Vendas por indicação: saiba como transformar seus clientes em promotores

Vendas por indicação é uma estratégia de geração de novos negócios a partir de recomendações feitas por clientes para outras pessoas. Entenda como impulsionar os resultados comerciais da sua empresa com indicações.

Compartilhar experiências que tivemos com pessoas próximas é algo natural. E essa ação de dividir nossos pensamentos sobre uma empresa e seus produtos ou serviços pode ser uma grande oportunidade de vendas. 

Com o uso das redes sociais, esse compartilhar de opiniões e recomendações é ainda mais frequente e com maior alcance.

Isso porque, são pessoas que já conhecem a marca falando sobre ela para pessoas com gostos parecidos. Um canal de vendas como esse tem um grande potencial de sucesso, ainda mais para empreendimentos que trabalham com o B2B

Quer entender mais sobre as vendas por indicação? Acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo.

O que são vendas por indicação?

Em algum momento você já adquiriu algo de uma empresa e gostou tanto do produto que compartilhou com outras pessoas e logo depois elas também compraram? Isso é uma venda por indicação.

Ou seja, é um método de realizar vendas utilizando a publicidade de consumidores atuais que conhecem, aprovam e indicam o que é oferecido por uma marca. 

Essa estratégia também é conhecida como Referral Marketing ou Marketing de Indicação

Geralmente, acontece quando os consumidores se sentem satisfeitos com o que seu negócio oferece a elas. Além de produtos ou serviços, a experiência do cliente também é levada em consideração.

Afinal, você não recomendaria uma empresa que não tenha um bom atendimento, suporte e qualidade. Esse é o ponto principal dessa prática, utilizar clientes satisfeitos como promotores.

Benefícios das vendas por indicação

As vendas por indicação são métodos que possibilitam que a empresa invista em outras estratégias de marketing para potencializar suas vendas. Dessa forma, não é necessário seguir apenas uma abordagem.

Mais do que isso, com ela a marca consegue trazer estratégias mais assertivas por se tratarem de novos leads que conheceram a empresa por meio de pessoas em quem confiam.

Confira outros benefícios que as vendas por indicação proporcionam ao seu empreendimento:

Redução do CAC

Com as vendas por indicação o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diminui de forma considerável.

Isso porque, com esse método as negociações se tornam mais rápidas pois os leads que chegam até a empresa já conhecem seus produtos ou serviços. 

Esses contatos são consumidores que possuem o perfil ideal do cliente, portanto já estão qualificados. 

Com isso, o ciclo de vendas é reduzido e a empresa consegue adotar abordagens de vendas mais diretas. 

No entanto, esses potenciais consumidores não significam que a venda será feita de forma mais simples. É preciso entregar o trabalho com qualidade e garantir a satisfação dessa pessoa que conheceu a empresa por outra.

Dessa forma, a marca mantém seu prestígio e pode conquistar um novo promotor. 

Retenção de clientes

Os consumidores que já conhecem a sua empresa e tiveram experiências positivas com ela já entendem como o trabalho é realizado. 

Com base nessa experiência positiva, eles são capazes de compartilhar como o atendimento, suporte e ofertas são feitas e indicar a marca para pessoas com um perfil parecido.

Dessa forma, uma pessoa que já possui uma visão otimista sobre a sua marca se torna um cliente. 

No entanto, é importante que a empresa mantenha o mesmo nível de qualidade para que essa pessoa não deixe de seguir com sua compra. 

Com isso, a retenção desse novo consumidor se torna ainda mais simples e a marca garante um novo cliente fiel. 

Aumento na taxa de conversão

Ao receber uma recomendação de alguém em quem confiamos e que possui os mesmos gostos, confiamos na indicação e a chance de realizarmos a compra é grande. 

Isso significa que a taxa de conversão de pessoas que conhecem a empresa por meio de outras é bem maior. 

Isso faz com que a negociação se torne mais simples, uma vez que esse potencial cliente já conhece a forma com que a empresa atua e se identifica com seus produtos.

Dicas para desenvolver um programa de vendas por indicação

As vendas por indicação acontecem de forma natural, tendo em vista que são clientes satisfeitos que compartilham suas experiências com outras pessoas. 

No entanto, a empresa pode adotar algumas ações para incentivar essa prática e conquistar novos leads. 

Confira as principais dicas para que as vendas por indicação sejam realizadas com sucesso:

Saiba quem são seus clientes satisfeitos

O ponto inicial de qualquer estratégia de sucesso é a fase de reconhecimento de campo. Isso significa que a sua empresa precisa entender quem são e onde estão seus clientes satisfeitos. 

A partir desses dados se torna possível entrar em contato utilizando abordagens engajadoras para que eles compartilhem suas experiências com outras pessoas. 

Para isso, aplique pesquisas de satisfação por meio de e-mail marketing ou até mesmo nas lojas físicas. Além disso, esteja aberto para feedbacks e oportunidades de melhoria. 

É importante lembrar que, clientes felizes são resultados de um trabalho com qualidade. Portanto, conceda treinamentos para seus colaboradores, invista boas ferramentas e analise os resultados dos esforços realizados.

Estabeleça regras

No momento de criar um programa de indicação, é importante que a empresa estabeleça regras de participação.

Esse regulamento deve ser seguido pelos clientes a fim de garantir a satisfação deles e das pessoas que conhecem a empresa por meio de suas indicações. 

Para isso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Os clientes que realizarem uma indicação serão recompensados?
  • Quais serão as recompensas?
  • As indicações terão critérios?
  • A recompensa será entregue no momento da indicação ou quando a outra pessoa realizar a compra?

No entanto, é necessário realizar uma análise sobre a empresa e o tipo de venda que realiza. Caso sejam vendas mais complexas, que se encaixam no modelo B2B, as recompensas devem ser equivalentes. 

Escolha recompensas

Após estabelecer o regulamento, chegou a hora da empresa pensar em quais recompensas seus clientes podem receber ao realizar indicações.

Para isso, analise os tipos de vendas que sua empresa mais realiza. Lembrando que, negócios mais complexos exigem prêmios a altura. 

A marca pode utilizar recompensas como:

  • Descontos;
  • Programas de pontos;
  • Brindes exclusivos;
  • Upgrade de planos.

Com isso, o cliente se sente mais engajado a compartilhar sua experiência com outras pessoas. 

Dê suporte aos clientes

As vendas por indicação não significam negociações fáceis. Para que a empresa mostre seu valor, é necessário conceder uma experiência de qualidade para todos os clientes.

Para isso, tenha um bom atendimento e conceda um suporte eficiente para seus consumidores. Com isso, eles sentem mais confiança na empresa e têm mais chances de fechar negócio.

Além disso, com uma comunicação clara, o empreendimento garante um consumidor satisfeito e que também tem grandes chances de realizar indicações para outras pessoas.

Defina o momento certo 

Ao investir em vendas por indicação, a empresa deve estar ciente de quem nem todos os momentos são os certos para essa abordagem.

Isso quer dizer que, se um cliente não tiver uma experiência positiva, dificilmente terá vontade de indicar os serviços ou produtos para outras pessoas. 

Esse ponto deve ser levado em consideração no momento de realizar pesquisas de satisfação. Caso a marca receba uma nota baixa, deve repensar suas ações e buscar melhorias. 

Vendas por indicações podem potencializar seus negócios!

Vendas por indicação são os negócios fechados por uma empresa por meio de clientes que compartilharam suas experiências com outras pessoas. 

Com elas, a marca consegue leads qualificados e uma alta taxa de conversão. Uma vez que essas pessoas possuem o perfil de cliente ideal.

Para que essa abordagem tenha sucesso é necessário entender quem são e onde estão seus consumidores satisfeitos. Além disso, investir em programas de indicação também é uma ótima forma de engajar seu público.

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