os serviços prestados. 

Produza conteúdo

Conteúdos de valor ajudam a potencializar as estratégias de Marketing Digital. Isso porque, é uma forma de manter uma relação contínua com os potenciais clientes por meio de materiais que os ajudem a entender como os produtos e serviços da sua empresa os ajudam.

Para isso, desenvolva artigos, vídeos e materiais ricos sobre o que a sua empresa oferece. Assim, os leads que encontram o seu empreendimento são educados sobre o que ele oferece e se tornam potenciais clientes.

Responda comentários

Os comentários e avaliações são uma ótima forma de integrar os consumidores às estratégias de marketing. Isso porque, outras pessoas que encontrarem o seu negócio conseguem ver a qualidade dos serviços e produtos.

Sendo assim, não deixe de responder os comentários e prestar suporte sempre que necessário. Dessa forma, o seu empreendimento ganha credibilidade.

Use o Google Meu Negócio para potencializar a sua empresa!

O Google Meu Negócio é um recurso que possibilita que mais pessoas encontrem o seu empreendimento ao realizar uma busca no navegador. Com ele, a sua empresa conquista ainda mais espaço na web.

Além disso, é uma forma de otimizar a busca por potenciais clientes, uma vez que o buscador direciona o seu empreendimento para pessoas próximas.

Para isso, é preciso criar um perfil na ferramenta e manter os dados sempre atualizados para facilitar a busca. Dessa forma, esses potenciais clientes encontram exatamente o que procuram.

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