Aprenda a produzir materiais ricos para gerar mais leads

Materiais ricos são conteúdos que tem como objetivo educar o público. Entenda como sua empresa pode utilizar essa abordagem para potencializar suas ações de marketing.

Dentro do Marketing de Conteúdo existem diferentes abordagens para atrair e engajar o público consumidor.

Os materiais ricos têm uma função importante nessas estratégias, esses ativos são produzidos para oferecer valor aos leads. A partir disso, existe a possibilidade de começar a aplicar abordagens de vendas para converter esse usuário em cliente.

Isso porque, a audiência consegue entender mais a fundo sobre assuntos que a sua empresa é autoridade por meio desses conteúdos. Para isso, os materiais devem ter qualidade e responder as dúvidas do leitor com linguagem clara e direta.

Acompanhe o conteúdo e saiba quais materiais ricos utilizar nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

O que é um material rico?

Os materiais ricos são conteúdos de maior complexidade para educar os leads sobre assuntos que uma marca domina. 

Esse tipo de material é diferente do blog post comum de estratégias de conteúdo, por exemplo. Podendo ser educativo ou mais técnico, esse ativo contém maior quantidade e profundidade de informações.

Isso porque, artigos para blogs tendem a ser mais superficiais e tem uma visão geral sobre determinado assunto.

Já os materiais ricos, buscam informar por completo o usuário com uso de dados, informações técnicas e exemplos práticos. Dessa forma, esses conteúdos são mais explicativos e possuem densidade maior em comparação a outros materiais.

Nessa abordagem, o aprofundamento do conteúdo leva o leitor a ter um aprendizado maior sobre o tema abordado. Com isso, ele passa a entender melhor o que a marca se propõe realizar. 

Tipos de material rico

Por se tratar de um conteúdo de maior complexidade e valor, os materiais ricos podem ser produzidos em diferentes formatos. 

Para escolher o que melhor se encaixa dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é preciso analisar qual o principal objetivo da sua empresa ao utilizar essa abordagem.

Confira os principais modelos de materiais ricos:

Ebook

Os ebooks são os materiais mais utilizados pelas empresas que querem educar seu público de uma forma mais completa. 

Eles são livros digitais que se aprofundam sobre um tema em que a marca é autoridade. Geralmente, é dividido em: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Vale lembrar que esse formato remete a um livro, sendo assim, deve ser dividido entre capítulos curtos para que faça sentido ao leitor. 

Além disso, é preciso que a empresa se atente ao design da mesma forma que ao texto. Dessa forma, o lead consegue entender todas as informações do material e ter uma experiência positiva.

Webinar

Webinars são vídeos ao vivo ou gravados em formato de palestras ou seminários. Esse modelo é ideal para conversar sobre temas mais complexos e que exigem mais aprofundamento. 

Para isso, é preciso convidar especialistas sobre o assunto para dar uma aula sobre o tema. Importante relembrar que o objetivo do material rico é educar a audiência. 

Esses vídeos podem ser transmitidos por meio de plataformas específicas de streaming, como Youtube ou Twitch, e também disponibilizados de forma gravada no site da empresa. 

Ferramentas online

Ferramentas digitais são materiais ricos práticos que servem como recurso para o público utilizar em seu dia a dia. 

Eles podem ser:

  • Calculadoras;
  • Planilhas de organização;
  • Gestor de tarefas;
  • Lista de atividades.

Infográficos

Infográficos são materiais visuais que misturam informação com conteúdo gráfico. Com eles, mostrar dados de uma forma clara e didática se torna possível.

Esse recurso é ideal para um público que quer informações rápidas e diretas. Isso porque, os infográficos não possuem uma grande quantidade de texto nem complexidade de ideias. 

Para desenvolver um bom material é necessário alinhar os dados com gráficos, imagens e exemplos práticos. 

Benefícios de produzir um material rico

Produzir materiais ricos de qualidade traz inúmeras vantagens para a empresa. Isso porque, ao mostrar que o seu empreendimento é autoridade no assunto, mais os leads se sentem confiantes em continuar na jornada de compra

Além disso, é uma ótima forma de gerar mais leads e conquistar uma taxa de conversão mais alta. Confira outros benefícios que essa abordagem possui:

Aumenta a autoridade

Quanto melhor for o material que a empresa produzir, melhor ela será vista e pode se tornar uma referência no assunto. 

Isso porque, pessoas que buscam por conteúdos mais complexos tendem a considerar a marca que os criou como especialista no tema. 

Gera mais leads

Materiais ricos são recursos utilizados principalmente para geração de leads. Para fazer isso, a empresa deve oferecer acesso a essas produções por meio de downloads. 

Dessa forma, o público precisará deixar o nome, e-mail e outras informações que a marca deseja para disponibilizar esse material.

Com isso, o empreendimento consegue dar seguimento ao funil de vendas realizando estratégias de marketing e abordagens de vendas, de acordo com o estágio que a pessoa estiver.

Conquista engajamento 

Ao conceder materiais de qualidade ao público, a marca constrói aos poucos uma rede mais engajada. 

Isso porque, ao receber conteúdos de qualidade, as pessoas tendem a falar sobre eles em suas redes sociais

Com isso, as produções da empresa chegam a novos públicos.

Reduz ciclo de vendas

O Marketing de Conteúdo de forma geral tem como principal objetivo educar o público de uma marca. 

Com isso, a produção de materiais ricos aprofundados tende a suprir uma necessidade da audiência, que é entender quais são suas dores. 

A partir disso, a empresa pode trabalhar suas abordagens de vendas de uma forma mais simples, uma vez que seu potencial cliente já entende como a empresa pode ajudá-lo.

Dicas para produzir um material rico de qualidade

Para produzir bons materiais ricos não basta que a empresa seja apenas autoridade no tema que irá abordar. É essencial que ela encontre os melhores formatos e canais que seu público utiliza. 

Dessa forma, as pessoas certas encontram os materiais ideais. Com isso, é mais fácil utilizar esses recursos. Confira as dicas principais para obter sucesso com essa estratégia:

Estabeleça quem é sua persona

A persona é um personagem semi-fictício que representa o perfil do consumidor ideal de uma empresa. 

A partir dela a marca consegue traçar estratégias mais assertivas para o desenvolvimento de materiais ricos. Isso porque, esse perfil mostra quais os formatos ideais para o seu público-alvo.

Além disso, com esse recurso é possível entender em quais canais esses materiais devem ser divulgados para chegar às pessoas certas.

Crie uma estrutura 

Materiais ricos são produções que abordam os conteúdos de uma forma mais complexa e completa. 

Com isso em mente, a empresa deve criar uma estrutura base para a produção desse material. Dessa forma, ele não fica confuso e cumpre seu principal objetivo que é educar a audiência. 

Para isso, faça um brainstorming e reúna as principais ideias que devem ser abordadas. Além de se atentar a linguagem do público e suas demais necessidades.

Escolha o tema ideal

Para mostrar que a sua empresa é autoridade no assunto, é preciso produzir materiais sobre um tema que a sua empresa domina. 

Dessa forma, o público consegue entender exatamente como o seu negócio pode ajudar a resolver seus problemas. 

Além disso, é uma forma de preparar o potencial cliente para realizar uma compra. Uma vez que, por meio dos materiais ricos, ele entende exatamente o que seu empreendimento pode oferecer.

Revise o conteúdo

Para que essa estratégia tenha sucesso, é preciso que a empresa se empenhe em produzir um material bem feito. 

Isso requer uma escrita de qualidade e uma revisão minuciosa para corrigir eventuais erros.

Com isso, a experiência do leitor é positiva e a marca demonstra que prestou atenção em todos os detalhes de sua criação.

Divulgue

Após criar materiais ricos excelentes, chegou a hora de investir na divulgação deles. Para isso, utilize as redes sociais e faça campanhas de e-mail marketing.

Além disso, você pode disponibilizar essas criações em landing pages para download.

Não se esqueça de usar CTAs (chamadas para ação) que atraiam os leads. Dessa forma, mais pessoas encontram seus materiais e as chances de conversão aumentam de forma significativa.

Invista em materiais ricos e potencialize suas ações de marketing!

Materiais ricos são conteúdos completos que abordam temas com mais profundidade. 

Com eles, a empresa consegue realizar educar seu público, gerar mais leads, aumentar a taxa de conversão e diminuir o ciclo de vendas. Tudo isso com produções de qualidade. 

Além disso, essa estratégia é ótima para engajar a audiência e atingir novos lugares. E também, mostrar ao potencial cliente como a sua empresa pode ajudar com suas dores. 

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