Métricas indispensáveis para acompanhar o crescimento do e-commerce

Compreender e acompanhar o desempenho de seus esforços de marketing é essencial para expandir seus negócios. Embora existam dezenas de métricas que você pode usar para medir o sucesso de suas campanhas, algumas são mais importantes que outras. 

As métricas são essenciais para compreender se o negócio está realmente crescendo. Não apenas em questões de faturamento, mas também de branding, visitas e taxas de conversão e carrinho abandonado. 

Neste artigo, forneceremos uma visão geral das principais métricas para você acompanhar. 

A partir da interpretação destas métricas é possível pensar em melhores estratégias para a sua loja virtual. 

Principais métricas para acompanhar o crescimento do e-commerce

Vamos listar as principais métricas que você deve ficar atento para priorizar o crescimento do seu e-commerce.

Os relatórios do Google Analytics e demais números que as próprias plataformas e ferramentas nos trazem também são indispensáveis para poder realizar um bom planejamento e tomar decisões inteligentes nas campanhas online.

Estes são de grande importância, independentemente do tamanho do seu negócio, pois direciona estratégias de crescimento e também de atingimento de metas. De acordo com seu segmento, é necessário analisar outros números para definir as melhores estratégias.

Visualizações de página 

Visualizações únicas de página medem quantas vezes uma página da web foi visitada por usuários individuais ao longo de um período designado. Essa métrica ajuda você a entender qual conteúdo ressoa com seu público e com que frequência eles o visualizam. 

Ele também fornece informações sobre o envolvimento do usuário e ajuda a tomar decisões sobre que tipo de conteúdo priorizar em campanhas futuras.

Porcentagem de novos visitantes

A % de novos visitantes mede quantos visitantes únicos acessaram seu site pela primeira vez durante um determinado período. 

Essa métrica é útil para entender se você está alcançando novos públicos com sucesso ou não com cada campanha, e pode ajudar a informar decisões sobre onde alocar recursos para obter o máximo impacto.

Taxa de cliques (CTR)

A CTR mede o número de cliques em um determinado link em comparação com o número de impressões (quantas vezes esse link foi visto). 

Um CTR alto indica que os usuários acham o link interessante o suficiente para clicar nele, enquanto números baixos de CTR sugerem que pode haver melhorias necessárias no conteúdo em si ou em seu posicionamento em uma página da Web, ou mensagem de e-mail.

Taxa de abertura

A taxa de abertura mede a frequência com que as pessoas que recebem um e-mail o abrem, em vez de deixá-lo não lido em suas caixas de entrada, também conhecido como taxa de “aberturas” x “rejeições”. 

Entender essa métrica ajuda os profissionais de marketing a decidir se suas mensagens são envolventes o suficiente para que os leitores tomem uma atitude sobre elas e pode ajudar a tomar decisões sobre o texto da linha de assunto, tamanho do e-mail e outros aspectos relacionados a e-mails enviados por meio de campanhas.

Leads gerados

Os leads gerados medem quantas pessoas expressaram interesse em aprender mais sobre um produto ou serviço, realizando uma ação, como preencher um formulário ou se inscrever em um evento. Acompanhar essa métrica é importante para avaliar a eficácia de vários canais e campanhas usadas para atividades de geração de leads.

Receita

O rastreamento da receita total gerada pelas campanhas fornece informações sobre o desempenho geral e o ROI desses esforços. 

Também ajuda os profissionais de marketing a entender qual canal oferece retornos mais significativos para poderem ajustar sua estratégia de acordo.

Número de iscas digitais baixadas

Os downloads de iscas digitais medem quantas pessoas baixaram um conteúdo valioso oferecido por uma empresa em troca de informações de contato, como nome, endereço de e-mail, etc. aqueles ressoam melhor com seus públicos-alvo e criam estratégias mais eficazes no futuro.

Taxa de conversão

Métrica importante para entender a aceitação do produto e também da sua loja. 

O número de visitar x taxa de conversão é uma métrica importante para entender se os consumidores estão gostando da oferta ou se algo está impedindo de finalizar a compra. 

A partir desta métrica conseguimos idealizar estratégias para melhorar a conversão, como mudança de preços, frete grátis, melhor cobertura de estoque e outras. 

Abandono de carrinho

O que leva seu consumidor a abandonar o carrinho e não concluir a compra?

Sabemos que a internet é um ambiente com muitas distrações e que podem levar ao esquecimento na hora de fazer a compra, especialmente quando falamos de produtos sem necessidade urgente. 

Mas, se fatores como preço de frete, falta de informações, condições de pagamento e demais estão interferindo na finalização, é uma estratégia a ser repensada. 

Ticket médio

Refere-se ao valor médio de cada carrinho comprado na sua loja. Naturalmente, queremos que mais itens sejam adicionados ao carrinho de compras, afinal o custo de envio, embalagem e infraestrutura é diminuído.

Importante entender o seu ticket médio para poder estabelecer campanhas que aumentem este número. Por exemplo, não adianta criar uma campanha de frete grátis a partir de 100 reais se o ticket médio é 200. Da mesma forma que não haverá sucesso caso seja estabelecido um preço muito acima da média.