Brand Awareness: entenda o que é e como aumentar a consciência de marca

Brand Awareness é uma métrica que identifica o quanto uma marca é reconhecida pelo público. Entenda a importância dessa análise e como sua empresa pode aumentar a consciência do público.

Existem marcas que destacam tanto o seu nome que se tornam a primeira referência que temos ao pensar em um produto. Por exemplo, quando falamos Bombril ao nos referirmos a palha de aço ou Band-aid quando pedimos por um curativo adesivo.

Essa consciência da marca é o que faz as pessoas se lembrarem mais dessas empresas em seu dia a dia. Isso faz com que seja mais intuitivo realizar compras desses grandes nomes.

Para alcançar esse patamar é preciso planejar campanhas de marketing efetivas para engajar o público e conquistar mais espaço. 

Acompanhe o conteúdo e saiba o que é Brand Awareness, como aumentar a consciência da sua marca e quais os benefícios.

O que é Brand Awareness?

Brand Awareness é uma métrica que analisa a consciência de marca que o público consumidor possui sobre determinada empresa. Ou seja, o quanto o público reconhece aquele produto ou serviço ao ouvir seu nome. 

Para isso, é necessário fazer com que a marca ganhe mais notoriedade trabalhando com ações de marketing para que ela seja lembrada pelas pessoas. 

Vale ressaltar que, para aumentar o Brand Awareness é preciso que exista um equilíbrio entre reconhecimento e entrega. Afinal, não adianta ter um negócio conhecido sem credibilidade. 

O mesmo ocorre de forma oposta, um pequeno empreendimento pode ter a confiança do público e não ser tão reconhecida. 

Por esse motivo, é essencial que a empresa desenvolva boas estratégias de branding.

Esse reconhecimento da marca trabalha unida com outras estratégias, como Marketing de Conteúdo, por exemplo. Isso porque, é por meio de conteúdos de qualidade que mais pessoas passam a conhecer o seu negócio.

Por que o Brand Awareness é importante?

Uma marca top of mind conquista mais espaço em seu nicho e se torna autoridade. Além disso, existem diversas vantagens para a empresa que aposta em um bom posicionamento de marca. 

Confira a seguir os principais benefícios do Brand Awareness:

Potencializa as vendas

No momento de realizar uma compra, o consumidor faz uma breve pesquisa para encontrar a empresa que melhor atende suas necessidades.

Quando você conta com uma estratégia poderosa de Brand Awareness, a sua marca tem uma grande possibilidade de pular na mente do potencial cliente logo de cara.

Garantir esse lugar de referência na mente do público faz com que as pessoas tenham mais confiança no empreendimento. 

Aumenta o alcance da marca

O foco do Brand Awareness é fazer com que a marca seja mais reconhecida. Como consequência dessa meta está o alcance natural que a empresa alcança.

Por meio de ações de marketing bem feitas é possível fazer com que a marca se torne mais presente na vida das pessoas. 

Beneficia outras ações de marketing

Quando uma marca consegue construir uma relação positiva com sua audiência, novas possibilidades se abrem para ela. 

Isso porque, a empresa pode aproveitar essa visão que o público tem para desenvolver campanhas que focam em conexão

Dessa forma, as pessoas começam a associar o empreendimento a emoções positivas. Aqui, investir em estratégias de Marketing Emocional é mais do que recomendado.

Dicas para aumentar o Brand Awareness da sua marca

Para que uma empresa aumente o seu Brand Awareness é necessário que ela conheça muito bem seu público-alvo. Além disso, a empresa precisa definir muito bem o seu tom de voz e objetivos.

Confira a seguir outras dicas de sucesso para potencializar o reconhecimento da sua marca:

Faça programas de indicação

Vendas por indicação é uma estratégia que faz sucesso entre os consumidores de uma empresa. Isso porque, ao criar programas de indicação os clientes também saem ganhando. 

Ao recomendar o seu empreendimento para outras pessoas, os consumidores passam a ganhar vantagens como:

  • Descontos;
  • Programas de pontos;
  • Brindes exclusivos;
  • Upgrade de planos.

Com isso, os próprios clientes se tornam promotores da marca e podem compartilhar suas experiências com outras pessoas.

Defina uma personalidade para a marca

Para destacar o seu negócio dos demais é preciso pegar o que tem de único nele e trabalhar campanhas de marketing que focam nisso. 

Vale lembrar que o principal foco de estratégias de branding e consciência de marca é fazer ela ser lembrada pelas pessoas. 

Sendo assim, identifique o que torna sua marca diferente das outras e mostre para a audiência quais vantagens ela traz.

Crie uma identidade visual

A identidade visual de uma marca deve ser única e inesquecível para quem a vê pela primeira vez. 

É importante lembrar que o valor de uma marca é mostrado pelas peças visuais que ela cria. Uma marca de bolsas de luxo, por exemplo, possui uma identidade visual diferente de uma marca de tecnologia. 

Essas diferenças são construídas ao longo da história da empresa e devem passar para o público sua individualidade. 

Invista em eventos e grandes projetos

Para ser lembrado é preciso ser visto, certo? Esse é o principal foco de empresas que investem em eventos e grandes projetos. 

A Heineken, por exemplo, ao patrocinar a Liga dos Campeões da Europa focava não somente em aumentar suas vendas, mas também em fazer parte de um momento importante para grande parte de seu público-alvo.

No entanto, se a sua empresa não possui recursos para fazer parte de um grande evento, invista em projetos que estão ao seu alcance.

Produza conteúdos de valor

O Brand Awareness é um dos braços do Marketing de Conteúdo. Isso porque, o foco dessa estratégia é gerar valor por meio de materiais de qualidade para o público.

Conteúdos relevantes fazem com que as pessoas tenham percepções positivas da empresa. Isso ocorre pois os usuários passam a conhecer melhor as propostas da marca e como ela pode ajudar suas dores.

Faça parcerias com influencers

Os influenciadores digitais são pessoas que trabalham com as redes sociais e possuem um grande poder de influência. 

Utilizar essas pessoas em estratégias de marketing ajuda a marca a chegar em novos lugares. Além de atingir um público específico com uma taxa de conversão mais alta.

Sendo assim, identifique quem são os influencers ideais para a sua empresa e invista em ações criativas e engajadoras.

Foque em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca que precisa ser inserido quando o assunto é reconhecimento de marca. 

Isso porque, o Brand Awareness é uma métrica que avalia o quanto uma marca é lembrada pelas pessoas e isso só é possível quando o público encontra a empresa.

Sendo assim, aparecer no topo em pesquisas sobre determinados assuntos faz com que a marca seja vista como referência. 

Além disso, um bom trabalho de otimização auxilia na divulgação e atrai tráfego orgânico.

Aumente o Brand Awareness da sua marca e conquiste mais espaço!

O Brand Awareness é uma métrica que identifica o quanto uma marca é reconhecida pelas pessoas.

Ter um grande reconhecimento significa que aquela empresa é lembrada com mais facilidade pelo seu público. Além disso, ela se torna autoridade em seu nicho. 

Para isso é necessário desenvolver ações de branding e unir com outras estratégias de Marketing de Conteúdo. 

Dessa forma, a empresa alcança novos lugares e se torna destaque em meio a concorrência.

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