Saiba o que é atendimento automatizado e como utilizá-lo

Atendimento automatizado é um sistema que não demanda interação humana para se comunicar com o usuário. Entenda como sua empresa pode utilizar esse recurso para otimizar o tempo.

Com a constante evolução tecnológica e dinamismo nas compras, se tornou necessário que as empresas se adequem aos novos hábitos de consumo das pessoas. 

Essas mudanças demandam agilidade e cuidado com a experiência do cliente. Dessa forma, um atendimento de qualidade é prestado e os consumidores passam a confiar mais na marca. 

Para isso, é preciso encontrar os recursos certos e saber exatamente quem é o seu público, Com isso, o empreendimento é capaz de entender o que seu cliente deseja e atender às suas expectativas. 

Saiba mais sobre atendimento automatizado e quais vantagens essa inovação pode trazer ao seu negócio.

O que é atendimento automatizado?

Atendimento automatizado é um sistema utilizado durante o contato de uma pessoa com uma empresa que não demanda interação humana. Ou seja, é realizada a partir de processos tecnológicos e ferramentas de automação.

A partir disso, os clientes recebem respostas automáticas que os guiam durante o atendimento. Isso ocorre de forma imediata possibilitando uma experiência mais ágil, tendo em vista que a pessoa não precisa aguardar por um atendente. 

Essa prática é encontrada em diversas plataformas, mas tem ganhado cada vez mais espaço em sites corporativos e e-commerce. 

Isso porque, ela facilita o contato entre cliente e empresa, proporcionando respostas mais rápidas e que solucionam as dúvidas dos usuários. 

Como o atendimento automatizado melhora a experiência do cliente

Imagine que você entrou em contato com uma empresa para solucionar um problema que teve na entrega de um produto que comprou pelo site. 

Se não for possível encontrar um canal de atendimento que funcione e ele ainda demorar para acontecer, a sua experiência será negativa e dificilmente retornará a comprar algo com essa marca. 

Este ponto precisa ser levado em consideração. Isso porque, a vivência que um consumidor possui com uma empresa é um indicador importante, de acordo com a pesquisa realizada pelo Customer 2020 Report.

Sendo assim, com um atendimento automatizado ágil e assertivo, o empreendimento garante que todas as necessidades de seus consumidores e potenciais clientes sejam supridas.

Dessa forma, as experiências são mais positivas e possibilitam que essas mesmas pessoas voltem a comprar com o seu negócio.

Qual a importância de investir em atendimento automatizado?

Automatizar os processos de uma empresa faz com que ela economize tempo e possa utilizar seus esforços em outras atividades. Ou seja, o empreendimento utiliza a tecnologia para otimizar seus processos. 

Isso faz com que a produtividade dos times aumente, uma vez que eles estarão direcionando seu trabalho para projetos que demandam mais atenção. 

Além disso, com esse recurso ocorre uma redução de erros, uma vez que você consegue acessar dados dos clientes de forma mais fácil e assertiva. No futuro, essas informações podem ser utilizadas para traçar novas estratégias e abordagens de venda.

Outra vantagem importante que o atendimento automatizado traz para a empresa é a diminuição do tempo de espera que os consumidores precisam enfrentar. Isso porque, com o uso da tecnologia os contatos passam a ser mais rápidos e assertivos

Além disso, o atendimento automatizado traz benefícios como:

  • Solução imediata dos problemas dos clientes;
  • Redução de custos operacionais;
  • Atendimento 24 horas e todos os dias.

Dicas para utilizar o atendimento automatizado

Automatizar os atendimentos do seu negócio pode parecer uma tarefa difícil. No entanto, com o uso das tecnologias disponíveis é possível garantir uma experiência de qualidade aos seus clientes. 

Confira as dicas que separamos:

Entenda seus clientes

Para que uma nova estratégia seja implementada com sucesso é preciso antes conhecer bem o seu público-alvo. 

Dessa forma, a empresa é capaz de entender a fundo quais canais de atendimento são os ideais e qual a melhor forma de se comunicar com essas pessoas. 

Encontre as plataformas ideais

A experiência do cliente é o ponto principal do atendimento automatizado. Para isso, é importante que a empresa utilize canais de atendimento variados para prestar o melhor suporte possível ao consumidor.

Se a pessoa realizou o primeiro contato pelo site, por exemplo, ela deve conseguir se conectar com a empresa por meio de telefone, e-mail ou redes sociais também. 

Sendo assim, invista no atendimento omnichannel e atenda as necessidades do seu público-alvo.

Faça testes

Para saber se os esforços no atendimento estão dando os resultados esperados, é importante que a empresa analise as métricas e realize testes para melhorar ainda mais seus processos. 

Sendo assim, verifique se os usuários estão recebendo as respostas certas para suas dúvidas e se a experiência com a automatização está sendo positiva. 

Caso seja necessário, não deixe de realizar atualizações nos sistemas de atendimento para não falhar com os consumidores.

Ferramentas para fazer um atendimento automatizado de sucesso

Agora que você sabe o que é atendimento automatizado e quais as vantagens para o seu empreendimento, chegou a hora de descobrir as ferramentas certas para colocar a ideia em prática. 

Confira as principais ferramentas para melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas:

Chatbot

Os chatbots são sistemas que utilizam canais de mensagem para realizar o atendimento direto com o usuário. 

As plataformas utilizadas podem ser WhatsApp, Facebook Messenger ou o chat presente no site da sua empresa.

Eles utilizam Inteligência Artificial para responderem dúvidas simples e guiar o consumidor durante sua jornada de compra. 

Com ele, o cliente possui um suporte rápido e fácil de usar, uma vez que seu layout já é conhecido e utilizado pela maioria das pessoas. 

Autoatendimento

Esse recurso utiliza o modelo de FAQ (perguntas frequentes) onde são reunidas as principais dúvidas dos consumidores e suas resoluções. 

Com ele, o cliente não precisa esperar por um atendimento, uma vez que pode sanar suas dúvidas de forma mais rápida e eficiente. 

Para isso, é preciso criar uma aba para os questionamentos do público e respostas que sejam claras. Afinal, não adianta utilizar o FAQ para criar mais dúvidas. 

Sendo assim, realize uma pesquisa entre seus consumidores e descubra quais são suas dificuldades. Com esses dados, seu empreendimento consegue criar um espaço de autoatendimento eficaz.

Voicebot

O Voicebot é um atendimento automático realizado por telefone para os clientes. Nesse modelo, a empresa cria mensagens pré-gravadas.

No entanto, para que esse recurso seja implementado com sucesso é necessário desenvolver conversas com fluidez sem que pareçam robotizadas. 

Esse tipo de ferramenta consegue se comunicar com o usuário mesmo que haja ruídos no atendimento. 

Com ele, a empresa consegue reduzir custos operacionais e garantir uma experiência positiva para os consumidores que preferem atendimentos por telefone.

Discador

Os discadores são uma ótima forma de otimizar o tempo dos atendentes. Por meio dele, é possível realizar o gerenciamento e os disparos das ligações com mais assertividade. 

Dessa forma, os colaboradores conseguem focar seus esforços em clientes que precisam de ajuda em questões mais complexas. 

Além disso, esse recurso evita que mensagens de spam sejam disparadas aos atendentes ao transferir chamadas apenas quando a voz humana é identificada. 

Disparo de SMS

Caso a sua empresa tenha uma extensa lista de clientes ou leads, ela pode utilizar o recurso de disparo de SMS. 

Com ele, é possível criar mensagens personalizadas para o momento do funil de vendas em que o consumidor se encontra. 

Dessa forma, o seu negócio consegue direcionar essas pessoas aos estágios seguintes do funil e se certificar que elas tenham o suporte necessário durante sua compra. 

Além disso, é uma forma rápida de mandar mensagens em massa e otimizar o tempo dos colaboradores.

Softwares para atendimento automatizado

Para implementar o uso do atendimento automatizado com sucesso é essencial que a empresa invista em tecnologia de ponta para não ter problemas no futuro. 

Dessa forma, a satisfação do cliente é garantida e a empresa assegura o sucesso dos atendimentos. 

Confira as principais softwares que podem ser utilizados pelo seu negócio:

Zendesk

A Zendesk além de oferecer um CRM de vendas, também possui um software de atendimento ao cliente. Com ele é possível realizar a automação em diferentes abordagens como: chatbot, FAQ, autoatendimento e muito mais.

Esse recurso oferece a possibilidade de integração de diferentes canais de atendimento e permite acesso ao histórico de cada cliente. 

ManyChat

O ManyChat é um sistema que permite a automatização de atendimentos realizados pelo Facebook Messenger e SMS. 

Com ele, a empresa consegue desenvolver chatbots de forma rápida para interagir com os usuários. 

Utilizar esse recurso é essencial para empresas que possuem uma extensa lista de contatos e querem melhorar a experiência dos consumidores.

Jivochat

O Jivochat é uma ferramenta de desenvolvimento de chats online para sites, redes sociais, aplicativos de mensagens e muitos outros. 

Ele permite que a empresa crie um canal de atendimento e centralize as mensagens dos consumidores em diferentes plataformas. 

Isso possibilita uma boa construção na relação da empresa com o consumidor, uma vez que não será preciso reiniciar o atendimento do zero toda vez que o cliente entrar em contato.

Use o atendimento automatizado para gerar mais vendas!

O atendimento automatizado é todo contato realizado entre a empresa e o usuário que não demanda de interação humana. 

Eles podem ser feitos por meio de chatbots, discadores e outros meios para agilizar e melhorar a experiência do cliente. 

Com isso, as pessoas passam menos tempo nas filas de atendimento e aproveitam mais seu tempo. Além de ser uma ótima forma de reduzir custos na empresa e otimizar vários outros processos. 

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