IA (Inteligência Artificial) e seu papel na Indústria

Inteligência artificial

Quem já não ouviu pelas mídias sociais, telejornais e até por colegas de trabalho a expressão inteligência artificial? Essa tecnologia está adentrando diversos campos científicos e mercadológicos, elevando o nível das empresas. Entenda como sua indústria pode utilizar esta inovação.

Cada organização utiliza a IA (Inteligência Artificial) de forma a beneficiar suas produções e aumentar seus resultados. Com a indústria não seria diferente. 

Apesar de parecer caminhar a passos lentos, o setor industrial está investindo cada vez mais em inovações tecnológicas para ampliar o mercado consumidor.

As empresas que estão atentas utilizam essas informações para elevar a competitividade e os lucros.

Neste artigo você vai entender melhor sobre o papel da inteligência artificial no mundo do setor industrial e como ela está se mostrando como o futuro dos mais diversos meios de produção. Fique ligado e confira!

O que é Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um avanço tecnológico que permite às máquinas realizar tarefas, analisar situações e tomar decisões de acordo com um banco de dados. 

Este modelo de inteligência é revolucionário pois permite automatizar diversas funções que antes eram realizadas manualmente.

Para que ela funcione de acordo com o segmento da empresa, é necessário trabalhar com três pilares estruturais:

  • Diversos modelos prontos para criar uma base de comparação a fim de classificar, analisar e processar situações distintas;
  • Programação eficiente e inteligente, com recursos de alta qualidade, como rede de dados e conexões ilimitadas;
  • Conexão a um enorme banco de dados para que seja possível seu processamento e interpretação.

Para funcionar, resumidamente, a IA se apoia no armazenamento de nuvem + big data + lista de modelos prontos. 

Dessa maneira, a máquina segue uma cartilha e gera infinitas combinações do que for necessário – dentro do segmento determinado.

Tipos de Inteligência Artificial

Apesar de parecer tudo a mesma coisa, a inteligência artificial é classificada em sete tipos. Cada um deles exerce uma função específica de acordo com a necessidade da empresa. 

As classificações são divididas em dois grupos. As primeiras estão relacionadas com as tarefas mais “humanas” que uma máquina pode desempenhar, esse subgrupo tem quatro tipos, que são:

  • Máquinas reativas: possui uma limitação de memória e não utiliza o que já aprendeu para tomar novas decisões, é bem arcaica;
  • Memória limitada: aprende com base em dados históricos;
  • Teoria da mente: é uma classificação que ainda está em fase de testes;
  • “Autoconsciente”: em teoria, é capaz de compreender necessidades humanas, tais como emoções, crenças e desejos.

O outro subgrupo está relacionado a toda parte técnica da IA, que são:

  • Inteligência artificial estreita: só é capaz de desenvolver uma tarefa específica e nada mais;
  • Inteligência geral artificial: tem potencial para aprender, analisar, compreender e ter ações semelhantes ao ser humano quando o assunto é interpretação de dados;
  • Superinteligência artificial: é dotada de uma memória mais expansiva, tem agilidade na análise de informações e também é capaz de tomar decisões.

IA e a Indústria

A inteligência artificial para indústria é sinônimo de sucesso. Com essa tecnologia, as empresas são capazes de diminuir o tempo de entrega de suas produções, melhorar a qualidade e aumentar a produtividade.

Sem dúvidas, é uma parceria que vale a pena. A indústria que não se modernizar e adotar a inteligência artificial como mecanismo número #1, dentro de suas estruturas de produção, vai perder competitividade no mercado.

Além disso, as empresas ganham quando o assunto é:

Prevenção de riscos

As máquinas que trabalham com inteligência artificial possuem sistemas internos capazes de analisar o próprio comportamento. Ou seja, conseguem detectar qualquer risco e perigo de acordo com os dados gerados.

Alguns sistemas produzem relatórios internos destacando melhorias que podem melhorar o desempenho próprio.

Custo-benefício

A quantidade de funcionários e trabalhos manuais diminuem gradativamente quando as máquinas começam a assumir. Com isso, as empresas conseguem reduzir o gasto mensal com os custos internos.

Para uma indústria, essa peça é fundamental para que haja mais investimentos na área tecnológica dentro do próprio setor.

Automatização da produção

Tarefas e processos demorados que eram realizados por pessoas podem ganhar em agilidade e qualidade. 

Com a inteligência artificial, colaboradores podem ser liberados para se dedicarem a outras tarefas mais importantes.

A automatização da produção com o adicional da inteligência artificial revolucionou os mercados alimentícios, químicos e de vestuário.

Vantagens x Desafios

Quando são analisados fatores diversos, a inteligência artificial apresenta, obviamente, vantagens e desafios a serem vencidos.

Isto porque ainda se trata de algo muito novo e desconhecido por grande parte da população.

Dentre eles estão diretores, CEOs e funcionários de diversas áreas da indústria. 

Não se pode desvalorizar as vantagens, porém os desafios precisam ser levados em consideração para uma transição saudável e eficiente.

Vantagens

Como foi dito anteriormente, há diversas vantagens na implementação da inteligência artificial para o setor industrial. Tais como:

  • Maior qualidade dos produtos e itens gerados pelas máquinas: elas são capazes de adequar a qualidade do produto baseada em modelos determinados de maneira antecipada;
  • Gestão do estoque de forma eficiente: o monitoramento do estoque em qualquer segmento pode ser realizado de maneira inteligente e sem erros pela inteligência artificial;
  • Gestão de cadeias de suprimentos: com a utilização de sensores e machine learning é possível ter relatórios e ações efetivas de acordo com os suprimentos e recursos disponíveis.

Desafios

Como qualquer investimento e inovação, existem desafios a serem vencidos. Porém, com conhecimento, tecnologia e dedicação, há uma saída que beneficia a todos os envolvidos. 

Veja quais são os desafios a serem enfrentados pelas empresas que desejam utilizar a IA:

  • Ausência de uma estrutura de TI eficiente: nem todas as empresas da indústria brasileira possuem um setor de T.I consolidado;
  • Qualidade das informações: a inteligência artificial trabalha com bases de dados que definem o sucesso de suas ações. Entretanto, algumas empresas carecem desse tipo de big data e apresentam dificuldades para alimentar a máquina de forma correta;
  • Falta de habilidades e conhecimento: muitas empresas não investem nas habilidades e competências dos funcionários e ficam com uma tecnologia de alto nível sem que ninguém saiba como lidar com ela.

Apesar disso, o mercado está avançando e a tecnologia tem sido muito bem utilizada, agregando valor às empresas e aumentando a rentabilidade delas e do país.

IA é pop!

Parece até nome de filme, mas é apenas uma inovação que vai mudar a forma do mundo de consumir e produzir qualquer produto que seja capaz. 

Investir em tecnologia é sempre uma boa ideia, além de buscar a capacitação dos colaboradores. Dessa forma, a empresa se desenvolve de maneira competitiva no mercado.

A implementação da inteligência artificial tem seus desafios, mas as vantagens que a cercam são inúmeras. Tenha isso em mente quando pensar em fortalecer as estratégias do seu negócio.

Gostou de conhecer mais sobre esta tecnologia? Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais inovações para o setor industrial!